-
O Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) foi a entidade fundadora e mantedora da primeira escola de Serviço Social no Brasil. Criado em 1932 tinha como principal objetivo difundir a doutrina e a ação social da igreja católica.
-
Livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil(2011), página 179.
O objetivo central do CEAS foi o de promover a formação de seus membros pelo estudo da doutrina social da Igreja e fundamentar sua ação nessa formação doutrinária e no conhecimento aprofundado dos problemas sociais, visando tornar mais eficiente a atuação das trabalhadoras sociais e adotar uma orientação definida em relação aos problemas a resolver, favorecendo a coordenação de esforços dispersos nas diferentes atividades e obras de caráter social
-
O CEAS surge após um curso intensivo de formação social para moças, organizado pelas conêgas de Santo Agostinho, em 1932, constituindo-se mais tarde, em campo de estágio para o SS.
-
"Em 1932, é criado o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), entidade que seria fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do país. O Centro surge após um curso intensivo de “formação social para moças”, organizado pelas Cônegas de Santo Agostinho de 1o de abril a 15 de maio de 1932".
..." CEAS era mantido com mensalidades das sócias e tinha como objetivos: difundir a doutrina e a ação social da Igreja".
O significado sócio-histórico da profissão
Maria Carmelita Yazbek
-
essa questão já caiu igual em pelo menos tres editais