SóProvas


ID
1516837
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

      Por que razão é tão difícil manter o peso ideal, se todos almejam ficar esguios e sabem que a obesidade aumenta o risco de hipertensão, diabetes, osteo-artrite, ataques cardíacos e derrames cerebrais?
      No cérebro, existe um centro neural responsável pelo controle da fome e da saciedade. Milhões de anos de seleção natural forjaram a fisiologia desse centro, para assegurar a ingestão de um número de calorias compatível com as necessidades energéticas do organismo.
      Nessa área cerebral são integradas as informações transmitidas pelos neurônios, que conduzem sinais recolhidos no meio externo, nas vísceras, na circulação e no ambiente bioquímico que servem de substrato para os fenômenos psicológicos. Estímulos auditivos, visuais e olfatórios são permanentemente registrados pelo centro da saciedade, e explicam a fome que subitamente sentimos diante do cheiro e da visão de certos alimentos. Faz frio, os neurônios responsáveis pela condução dos estímulos térmicos enviam informações para o centro e a fome aumenta, em resposta às maiores necessidades energéticas dos animais para manter constante a temperatura corporal, no inverno.
      Quando as paredes do estômago são distendidas, a taxa de glicose na circulação aumenta, certos neurotransmissores são liberados no aparelho digestivo; ou quando determinadas enzimas digestivas atingem os limites de sua produção, o centro da saciedade bloqueia a fome e interrompe a refeição. Fenômenos psicológicos também interferem permanentemente com o mecanismo da fome e da saciedade, porque os centros cerebrais são especialmente sensíveis aos neurotransmissores envolvidos nas sensações de prazer. Por isso, comemos mais quando estamos entre amigos e menos em ambientes hostis ou sob stress psicológico.

                                                   (Drauzio Varella. Folha de S. Paulo, 27 de julho de 2002. Fragmento.).

Analise o que diz o fragmento seguinte: “No cérebro, existe um centro neural responsável pelo controle da fome e da saciedade”. Identifique a alternativa em que o sentido desse fragmento foi alterado.

Alternativas
Comentários
  • Eu não entendi bem como essa frase mudou o sentido, respondi porque achei algo estranho nela. Alguém pode me ajudar a entender?

  • o ''que'' está entre vírgulas quando deveria ser uma conjunção.

  • Que questão sem lógica, orrrrr!!!

    Não entendi nada, alguém poderia explicar? Por gentileza!! =/

     

  • Resposta: letra E. Nessa assertiva ele altera o sentido porque diz que o controle da fome que é responsável pela saciedade e não o centro neural.

  • @Michael Montebelo e @Maria Mab.

    Essa questão como a maioria de aborda as seguintes situações:

    concordância verbal ou nominal;

    regência vebal ou nominal;

    pontuação;

    atração da preposição pelo pronome relativo( exigido pelo verbo ou substantivo);

    e sentido.

    Nesta abordou questão de pontução SUJ + VERB + COMP +  e seus ADJs fazendo alteração de posição.

    Espero ter esclarecido as dúvidas pertinentes a questão.

    FORÇA, FÉ, FOCO E DEUS ACIMA DE TUDO!

  • Indiquem para comentário.





  • A alternativa em destaque (E) está diferente em termos de sentido da frase modelo fornecida na questão. O fragmento "no centro neural do cérebro" NÃO é o mesmo que dizer "existe UM centro neural responsável [...]".

    Assim, podemos concluir que no primeiro fragmento ele fala de um centro neural com sentido geral, e na frase fornecida pela questão dá a entender que dentre OS VÁRIOS CENTROS NEURAIS HÁ UM QUE SE DESTINA A ESSA FINALIDADE.