-
Não seria Impessoalidade? Quem puder me ajudar?
-
De fato, o que garante igualdade de oportunidade no acesso à carreira é IMPESSOALIDADE!
Precisamos de esclarecimentos aí!
-
fiquei em dúvida quanto a impessoalidade também..
-
Alguém para explicar essa?
-
Com certeza é impessoalidade!
-
Discordo desse gabarito. É impessoalidade!
-
IMPESSOALIDADE....
-
Também acho que é impessoalidade. Nada a ver esse gabarito
-
Para Max Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência e, para conseguir eficiência, este modelo explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
1- Caráter legal das normas e regulamentos:
Normas e regulamentos são estabelecidos por escrito, definindo como a organização irá funcionar.
2- Caráter formal das Comunicações:
As regras e ações administrativas são registradas formalmente por escrito. Todas as ações e procedimentos são feitos para facilitar as comunicações e rotinizar o preenchimento de sua formalização.
3- Caráter racional e divisão do trabalho:
Divisão sistemática e racional do trabalho. Cada participante tem um cargo específico com funções específicas. Cada um deve saber com clareza qual a sua tarefa, sua posição hierárquica, seus direitos e poderes.
4- Impessoalidade nas relações:
As atividades são distribuídas impessoalmente, considerando os cargos e funções. As pessoas vêm e vão e os cargos continuam os mesmos.
5- Hierarquia da Autoridade:
Cada cargo inferior deve estar sob controle e supervisão de um posto superior. Todos os cargos estão dispostos em estrutura hierárquica com privilégios e obrigações devidamente definidos por regras.
6- Rotinas e Procedimentos padronizados:
A burocracia fixa regras e normas técnicas que regulam os ocupantes de cada cargo, cujas atividades são executadas de acordo com rotinas e procedimentos.
7- Competência Técnica e Meritocracia:
A burocracia utiliza critérios universais onde a escolha das pessoas se dá de acordo com o mérito e a competência técnica e não por preferências pessoais.
8- Especialização da Administração:
O dirigente da organização não é necessariamente o dono do negócio ou grande acionista da empresa, mas um profissional especializado na sua administração.
9- Profissionalização dos participantes:
Na estrutura burocrática cada participante é um profissional pois atende às seguintes características:
- É um especialista na tarefa que executa;
- É assalariado;
- É ocupante de um cargo;
- É nomeado pelo superior hierárquico;
- Seu mandato é por tempo indeterminado;
- Segue carreira dentro da organização;
- Não possui a propriedade dos meios de produção e administração;
- É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa.
10- Completa Previsibilidade do Funcionamento:
A conseqüência da burocracia seria, segundo Weber, a previsibilidade do comportamento de seus membros. Tudo na burocracia é estabelecido para prever antecipadamente todas as ocorrências e rotinizar sua execução para que a máxima eficiência do sistema seja alcançada.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração.
-
Também marquei impessoalidade!
-
Ano: 2015 Banca: CS-UFG Órgão: AL-GO Prova: Assistente Legislativo - Assistente Administrativo
A administração e a Administração Pública apropriaram-se dos conceitos da teoria weberiana de burocracia, adaptando-a aos pressupostos organizacionais administrativos. Faz parte das caracteríticas da organização burocrática a
c) impessoalidade nas relações, a hierarquia da autoridade, a competência técnica e a meritocracia.
Wesley Impessoalidade faz sim parte da BUROCRACIA.
Tbem acho que correto seria a IMPESSOALIDADE.
-
As características da burocracia, segundo Maximiliano (2000), são o formalismo, a impessoalidade e o profissionalismo. Ei-las:
-formalismo (ou racionalidade) --> contempla o conjunto de normas, regras e procedimentos que cada pessoa deve seguir;
-impessoalidade --> vem para demonstrar que não há relação pessoal de submissão entre uma pessoa (chefe) e outra (empregado), ressaltando que todos são iguais enquanto seres humanos. Porém, os cargos governam a organização e obedecem a uma hierarquia rígida;
-profissionalismo --> está associado à divisão de tarefas, competência e conhecimento das pessoas para ocuparem determinado cargo.
-
Não é impessoalidade. :(
-
Prezado Bruno, está correto em sua colocação. Já deletei meu comentário anterior. A propósito, para mim é impessoalidade.
-
Essa questão está claramente errada. UFG sendo UFG.
Max Weber definiu a organização burocrática sobre três pilares:
Formalismo: a organização deve ter regras formais que definem ações e atitudes corporativas.
Profissionalismo: a organização deve ser operada por quem trabalha por ofício, mediante remuneração proporcional à riqueza criada (valor adicionado). Relações informais não devem existir.
Impessoalidade: o organização deve lidar com cada pessoa de acordo com seu mérito, competências, habilidades e atitudes. Exames, concursos e diplomas são base para a admissão e a promoção.
-
Gente, o ruim da Administração é que cada autor faz a sua definição e pronto! Diferente do Direito que possui leis, jurisprudencias, normas, regulamentos e correntes doutrinárias para nortearem as questões.
Como o usuário "GUERREIRO TRICOLOR" mostrou, Maximiliano definiu as características assim:
As características da burocracia, segundo Maximiliano (2000), são o formalismo, a impessoalidade e o profissionalismo. Ei-las:
-Formalismo (ou racionalidade) --> contempla o conjunto de normas, regras e procedimentos que cada pessoa deve seguir;
-Impessoalidade --> vem para demonstrar que não há relação pessoal de submissão entre uma pessoa (chefe) e outra (empregado), ressaltando que todos são iguais enquanto seres humanos. Porém, os cargos governam a organização e obedecem a uma hierarquia rígida;
-Profissionalismo --> está associado à divisão de tarefas, competência e conhecimento das pessoas para ocuparem determinado cargo.
Como a questão falou de recrutamento, a competencia e o conhecimento para ocuparem determinado cargo tem muito a ver com essa definição de profissionalismo do Maximiliano. A impessoalidade esta mais ligada a pessoas que já ocupam o cargo, fala da relação entre pessoas que já estão inseridas na organização.
Só vejo essa lógica para o gabarito ser esse.
-
Por que profissionalismo? :|
-
RECRUTAMENTO ESSA É PALAVRA CENTRAL DA QUESTÃO: PORÉM DE FATO É MESMO O PROFISSIONALISMO!!
-
questão maldosa em
-
-
essa banca é sem noção demais !!!!