SóProvas


ID
151207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia e tendo
como referência a legislação arquivística brasileira vigente,
julgue os itens a seguir.

É resultado direto da função arquivística denominada, pelos canadenses, aquisição a elaboração, pela ANTAQ, de instrução de serviço que normatize a transferência de documentos de um setor de trabalho para o arquivo central com funções de arquivo intermediário.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Em arquivologia, arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser de vários tipos e em vários suportes. As entidades mantenedoras de arquivos podem ser públicas (Federal, Estadual Distrital, Municipal), institucionais, comerciais e pessoais.

    Arquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final” (D.T.A. 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.

    Gente não tem erro, falou em transferência de arquivo marque logo ARQUIVO INTERMEDIÁRIO.

  • Só fiquei com o pé atrás com a palavra "aquisição"...
  • Eu tbm não entendi essa aquisição aí no meio
  • Excelente a redação dessa questão.

    ", pelos canadenses, aquisição a elaboração, pela ANTAQ,"

    Esse trecho possui quatro vírgulas, sete palavras e nenhum sentido.
  • Outra questão pode nos ajudar  a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Ciclo Vital dos documentos; Conceitos fundamentais; 

    A aquisição de documentos envolve a transferência dos documentos aos arquivos intermediários e o recolhimento dos documentos ao arquivo permanente. 

    GABARITO: CERTA.


  • Pessoal, a função aquisição é uma forma de entrada dos documentos no arquivo corrente, intermediário ou permanente. Essa entrada pode ser dada pelo arquivamento no arquivo corrente, pela transferência ou pelo recolhimento.  O instrumento que normatiza e sistematiza esse procedimento do arquivo corrente para o arquivo intermediário, como a questão quis dizer, é a listagem de transferência. Acho que só ficou mal elaborada.