SóProvas


ID
151294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O interesse pela tipologia documental perpassa o ponto
de fixação terminológica, de preciosismo profissional, porque o
próprio tipo leva anexo, por razão de seu próprio fundo e formas,
a manifestação da informação que convém.

Alonso apud Antonia Heredia Herrera. En torno al tipo documental. Arquivo e
Administração. Rio de Janeiro, v. 6, n.º 2, jul.-dez./2007, p. 25 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca da tipologia documental.

A análise documental é descrição arquivística e, também, identificação. A identificação é reconhecimento, e a descrição é representação.

Alternativas
Comentários
  • A DESCRIÇÃO se resume ao caminho percorrido desde a análise crítica da documentação até sua síntese e interpretação.

    Consiste em um conjunto de ferramentas e de tarefas orientadas para informar acerca do conteúdo dos documentos, desde a peça simples até o agrupamento maior, o fundo.
  • Questão complexa

    IDENTIFICAÇÃOProcesso de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos(1), com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual; (Dicionário de Term. Arquivística)

    DESCRIÇÃOConjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa. Ver também nível de descrição e unidade de descrição.(Dicionário de Term. Arquivística)

    DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA -  O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos - ISAD (G) página 10;


    RESPOSTA - o final da questão é errado, pois descrição não é representar, mas IDENTIFICAR os elementos que descrevem aquele documento, ou seja, levantar as palavras e conceitos chaves que definem com exatidão o que se trata o documento em análise para que assim poderá ser criado um sistema (informatizado ou não) para buscar tais documentos através destas palavras chaves (=descritores) dentro do fundo;

  • QUESTÃO ERRADA

    A análise documental é descrição arquivística e, também, identificação. A identificação é reconhecimento, e a descrição é IDENTIFICAR.

     

     

  • A análise documental não é uma descrição arquivística, é identificação, sem prejuízo da relação entre ambas. Se a identificação é reconhecimento, prévio à descrição, a descrição é representação. 

    (fonte: Antonia Heredia Herrera - En torno al tipo documental, o artigo do texto associado à questão)

    gabarito: ERRADO