SóProvas


ID
1517017
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Numa definição solta, a floresta tropical é um tapete multicolorido, estruturado e vivo, extremamente rico. Uma colônia extravagante de organismos que saíram do oceano há 400 milhões de anos e vieram para a terra. Dentro das folhas ainda existem condições semelhantes às da primordial vida marinha. Funciona assim como um mar suspenso, que contém uma miríade de células vivas, muito elaborado e adaptado. Em temperatura ambiente, usando mecanismos bioquímicos de complexidade quase inacessível, processam-se átomos e moléculas, determinando e regulando fluxos de substâncias e energias.
      A mítica floresta amazônica vai muito além de um museu geográfico de espécies ameaçadas e representa muito mais do que um simples depósito de carbono. Evoluída nos últimos 50 milhões de anos, a floresta amazônica é o maior parque tecnológico que a Terra já conheceu, porque cada organismo seu, entre trilhões, é uma maravilha de miniaturização e automação. Qualquer apelo que se faça pela valorização da floresta precisa recuperar esse valor intrínseco.
      Cada nova iniciativa em defesa da floresta tem trilhado os mesmos caminhos e pressionado as mesmas teclas. Neste comportamento, identificamos o que Einstein definiu como a própria insanidade: “fazer a mesma coisa, de novo, esperando resultados diferentes".
      Análises abrangentes mostram numerosas oportunidades para a harmonização dos interesses da sociedade contemporânea com uma Amazônia viva e vigorosa. Para chegarmos lá, é preciso compenetração, modéstia, dedicação e compromisso com a vida. Com os recursos tecnológicos disponíveis, podemos agregar inteligência à ocupação, otimizando um novo uso do solo, que abra espaço para a reconstrução ecológica da floresta. Podemos também revelar muitos outros segredos ainda bem guardados da resiliente biologia tropical e, com isso, ir muito além de compreender seus mecanismos.
      A maioria dos problemas atuais podem se resolver por meio dos diversos princípios que guiam o funcionamento da natureza. Uma lista curta desses princípios, arrolados pela escritora Janine Benyus, constata que a natureza é propelida pela luz solar; utiliza somente a energia de que necessita; recicla todas as coisas; aposta na diversidade; demanda conhecimento local; limita os excessos internamente; e aproveita o poder dos limites.


                                            (Adaptado de: NOBRE, Antônio Donato.O Futuro Climático da Amazônia.
                                                                                                               Disponível em: www.ccst.inpe.br)

Considere:

recuperar esse valor intrínseco
mostram numerosas oportunidades
compreender seus mecanismos

Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos sublinhados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em:

Alternativas
Comentários
  • Os verbos transitivos diretos são complementados por objetos diretos. Isso significa que não exigem preposição para o estabelecimento da relação de regência. Ao empregar esses verbos, devemos lembrar que os pronomes oblíquos o, a, os, as atuam como objetos diretos. Esses pronomes podem assumir as formas lo, los, la, las (após formas verbais terminadas em -r, -s ou -z) ou no, na, nos, nas (após formas verbais terminadas em sons nasais), enquanto lhe lhes são, quando complementos verbais, objetos indiretos.

    www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint63.php

    *Todos os três verbos na questão são VTD. Portanto, podemos excluir todas as alternativas que contenham "lhe". Gabarito D.

  • VTD = o, a (s)


    R.a.Z.õe.S = lo, la (s)


    N.azais = no, na (s)

    VTI = lhes

    LEIDE CARVALHO É CAPCIOSA , RS , SÓ A " D " NÃO TEM " LHE "
  • Quando a palavra for terminada em  R, S, Z = LO, LA, LOS, LAS                                                                                             Quando a palavra for terminada em M, ÃO, ÕE = NO, NA, NOS, NAS

  • Os verbos "recuperar", "mostram" e "compreender" são todos verbos transitivos diretos.

    Resposta: letra "d"

  • http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/colocacao-pronominal-4-regras-praticas


    excelente explicação sobre colocação pronomial. ajudou bastante.
  • Terminou em R,S,Z (sendo VTD)= lo, la, los, las          ;            (sendo VTI)= lhe, lha, lhes, lhas.

    Terminou em sons nasais= no, na, nos, nas

     

    NO ENTANTO, se tiver palavras atrativas a PRÓCLISE será obrigatória:

    começar com palavra negativa (não se trata/trata-se);

    após pronome relativos (o qual se trata/trata-se);

    uso do "em" (em se tratando/tratando-se)... entre outros.

  • Quando não houver regra específica para uma ou outra colocação, podemos usar a ênclise ou a próclise, facultativamente.

    "recuperar" é verbo transitivo direto: "o recuperar" ou "recuperá-lo".

    "mostram" é verbo transitivo direto: "as mostram" ou mostram-nas".

    "compreender" é verbo transitivo direto: "os compreender" ou compreendê-los".

  • quem se atentou para o fato de que todos os segmentos apresentavam objeto direto, nem precisa ficar analisando a questão. Bastava eliminar tudo que continha Lhe que é objeto indireto.

  • * Substituição de Objeto Direto por pronome oblíquo átono - o, a, os, as.

    * Substituição de Objeto Indireto por pronome oblíquo átono - lhe, lhes.

  • Para os colegas naõ assinantes

     

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    Em caso de VTD com terminações S, R ou Z retire as terminações coloque -LO(s)/-LA(s)

    VTD com terminação em som nasal, mantenha as terminações e coloque -NO(s)/-NA(s)

    VTD com qualquer outra terminação coloque -O(s)/-A(s);

    VTI só em casos do pronome oblíquo -lhe