SóProvas


ID
1515658
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Erro de ortografia em adesivo desmascara assalto

    Um erro de português levou a polícia a prender sete integrantes de uma quadrilha suspeita de roubar R$ 15 milhões da sede da transportadora de valores Protege, na Água Branca, zona oeste de São Paulo.
    O grupo se preparava para invadir um condomínio de luxo na Lapa anteontem e foi descoberto porque, do lado de fora do Fiat Dobló que seria usado para entrar no local, os bandidos usaram adesivos com a inscrição “Impório Santa Maria", em referência a um conhecido empório da cidade. No veículo, foram presos três homens e com eles havia ferramentas para arrombar cofres.
    Outros quatro homens foram presos em outro veículo na mesma rua. No carro havia fuzis, uma metralhadora e duas pistolas, além de radiocomunicadores, coletes à prova de bala e camisetas similares às da Polícia Federal
    Segundo o delegado Ruy Ferraz Fontes, do Deic, a polícia identificou o grupo pela investigação do caso Protege.

                                                                                              (Folha de S.Paulo, 10.11.2007. Adaptado)

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamen­te, a frase a seguir.

_______ alguns moradores do edifício estavam alheios ao que ocorria, tudo se resolveu positivamente,________a polícia agiu com prontidão.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto alguns moradores do edifício estavam alheios ao que ocorria, tudo se resolveu positivamente, já que a polícia agiu com prontidão.

  • GABARITO: LETRA A

    ENQUANTO alguns moradores do edifício estavam alheios ao que ocorria, tudo se resolveu positivamente,JÁ QUE a polícia agiu com prontidão.

    → respectivamente: uma conjunção subordinativa temporal (podendo ser substituída por "quando") e uma conjunção subordinativa causal (O FATO DE "CAUSA" a polícia ter agido com prontidão FEZ QUE "CONSEQUÊNCIA" tudo se resolvesse positivamente;

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻