SóProvas


ID
1514176
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Calcula-se que foram produzidos 1350 longas-metragens nos doze anos de domínio nazista. São comédias românticas, comédias musicais, operetas, filmes de costumes, mas também filmes de guerra e de exaltação de valores do regime, tais como o racismo e a xenofobia (...) A Volta, filme de 1941, expõe a situação de opressão em que vivia a minoria alemã na Polônia. As escolas alemãs não podiam funcionar, nem podiam os alemães ouvir os discursos de Hitler pelo rádio; também eram obrigados a cantar o hino nacional da Polônia. Como não bastasse, uma jovem alemã é violada e apedrejada até a morte porque levava no peito um cordão com a suástica nazista (...).

(Alcir Lenharo. Nazismo: o triunfo da vontade. São Paulo: Ática, 1986. p. 47-48)

Considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial e o avanço dos exércitos alemães na Europa, é correto afirmar que a situação apresentada no filme A Volta

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Foi o estopim para a eclosão da 2GM.

  • Quero ver alguém provar que a D não está certa.

  • Vamos lá. A D não está certa porque simplesmente todo o aparato de Comunicação, incluindo a indústria cinematográfica alemã da época, estava sob domínio da própria máquina estatal Nazista, através do poderoso Ministério de Comunicação e Propaganda de Joseph Gobbels; não precisando, portanto, de apoio de artistas.

  • Lucas Gallon, discordo, porque "intelectual" não é só artista, e os próprios ministérios eram cheios de intelectuais.