SóProvas


ID
1515535
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       A narrativa bíblica da Torre de Babel conta que Deus se enfureceu ao notar que os homens sonhavam com o reino dos céus e construíam uma torre para alcançá-lo. Resolveu, então, puni-los por sua arrogância. Logo, cada um dos homens começou a falar uma língua diferente e, com a comunicação comprometida, a construção foi cancelada. Se na Bíblia a pluralidade linguística era uma condenação, para a história é uma bênção, pois mostra a riqueza da humanidade. Os idiomas guardam a alma de um povo, sua história, seus costumes e conhecimentos, passados de geração em geração.

      O Atlas das línguas do mundo em perigo de desaparecer 2009, divulgado pela Unesco, contempla a situação de 155 países e divide os idiomas na categoria extinta e em outras quatro de risco. Ele apresenta a situação de 190 línguas brasileiras, todas indígenas. Dessas, 12 desapareceram e as demais estão em risco. Segundo o americano Denny Moore, antropólogo, linguista colaborador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e coordenador da área de linguística do Museu Emílio Goeldi, em Belém, o documento deixou de fora os dialetos de descendentes de imigrantes e de grupos afrobrasileiros por falta de dados sistematizados sobre eles -estima-se que sejam 20 línguas. Para ele, as informações sobre o Brasil devem ser vistas com cautela - muitas das línguas citadas são extremamente parecidas e inteligíveis entre si e poderiam ser consideradas pelos linguistas como o mesmo idioma.

      Com o objetivo de entender melhor nosso universo linguístico, o Iphan montou o Grupo de Trabalho da Diversidade Linguística do Brasil (GTDL), que se dedica à criação de um inventário de línguas brasileiras. Hoje, o governo reconhece a importância de preservar esse patrimônio imaterial, mas nem sempre foi assim. Segundo historiadores, em 1500 eram faladas 1.078 línguas indígenas. Para colonizar o país e catequizar os povos indígenas, os descobridores forçaram o aprendizado do português. Durante o governo Getúlio Vargas defendeu-se a nacionalização do ensino, e os idiomas falados por descendentes de estrangeiros simbolizavam falta de patriotismo. Por isso, caíram em desuso.

      Mas por que as línguas desaparecem? Por diversos motivos, como a morte de seu último falante. Em tempos de globalização, é comum também que um idioma mais forte, com mais pessoas que o utilizam em grandes centros, sufoque um mais fraco.

                                                                (Cláudia Jordão. Istoé, 11/3/2009, pp.60-62, com adaptações)

... estima-se que sejam 20 línguas. (2 o parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está na frase:

Alternativas
Comentários
  •  

    SEJAM > PRESENTE DO SUBJUNTIVO .

    a) COMEÇOU :  PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

    b) ERA : PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO 

    c) GUARDAM :PRESENTE DO INDICATIVO

    d) CAÍRAM : PRETÉRITO PERFEITO 

    e) SUFOQUE : PRESENTE DO SUBJUNTIVO

     

    Uma dica para encontrar o presente do subjuntivo é colocar o ''talvez'' antes da palavra. EX : talvez sufoque ou talvez sejam... 

     

    Se eu me equivoquei em algo, corrijam-me. 

  • Gabarito letra e),

     

    Dica para o Subjuntivo: (MAIORIA DOS VERBOS)

     

    Verbos terminados em "ar" = terminação passa a ser "e". Ex: colocar -> coloque (Subjuntivo).

     

    Verbos terminados em "ir" e "er" = terminação passa ser "a" = Ex: usufruir -> usufrua (Subjuntivo). fazer -> faça (Subjuntivo).

     

    Ser -> Seja ("IRREGULAR") {Link: http://www.conjuga-me.net/verbo-ser}

     

    Portanto, o verbo "ser" está no presente do subjuntivo e deve-se procurar nas alternativas qual verbo está nesse mesmo tempo e modo.

     

     

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

     

     a) Começar -> SUBJUNTIVO = Comece 

     

     b) Ser -> SUBJUNTIVO = Seja

     

     c) Guardar -> SUBJUNTIVO = Guarde 

     

     d) Cair -> SUBJUNTIVO = Caia

     

     e) Sufocar -> SUBJUNTIVO = Sufoque (GABARITO) {Link: http://www.conjuga-me.net/verbo-sufocar}

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Complementando...

     

    Outra coisa que pode ajudar a identificar o presente do SUBJUNTIVO é pôr o " QUE " antes do verbo. 

     

    Ex.:   

     

    QUE eu seja, QUE tu sejas, QUE ele seja, QUE nós sejamos, QUE vós sejais QUE eles sejam...     

     

    QUE eu sufoque, QUE tu sufoque, QUE ele sufoque...

     

     

    Reparem que não há como fazer o mesmo com os demais verbos.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento

     

    Dicas de estudos voltadas ao português da FCC -->  https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br