SóProvas


ID
1517008
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Numa definição solta, a floresta tropical é um tapete multicolorido, estruturado e vivo, extremamente rico. Uma colônia extravagante de organismos que saíram do oceano há 400 milhões de anos e vieram para a terra. Dentro das folhas ainda existem condições semelhantes às da primordial vida marinha. Funciona assim como um mar suspenso, que contém uma miríade de células vivas, muito elaborado e adaptado. Em temperatura ambiente, usando mecanismos bioquímicos de complexidade quase inacessível, processam-se átomos e moléculas, determinando e regulando fluxos de substâncias e energias.
      A mítica floresta amazônica vai muito além de um museu geográfico de espécies ameaçadas e representa muito mais do que um simples depósito de carbono. Evoluída nos últimos 50 milhões de anos, a floresta amazônica é o maior parque tecnológico que a Terra já conheceu, porque cada organismo seu, entre trilhões, é uma maravilha de miniaturização e automação. Qualquer apelo que se faça pela valorização da floresta precisa recuperar esse valor intrínseco.
      Cada nova iniciativa em defesa da floresta tem trilhado os mesmos caminhos e pressionado as mesmas teclas. Neste comportamento, identificamos o que Einstein definiu como a própria insanidade: “fazer a mesma coisa, de novo, esperando resultados diferentes".
      Análises abrangentes mostram numerosas oportunidades para a harmonização dos interesses da sociedade contemporânea com uma Amazônia viva e vigorosa. Para chegarmos lá, é preciso compenetração, modéstia, dedicação e compromisso com a vida. Com os recursos tecnológicos disponíveis, podemos agregar inteligência à ocupação, otimizando um novo uso do solo, que abra espaço para a reconstrução ecológica da floresta. Podemos também revelar muitos outros segredos ainda bem guardados da resiliente biologia tropical e, com isso, ir muito além de compreender seus mecanismos.
      A maioria dos problemas atuais podem se resolver por meio dos diversos princípios que guiam o funcionamento da natureza. Uma lista curta desses princípios, arrolados pela escritora Janine Benyus, constata que a natureza é propelida pela luz solar; utiliza somente a energia de que necessita; recicla todas as coisas; aposta na diversidade; demanda conhecimento local; limita os excessos internamente; e aproveita o poder dos limites.


                                            (Adaptado de: NOBRE, Antônio Donato.O Futuro Climático da Amazônia.
                                                                                                               Disponível em: www.ccst.inpe.br)

Traduz-se corretamente um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "E".

    Justificativa:  

    1. RECUPERAR pode ser permutado por REAVER sem nenhum problema pois são sinônimos.

    2. INTRÍNSECO (que está dentro, que faz parte, ou seja, característica que lhe é peculiar) pode ser trocado pelo sinônimo INERENTE (que só existe em relação a um sujeito, a uma maneira de ser que é intrínseca a este)pois possuem sentidos equivalentes.
    Bons estudos!

  • Arrefecida = resfriada

  • Dicio: 

    Significado de Resiliente

    adj.m e adj.f. Em que há resiliência - que possui resiliência. Que apresenta resistência ao choque. Que faz referência à elasticidade. 
    Do mesmo significado de elástico. (Etm. do latim: resiliens.entis)

    Significado de Bioma

    s.m. Grande comunidade de plantas e animais que, equilibrada e estável, está adaptada às condições climáticas ou ecológicas de uma determinada região, sendo geralmente definida pelo tipo principal de vegetação. (Etm. bio + oma)

    Significado de Propelir

    v.t. Impelir para a frente; arremessar.




  • intrínseco
    (s). [Do lat. intrinsecu.] Adjetivo. 1.Que está dentro de uma coisa ou pessoa e lhe é próprio; interior, íntimo: amor intrínseco. 2.Que está inseparavelmente ligado a uma pessoa ou coisa; inerente; peculiar: “A unidade intrínseca ao verdadeiro romance é de fato o grande obstáculo a qualquer tentativa para refazer criticamente a sua leitura.” (Adolfo Casais Monteiro, O Romance, p. 37.) ~ V. condução —a, coordenadas —as, semicondutor —, valor — e viscosidade —a. [Antôn.: extrínseco.]

  • Pq não a B?



  • mara lima, acredito que na letra "b" não há uma equivalência entre os termos no contexto, pois em relação ao primeiro, tudo bem, mas em relação aos dois últimos não:  biologia ≠ bioma tropical ≠  trópicos ;)

  •  

     (co..ni:a)

    sf.

    1. Região, território situado fora do âmbito geográfico de um Estado, e cuja posse e administração este exerce; DOMÍNIO; POSSESSÃO: O Brasil foi colônia de Portugal: as antigas colônias portuguesas na África.

    2. Geog. Pol. Estado sob a autoridade governamental de outro; PROTERORADO

    3. Grupo de pessoas que migram e se fixam em outro país, ou em outra região de seu país, às vezes como colonizadores, e ger. mantendo seus costumes originais (língua, cultura etc.); o lugar em que se fixam e onde habitam: a colônia de italianos em São Paulo: a colônia cearense do Rio de Janeiro.

    4. Grupo de pessoas que habitam no mesmo lugar, na mesma cidade, na mesma região etc., e que têm em comum afinidades de comportamento, culturais, históricas, profissionais etc.: a colônia judaica da França: colônia nudista

    5. Grupo de pessoas que se estabelecem em um lugar com a mesmo finalidade; o lugar em que se estabelecem: colônia de pescadores.

    6. Biol. Conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem juntos: colônia de bacilos: colônia de borboletas.

     

    (re.si.li:en.te)

    a2g.

    1. Que apresenta resiliência.

    2. P.ext. Que tem elasticidade.

    .

     

    (bi.o.ma) [ô]

    sm.

    1. Ecol. Grande comunidade de plantas e animais que estão adaptados a uma certa região com clima, relevo e outras condições ambientais determinadas: o bioma da floresta amazônica

     

    (pro.pe.lir)

    v.

    1. Impelir para diante; ARREMESSAR: É a pólvora que propele a bala do fuzil.

    2. Fig. Estimular, impulsionar, fomentar: propelir as artes. [ Antôn.: desestimular. ]

     

    (ar.re.fe.cer)

    v.

    1. Fazer ficar ou ficar, tornar(-se) (mais) frio; ESFRIAR [td. : O ar condicionado arrefece o ambiente.] [int. : "O tempo ia passando: o jantar arrefecera." ( Júlio Ribeiro , A carne) ]

    2. Ficar mais ameno, mais brando; CEDER [int. : A febre arrefeceu.]

    3. Fig. Fazer ficar ou ficar desanimado, desalentado, com menos entusiasmo; DESALENTAR(-SE) [td. : O desinteresse do público arrefeceu o artista.] [int. : Sua alegria

     

    (in.trín.se.co)

    a.

    1. Que se encontra no interior, no íntimo de alguém ou de algo.

    2. Inerente, essencial a alguém ou alguma coisa: A tolerância é intrínseca à democracia.

     

    (pre.pon.de.ran.te)

    a2g.

    1. Diz-se de corpo que tem maior peso em relação a outro

    2. Fig. Que tem mais importância, mais influência decisiva, mais valor ou consideração (interesses preponderantes); HEGEMÔNICO; INFLUENTE; PODEROSO [ Antôn.: desimportante. ]

    3. Que é superior em quantidade

     

    http://www.aulete.com.br/