SóProvas


ID
151552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A expressão terceiro setor foi difundida a partir da
década de setenta do século passado e tem sido utilizada pelas
ciências sociais para se referir às organizações formadas pela
sociedade civil cujo objetivo não é a busca pelo lucro, mas a
satisfação de um interesse social.

Gustavo Justino de Oliveira (Coord.). Terceiro setor,
empresas e estado: novas fronteiras entre o público e o
privado
. Belo Horizonte: Fórum, 2007 (com adaptações).

Acerca do terceiro setor, mencionado no fragmento de texto
apresentado, julgue os itens que se seguem.

O uso indiscriminado da expressão terceiro setor acabou por tornar o conceito demasiadamente abrangente, fazendo que nele se possam enquadrar todos os modelos de entidades que não se incluam no conceito do primeiro setor, o Estado, e do segundo setor, o mercado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO-Terceiro setor designa certas entidades que não são estatais e também não são predispostas a objetivos empresariais, objetivando realizar atividades de interesse social sem fins lucrativos. Enquadram-se nesse setor as Organizações Sociais e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
  • (...) Outra crítica realizada sobre o termo é que ele é vago, simplista, e incapaz de contribuir para a identificação dos atores que o compõem. Segundo MONTAÑO, o termo "terceiro setor" é uma conceituação que antes confunde do que esclarece,
    pois mescla diversos sujeitos com aparentes igualdades nas atividades, porém com interesses, espaços e significados sociais diversos, contrários e até contraditórios, pois integrariam o setor as ONGs, organizações sem fins lucrativos – OSFL, as organizações da sociedade civil – OSC, as instituições filantrópicas, as associações de moradores ou comunitárias, as associações profissionais ou categoriais, os clubes, as instituições culturais, as instituições religiosas, parecendo o conceito
    reunir tanto o Green Peace (de defesa radical do meio ambiente), como o Movimento Viva Rio; as Mães da Praça de Maio (de luta política pelo esclarecimento e justiça sobre os detidos/desaparecidos na ditadura argentina) como a FIESP; o
    MST (de luta político-econômica pela reforma agrária) como a Fundação Roberto Marinho; as Creches Comunitárias (conquistas dos moradores) como a caridade individual; o movimento pelas Diretas Já como as atividades “sociais” de um
    candidato a vereador.
  • CERTA.
    O 1° setor é o governo, que é responsavél pelas questôes sociais.
    O 2° setor é o privado, que é responsável pelas questões individuais, ou seja, o mercado.
    O 3° setor é constituído por organizações sociais sem fins lucrativos e não governamentais, com objetivo de gerar serviços de caráter público, essas instituições foram criadas pelo setor privada para suprir a carência do 1° setor.
    Portanto a questão está correta.
  • Questão muito subjetiva.

    A Lei da OS e a da OSCIP definem as entidades que se enquadram nestas categorias.

    Entender que a expressão "terceiro setor" tomou sentido abragente é questão de opinião, que não deveria ser abordada em uma prova objetiva.

  •  Cara... e o conceito de quarto setor??

    Já tinha visto vários autores diferentes falando algo parecido com este textinho que achei na internet:

    O que é o quarto setor?
    Este sim é um problema, pois se forma pela grande número de desempregados em atividades informais, que entre outras coisas, deixam de contribuir para o fisco, além de praticar outras ilegalidades (muitas vezes não imorais), como piratarias de produtos eletrônicos, informáticos e outros. Este setor cresce a cada dia, em resultado da ineficiência do Estado em sua atuação nas diversas áreas sociais.

    Por essas e outras que eu acho que esta questão está errada...

     

     

  • Temos que saber o entendimento atual do CESPE a respeito desse assunto, pois outras questões de prova já consideram a existência do quarto sertor.
  • Pessoal, independente da existência de um quarto setor, existiria entidades nele?
    O seu Zé da Bala seria uma entidade?
    Caso para se pensar.Pessoal, independente da existência de um quarto setor, existiria entidades nele?
    O seu Zé da Bala seria uma entidade?
    PS.: Túlio, as questões de múltipla escolha são questões objetivas e não subjetivas.
  • Também pensei no quarto setor, mas como bem coloca o colega acima não são entidades. Portanto, acretido que a questão está correta. Talvés tenha sido uma pegadinha para nos induzir a pensar no quarto setor.
  • Não confundir: TERCEIRO SETOR (Gênero) com Entes de Cooperação (Espécie: Serviços Sociais Autônomos; Entidadess de Apoio; OS e OSCIP.)
  • Questão escancarada: C

  • Esse quarto setor pode não nos servir hoje para provas, mas se lembrarmo que na URSS mesmo um engraxate era ligado ao Estado, podemos ter certeza de que num fúturo próximo seu Zé da Bala vai ser um agregado ao estado. 

  • Marquei a questão errada porque fala em "todos os modelos de entidades". Não são todos. Por exemplo, não podem ter interesse lucrativo.

     

  • O primeiro setor, também conhecido como setor público, pode ser identificado como o Estado, isto é: as prefeituras municipais, os governos dos estados e o presidente da república, ou seja, todos os governantes, eleitos de acordo com o , que representam os brasileiros e agem em prol dos interesses públicos. Como não tem fins lucrativos, o dinheiro que circula nesse setor é público e, consequentemente, deve ter fins públicos também!

    Já o segundo setor, ao contrário do primeiro, corresponde à livre iniciativa, que gira em torno dos lucros. Popularmente esse setor também é chamado como “mercado”. Ele é constituído por empresas privadas, que competem entre si e trabalham visando o próprio lucro, que é obtido por meio de atividades econômicas, o que pode ser a comercialização tanto de produtos, quanto de serviços. Geralmente os investimentos realizados no segundo setor são de origem privada, e se destinam à atividades também privadas.

    No caso do terceiro setor, que é composto por instituições religiosas, , entidades beneficentes, organizações compostas por voluntários, entre outros, não há fins lucrativos e os objetivos são de caráter social, sempre visando o bem-estar da população. Vale ressaltar que, embora esse setor não seja nem privado e nem público, financeiramente ele conta com a participação de ambos os setores, ou seja, pode receber dinheiro tanto das empresas privadas, quanto do governo. Porém, o seu objetivo deve ser sempre social.

  • cespe: o que sobra é terceiro setor!

  • Gabarito: Certo

    1º Setor --- Governo, responsável pelas questões sociais.

    2º Setor --- Privado, responsável pelas questões individuais, ou seja, o mercado.

    3º Setor --- Organizações sociais, sem fins lucrativos e não governamentais, com o objetivo de gerar serviços de caráter público.