SóProvas


ID
1513780
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida com correção, conforme a norma-padrão da língua portuguesa, está em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    O emprego da virgula está correta. Adjetivo explicativo: é aquele que denota qualidade essencial do ser, característica inerente, ou seja, qualidade que não pode ser retirada do substantivo.

    a) Após pagãs era para ser (ponto final) em vez de (ponto e virgula), visto que logo em seguida o pronome demonstrativo (Isso

    e “esse, essa, isso”(está anaforicamente) para o que já foi dito ou escrito.


    c) Viés em vez de Viéz


    d) Uma seção de julgamento, com a presença (não existe virgula) 


    e)  Constituição de 1988 assegura a liberdade de crença, proscrevendo também, a liberdade de culto religioso, e proteção às organizações religiosas e assegurando-lhe imunidade tributaria

  • Acredito que o erro da d) seja este: Uma sessão (em vez de seção) de julgamento (...) constitui uma espécie de ritual." Se tirarmos todas as virgulas da frase, o sentido permanece completo. 

    Sessão - reunião deliberativa
    Seção - parte ou divisão, ou ainda, ato de dividir.

  • Existem erros de concordância  (verbo sujeito) e colocação pronominal .

  • Observem a palavra "juíz" , na letra D.

  • a) Na história de quaisquer sociedades, observa-se registros de cerimônias religiosas e pagãs; isso por que tais cerimônias são inerentes ao processo civilizatorio. Errada.
    civilizatório, porque
    b) Para bem se compreender uma cultura, há que se examinar com acuidade a execução, tanto no âmbito público quanto no privado, de seus rituais, cujos sentidos podem variar ao longo do tempo. Correta.

    c) Os estudos de viez antropológico acerca dos rituais, se enriquecem ao analisar as vestimentas, que, não raro, representa a organização hierárquica do grupo em uma dada circunstância. Errada.
    viéz

    d) Uma seção de julgamento, com a presença do juíz, do juri, do réu, dos advogados de defesa e acusação, cada um desempenhando um papel específico, constitui uma espécie de ritual. Errada.
    sessão, juiz, júri

    e)  A Constituição de 1988 assegura a liberdade de crença, proscrevendo também, a liberdade de culto religioso, e proteção às organizações religiosas, assegurando-lhe imunidade tributaria. Errada.
    prescrevendo, tributária

  • Achei estes erros:

    A) Observam-se, esta partícula SE não é índice de indeterminação do sujeito, portanto o verbo é transitivo direto e deve estar no plural. 

    C) A palavra correta é Viés , também há uma colocação pronominal errada, o certo é ENRIQUECEM-SE.

    D) Esta SEÇÃO , se refere a departamento ; Seção de Inativos e Pensionistas.

    E) Assegurar é VTD e não aceita pronome oblíquo LHE.


  • Na história de quaisquer sociedades, observaM-se registros de cerimônias religiosas e pagãs; isso porque tais cerimônias são inerentes ao processo civilizatorio.

     

    Para bem se compreender uma cultura, há que se examinar com acuidade a execução, tanto no âmbito público quanto no privado, de seus rituais, cujos sentidos podem variar ao longo do tempo.

     

    Os estudos de vieS antropológico acerca dos rituais, que, não raro, representaM a organização hierárquica do grupo em uma dada circunstância, se enriquecem ao analisar as vestimentas.

     

    Uma seção de julgamento, com a presença do juíz, do jÚri, do réu, dos advogados de defesa e acusação, cada um desempenhando um papel específico, constitui uma espécie de ritual.       REGRA ESPECIAL: NÃO SE ACENTUA A LETRA I EM 2º VOGAL SEGUIDA DE  Z"

     

    A Constituição de 1988 assegura a liberdade de crença, proscrevendo também, a liberdade de culto religioso, e proteção às organizações religiosas, assegurando-lheS imunidade tributaria.

     

    proscrevendo Proibir; não aceitar nem permitir; julgar negativamente; condenar a: a igreja proscreve o aborto; a constituição proscreve corrupção.

     

    PODE ISSO ARNALDO?

  • A) INCORRETA.

     

     Na história de quaisquer sociedades, OBSERVAM-SE (observa-se) registros de cerimônias religiosas e pagãs; isso PORQUE (por que) tais cerimônias são inerentes ao processo CIVILIZATÓRIO (civilizatório).

     

    B) CORRETO.

     

    Para bem se compreender uma cultura, há que se examinar com acuidade a execução, tanto no âmbito público quanto no privado, de seus rituais, cujos sentidos podem variar ao longo do tempo.

     

    C) INCORRETA.

     

     Os estudos de VIÉS (viez) antropológico acerca dos rituais (,) ENRIQUECEM-SE (se enriquecem) ao analisar as vestimentas, que, não raro, REPRESENTAM (representa) a organização hierárquica do grupo em uma dada circunstância.

     

    D) INCORRETA.

     

     Uma SESSÃO (seção) de julgamento (,) com a presença do JUÍZ (juiz), do JÚRI (juri), do réu, dos advogados de defesa e acusação, cada um desempenhando um papel específico, constitui uma espécie de ritual.

     

    E) INCORRETA.

     

    A Constituição de 1988 assegura a liberdade de crença, PRESCREVENDO (proscrevendo) também, a liberdade de culto religioso, e proteção às organizações religiosas, assegurando-lhe imunidade TRIBUTÁRIA (tributaria).

  • Só pra constar...

    A palavra "proscrevendo" na alternativa E de fato existe, é correta, mas na oração está fora de contexto, como foi apontado pelos colegas...

     

    Significado de Proscrevendo

    Proscrevendo vem do verbo proscrever. O mesmo que: exilando, vetando, banindo, proibindo, expulsando, desterrando, abolindo, extinguindo.

     

    FONTE: https://www.dicio.com.br/proscrevendo/

     

    Bons estudos a todos!!!