SóProvas


ID
1511629
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atuar na perspectiva da mediação de conflitos pressupõe uma visão de mundo e o desejo de se construir uma sociedade de paz.
D. Seidel, 2007.

Assinale a alternativa correta, considerando a conceituação da mediação de conflitos.

Alternativas
Comentários
  • http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/viewFile/4638/3524

  • A) CERTO: ´´Os conflitos, porém, são normais e não são, em si, positivos ou negativos, maus ou ruins. resposta que se dá aos conflitos que os torna negativos ou positivos, construtivos ou destrutivo``. 

    B) ERRADO: ´´Diferente da ideia em vigor no senso comum, paz não é apenas ausência de guerras ou a submissão calada à ordem instituída. Cultura de paz, na perspectiva da mediação de conflitos, é conviver com os conflitos, ou até provocá-los, com o objetivo de fazer com que cada um(a) assuma seus compromissos na efetivação da ordem democrática``

    C) ERRADO: Mediar é saber ouvir e estar aberto para o diálogo, auxiliando e sabendo conduzir o procedimento em busca de soluções satisfatórias e de bem como para as partes conflitantes. As partes são co-responsáveis pela solução dos problemas, isto é, o mediador não faz valer sua vontade e decisão, apenas auxilia, motivo pelo qual deve ser empático e bem capacitado. 

    D) ERRADO: A mediação integra e emana das relações humanas, já que seu bem maior é o diálogo entre pessoas do mesmo grupo ou entre grupos distintos que tempo por interesse a troca de valores. Por outro lado, não é verdade que o mediador não reconhece que as pessoas são incapazes de fazer acordos, já que, ele, mediador, apenas auxilia os trabalhos, incumbindo as partes a co-responsabilidade pela solução destes conflitos. Ele em nada decide, já que a mediação tem natureza de ´´autocomposição`` e de ´´procedimentos não adversariais``. 

    E) ERRADO: Mediação não se confunde com conciliação, arbitragem ou negociação. Mediação é a consequência em si mesma da boa atuação e auxílio prestado pelo mediador, isto é, o produto satisfatória, eficaz, eficiente, efetivo, amigável, positivo, livre e oportuno. Conciliação, por outro lado, é a finalidade e objetivo de se, efetivamente e independentemente de satisfatividade, instituir um acordo, amigável ou não. 

    FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO. 

  • Cultura da paz na perspectiva da mediação é conviver com os conflitos ou até provocá-los, se for o caso, para fazer que cada um assuma seus compromissos na efetivação da ordem democrática.

    O conflito tem um lado positivo!