SóProvas


ID
1511653
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na perspectiva da mediação de conflitos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/mediar_conflitos/curso_m_conflitos_modulos_1_10.pdf


    3. ESTRATÉGIAS NÃO-VIOLENTAS

    O objetivo da solução não-violenta é a transformação das pessoas (na maioria dos casos, são comumente tratadas como peças ou objetos) em protagonistas da sua própria história. Assim, elas podem participar ativamente na solução do conflito. Não é um jogo de “vencedor-perdedor”, mas sim um esquema “vitória-vitória” ou “ganha-ganha”, pois nesse caso não há um perdedor: todos poderão ser ganhadores.


  • A) ERRADO: O conflito não necessariamente é negativo, já que pode gerar novas oportunidades de diálogo e consequentemente para o desenvolvimento e solução dos litígios. Oque determina se o conflito é bom ou ruim será a forma como ele será conduzido e tratado. A violência é uma forma de exteriorização negativa de como tratar e conduzir um conflito, não significando, desta forma, que sua ausência se confunda com passividade diante do mal e da injustiça. 

    B) ERRADO: Incumbe ao mediador o auxilio e condução dos diálogo e interações entre as partes conflitantes para a solução de conflitos. As partes interessadas são as verdadeiras responsáveis pela solução dos conflitos, já que em nada adiantaria o auxíio do mediador se elas não tivessem interesse de dialogar.

    C) ERRADO: O mediador se faz útil e oportuno quando se versasr sobre confilitos que disponham de interesses DISPONÍVEIS. Ele o faz preventivamente e não repressivamente. Não compete a ele julgar ou decidir algo, apenas auxiliar as partes para que se comuniquem e dialoguem para fins de solução de seus conflitos de forma positiva e eficaz. 

    D) CERTO: A mediação de conflitos, assim como a conciliação, negociação e arbitragem, apesar de formas alternativas e distintas, assemelham-se por ser meio pacíficos de solução de conflitos. 

    E) ERRADO: Não se faz necessário a intervenção de autoridade no procedimento de mediação, pois não detêm natureza de prestação jurisdicional. Faz-se presente, na verdade, um terceiro imparcial, escolhido livremente entre as partes, para auxiliarem e conduzirem o procedimento. 

    FOFO, FÉ E DETERMINAÇÃO.