SóProvas


ID
1510291
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Previsão do tempo no Sudeste é uma dor de cabeça
                                                 para cientistas


    Se a sucessão de boas e más notícias sobre a chuva que abastece os reservatórios de São Paulo parece uma confusão só, não se preocupe: previsões climáticas sobre o Sudeste brasileiro podem confundir até especialistas.
    Isso acontece porque a região mais populosa do Brasil ocupa uma área do globo terrestre que recebe todo tipo de influência complexa, desde a umidade oriunda da Amazônia até as frentes frias “sopradas" da Antártida.
    Resultado: um nível de incerteza acima do normal numa seara que, por natureza, já é bastante incerta.
    “Isso vale principalmente para prever o clima, ou seja, as variações de médio e longo prazo, mas também é verdade, ainda que em grau bem menor, para as previsões de tempo, ou seja, na escala de dias", diz Tercio Ambrizzi, climatologista da USP.
    Portanto, não é que o tempo seja mais instável na área do sistema Cantareira, o mais castigado pela atual crise e agora em ligeira recuperação. O que ocorre é que a região que abastece o Cantareira às vezes pode ficar mais sujeita a variações aleatórias de um sistema climático naturalmente complicado.

(Folha de S.Paulo, 15.02.2015)

Nos trechos “ainda que em grau bem menor” (quarto parágrafo) e “Portanto, não é que o tempo seja mais instável” (quinto parágrafo), as conjunções em destaque podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Concessivas: exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposição ao da oração principal. As conjunções são: embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que (pese), nem que, dado que, sem que (=embora não).



    Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.


  • conj. subord.concessivas - ainda que, embora, mesmo que, conquanto,posto que, se bem que, por mais que, por menos que, suposto que, etc

    conj.coord.conclusivas- logo, portanto,por, conseguinte,por consequência, pois, etc.

     

  • Alternativa correta: E

    ainda que em grau bem menor” e “Portanto, não é que o tempo seja mais instável”

    1ª sentença expressa sentido de CONCESSÃO. (Conjunção Subornativa Concessiva). introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. As principais conjunções são: embora, ainda que, posto que, por muito que, mesmo, que, se bem que, conquanto, apesar de que, etc.

    2ª Sentença expressa sentido CONCLUSIVO. (Conjunção Coordenativa Conclusiva). Estabelecem relação de conclusão, consequência entre dois termos ou duas orações. As principais conjunções são: logo, pois (posposto ao verbo), portanto, assim, por isso, por conseguinte, então, por isto, etc. 

  • Gab E

    Conjunção Concessiva: Embora, ainda que, mesmo que

    Conjunção Conclusiva: Logo, Portanto, Assim

  • alguem me explica porque as pessoas comentam o gabarito , sendo que o site ja da o gabarito , e ainda tem as estatisticas , que imbecilidade 

  • Ohh imbecil! Comentário do gabarito é pra quem não é assinante. 

  • Os comentários dos colegas nos gabaritos reforçam muito os estudos, parabéns pessoal. Vamos continuar contribuindo, para mim, este é um grupo de estudos muito eficiente!

  • Assertiva E

    ainda que = embora