-
GABARITO: A
Se o auditor externo tivesse vinculo comprometeria sua independência.
obs: referente a assertiva C, as normas de auditoria não exigem que o auditor interno seja contador com CRC, mas o órgão CFC faz essa exigência.
-
Alternativa A
O auditor externo não pode ter vínculo com a empresa porque compromete a sua independência.
obs: referente a assertiva C, as normas de auditoria não exigem que o auditor interno seja contador com CRC, mas o órgão CFC faz essa exigência.
-
Gabarito letra A.
A) A auditoria externa ou independente é aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo e/ou subordinação à empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a entidade. (Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff. Ponto dos Concursos).
B) NBC T- 12 – DA AUDITORIA INTERNA: A auditoria interna é de competência exclusiva de Contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade, nesta norma denominado auditor interno.
C) Auditoria interna e não externa - A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. (Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff. Ponto dos Concursos).
D) Na auditoria interna, os trabalhos são desenvolvidos de forma contínua ao longo do tempo, pois isso é inerente às atividades de acompanhamento e avaliação. Enquanto isso, na auditoria independente, os trabalhos são realizados esporadicamente, de acordo com as exigências legais ou outras demandas para esse tipo de auditoria. (Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff. Ponto dos Concursos).
E) O auditor interno, geralmente, é um empregado da empresa. Isso não quer dizer que essa atividade não possa ser desenvolvida, de forma terceirizada, por uma firma de auditoria. (Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff. Ponto dos Concursos).
-
Só complementando a paula
A ( GABARITO) : a auditoria externa é de fora da empresa, já a interna tem que ser por uma pessoa de dentro. Se na externa tiver algum vinculo com a empresa auditada pode comprometer a credibilidade dos resultados.
B ( INCORRETA) : foi bem especificado sobre isso, logo devemos seguir a norma do CFC 560 que diz : o auditor independente também deve ser bacharel em contabilidade.
AUDITOR EXTERNO: bacharel em contabilidade
AUDITOR INTERNO ( há divergências ) : bacharel em contabilidade
C ( INCORRETO) :
OBJETIVO DA AUDITORIA EXTERNA : dar credibilidade para as demosntrações contabeis da empresa
OBJETIVO DA AUDITORIA INTERNA : assistir à empresa no cumprimento da empresa ( literalidade da legislaçõa a respeito, isso cai muito )
D ( INCORRETO): Na comparação entre a auditoria interna e externa, é claro que a interna é feita com uma continuidade muito maior do que a externa.
E ( INCORRETO) : Como a amiga falou, normalmente é um empregado da empresa.
-
Muito bom o comentário do Eliel, apenas gostaria de atentar que na parte onde ele diz "já a interna tem que ser por uma pessoa de dentro", isso não é obrigatório, pode sim ser pessoa terceirizada de fora também, inclusive a assertiva E desta questão reforça isso, ao dizer que este fato é incorreto.
-
É estranho imaginar um auditor interno que não é da empresa.
-
Não necessariamente um empregado... pode ser por um sócio da empresa.
-
O auditor interno, não necessáriamente precisa ser um empregado com carteria assinada, pode ser tercerizado.
-
a) o auditor externo não pode ter vínculo empregatício com a empresa.
b) enquanto a auditoria externa deve ser realizada por contador com registro no CRC, o Conselho Federal de Contabilidade não exige o mesmo na auditoria interna.
c) o objetivo da auditoria externa é assistir à administração no cumprimento dos seus objetivos.
d) a auditoria externa é desenvolvida continuamente ao longo do tempo.
e) a auditoria interna é feita, necessariamente, por um empregado da empresa.
-
GABARITO A
Pontos importantes sobre auditoria interna:
◈ Feito normalmente por funcionário da empresa;
◈ Assessora a administração da empresa;
◈ O relatório contém recomendações
◈ Objetivo operacional e contábil
◈ Desenvolvida de maneira contínua ao longo do tempo.
◈ Agregar valor e visa aperfeiçoar processos e controles internos.
◈ Possui menor grau de independência se comparado à auditoria externa.
Fonte: anotações das aulas de auditoria (Rodrigo Fontenelle - Curso Silvio Sande)
-
Letra A
-
GABARITO: A
A) CORRETA. Em virtude da independência requerida no trabalho de auditoria externa, não pode pode o auditor independente ser funcionário da entidade.
B) ERRADA, pois a necessidade de registro no CRC se dá tanto para o auditor externo (independente) quanto para o auditor interno. Com relação à auditoria interna, essa exigência de registro no CRC constava na já revogada NBC T 12. No entanto, a doutrina (e bancas de concurso) ainda discorrem sobre essa necessidade.
C) ERRADA. Esse é o objetivo da auditoria interna.
D) ERRADA. A auditoria interna que é desenvolvida continuamente ao longo do tempo. A auditoria externa é desenvolvida de forma pontual ou periódica.
E) ERRADA. A Auditoria interna - via de regra - é efetuada por funcionário da entidade. Isso é amplamente trazido pela doutrina. Ocorre que não há, nas normas de auditoria, tal obrigatoriedade. Por esse motivo, a assertiva estar ERRADA. Não fosse a expressão "necessariamente", a alternativa poderia estar correta.
-
RESOLUÇÃO: Vamos item por item:
Item A: A auditoria externa ou independente é aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo e/ou subordinação à empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a entidade. CORRETO
Item B: NBC T- 12 – DA AUDITORIA INTERNA: A auditoria interna é de competência exclusiva de Contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade, nesta norma denominado auditor interno. ERRADO
Item C: Auditoria interna e não externa - A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. ERRADO
Item D: Na auditoria interna, os trabalhos são desenvolvidos de forma contínua ao longo do tempo, pois isso é inerente às atividades de acompanhamento e avaliação. Enquanto isso, na auditoria independente, os trabalhos são realizados esporadicamente, de acordo com as exigências legais ou outras demandas para esse tipo de auditoria. ERRADO
Item E: O auditor interno, geralmente, é um empregado da empresa. Isso não quer dizer que essa atividade não possa ser desenvolvida, de forma terceirizada, por uma firma de auditoria. Cuidado com a palavra “necessariamente”, que significa o mesmo que “obrigatoriamente”. Assertivas com essas expressões devem ser analisadas com muito cuidado. ERRADO
-
O "necessariamente", derrubou a a alternativa E.