SóProvas


ID
1517047
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em 1936, Tomie Ohtake desembarcou no Brasil, vinda de Kyoto, no Japão. E quase 20 anos depois começou a pintar. Nos anos 70, teve um dos momentos mais prestigiosos de sua carreira, quando expôs suas gravuras na Bienal de Veneza de 1972, dividindo as paredes com artistas de renome. Segundo a análise de Miguel Chaia, “usufruir uma obra de Tomie Ohtake propicia uma dupla experiência – incita a reflexão, num movimento primordial de subjetivação, e estimula os sentidos, em direção às coisas externas do universo. Mais interessante ainda é que as obras desta artista antecipam, pela intuição artística, imagens do espaço cósmico obtidas por instrumentos de observação de alta tecnologia, como, por exemplo, o telescópio Hubble. A poética de recriação do cosmo pela artista, que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade, e a crescente utilização de recursos tecnológicos para fotografar ou ilustrar pontos do universo formam um instigante material para aprofundar questões referentes à sincronicidade entre arte e ciência".

(Adaptado de: MESTIERI, Gabriel. Disponível em: entretenimento.uol.com.bre CHAIA, Miguel. Disponível em: institutotomieohtake.org.br)

Está correta a redação do comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • Sujeito concorda com o verbo em número e gênero:

    a) destacam-se obras

    b) estudos .... que marcariam toda sua carreira

    c) um painel .... foi desenhado

    d) as quatro grandes lâminas .... simbolizam

    GAB. E

  • SÓ COMENTANDO A ÓTIMA PONTUAÇÃO DA COLEGA LEIDE CARVALHO.

    A) … DESTACAM-SE

    B) … OS ESTUDOS … MARCARIAM ...

    C) NÃO SE SEPARA SUJEITO DE VERBO COM VÍRGULA

        O QUE FOI DESENHADO FOI O PAINEL

    D) O ARTIGO NO PLURAL MARCA O PLURAL DE … SIMBOLIZA

    E) CERTA *** AS +15 PARTICIPAÇÕES CONSTAM NO CURRÍCULO DELE.

  • Constar (deem):

    Quando se usa o verbo constar com o sentido de “estar escrito, registrado ou mencionado” ou “fazer parte, incluir-se”, as preposições – de e em – são corretas :

    Seu nome consta da lista de aprovados.

    Consta nos autos que...

    Consta dos autos que...

    Vou fazer constar o incidente em meu relatório.

    Já quando constar tem o significado de “ser composto, constituído ou formado; consistir em algo”, usa-se apenas a preposição de:

    A casa consta de partes grandes e arejadas.

    Seu relatório constava de 50 páginas.


    Fonte: http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/regencia-verbal-exemplos-exercicios.html

  • Letra B- afirmou-se como artista devido aos estudos das relações entre forma e cor que marcaria toda a sua carreira, passando por formas ovais, quadradas, retangulares, entre outras.
    O correto seria "marcariam" concordando com "forma e cor" - Forma e cor marcariam.

    Não concorda com "estudos" porque está preposicionado.

  • a) Em São Paulo, destacam-se obras como os grandes painéis que Tomie Ohtake fez para a Estação Consolação do Metrô, assim como a pintura em parede, na Ladeira da Memória.

    b) Tomie Ohtake afirmou-se como artista devido aos estudos das relações entre forma e cor que marcariam toda a sua carreira, passando por formas ovais, quadradas, retangulares, entre outras.

    c) Localizado no Memorial da América Latina, um painel em tapeçaria de aproximadamente 800 metros quadrados, foi desenhado por Tomie Ohtake em 1989 sob encomenda de Niemeyer para a inauguração do conjunto.

    d) As quatro grandes lâminas de concreto em forma de onda na avenida 23 de Maio, em São Paulo, simbolizam quatro gerações de japoneses que vivem no Brasil, formando uma colônia de mais de 1,5 milhões de pessoas.

    e) Do extenso currículo de Tomie Ohtake constam mais de quinze participações em bienais por todo o mundo, além de 26 prêmios e 31 esculturas localizadas em diversos espaços públicos no Brasil. (CORRETO)

  • a)Em São Paulo, destaca-se obras (destacam-se obras) como os grandes painéis que Tomie Ohtake fez para a Estação Consolação do Metrô, assim como a pintura em parede, na Ladeira da Memória.

      b)Tomie Ohtake afirmou-se (firmou-se)  como artista devido aos estudos das relações entre forma e cor que marcaria (forma e cor marcariam) toda a sua carreira, passando por formas ovais, quadradas, retangulares, entre outras.

    c) Localizado no Memorial da América Latina, um painel em tapeçaria (,) de aproximadamente 800 metros quadrados, foi desenhada (desenhado) por Tomie Ohtake em 1989 sob encomenda de Niemeyer para a inauguração do conjunto.

    d) As quatro grandes lâminas de concreto em forma de onda na avenida 23 de Maio, em São Paulo, simboliza (simbolizam) quatro gerações de japoneses que vivem no Brasil, formando uma colônia de mais de 1,5 milhões (milhão) de pessoas.
    e) Do extenso currículo de Tomie Ohtake constam mais de quinze participações em bienais por todo o mundo, além de 26 prêmios e 31 esculturas localizadas em diversos espaços públicos no Brasil.

  • GABARITO E 

     

     

    (a) Em São Paulo, destacaM-se obras como os grandes painéis que Tomie Ohtake fez para a Estação Consolação do Metrô, assim como a pintura em parede, na Ladeira da Memória.

     

    (b) Tomie Ohtake afirmou-se como artista devido aos estudos das relações entre forma e cor que marcariaM toda a sua carreira, passando por formas ovais, quadradas, retangulares, entre outras.

     

    (c) Localizado no Memorial da América Latina, um painel em tapeçaria de aproximadamente 800 metros quadrados, foi desenhada por Tomie Ohtake em 1989 sob encomenda de Niemeyer para a inauguração do conjunto. Não se separa por vírgula o sujeito de seu verbo! 

     

    (d) As quatro grandes lâminas de concreto em forma de onda na avenida 23 de Maio, em São Paulo, simbolizaM quatro gerações de japoneses que vivem no Brasil, formando uma colônia de mais de 1,5 milhões de pessoas.

     

    (e) Do extenso currículo de Tomie Ohtake constam mais de quinze participações em bienais por todo o mundo, além de 26 prêmios e 31 esculturas localizadas em diversos espaços públicos no Brasil.

  • Outro erro da letra d) "1,5 milhões de pessoas."
    expressão quantitativa enquanto não for "2" é singular! 
    - 1,5 milhão de pessoas.
    - taxa de 1,99% percentual
    - 1,89 metro

  • a) destacam-se obras [Obras são destacadas]

    b) que marcariam toda sua carreira [ESTUDOS das relações de forma e cor MARCARIAM]

    c) erro de pontuação e de concordância [ um painel foi desenhado]

    d) simbolizavam (verbo concorda com o sujeito); 1,5 milhão de pessoas

    e) GABARITO

  • A) Em São Paulo, destaca-se obras como os grandes painéis que Tomie Ohtake fez para a Estação Consolação do Metrô, assim como a pintura em parede, na Ladeira da Memória.

    → Obras são destacadas

    --------------------------------------------------------------------

    B) Tomie Ohtake afirmou-se como artista devido aos estudos das relações entre forma e cor que marcariaM toda a sua carreira, passando por formas ovais, quadradas, retangulares, entre outras.

    -------------------------------------------------------------------

    C) Localizado no Memorial da América Latina, um painel em tapeçaria de aproximadamente 800 metros quadrados, foi desenhada por Tomie Ohtake em 1989 sob encomenda de Niemeyer para a inauguração do conjunto.

    → Não se separa sujeito do verbo e nem o verbo do complemento.

    ---------------------------------------------------------------------

    D) As quatro grandes lâminas de concreto em forma de onda na avenida 23 de Maio, em São Paulo, simbolizaM quatro gerações de japoneses que vivem no Brasil, formando uma colônia de mais de 1,5 milhões de pessoas.

    → Sujeito no plural, verbo no plural.

    ---------------------------------------------------------------------

    E) GABARITO. Do extenso currículo de Tomie Ohtake constam mais de quinze participações em bienais por todo o mundo, além de 26 prêmios e 31 esculturas localizadas em diversos espaços públicos no Brasil.

    Coloque a frase na ordem direta, irá facilitar bastante e fará com que evite o erro (infelizmente, só percebi depois que errei)

    Mais de quinze participações em bienais por todo o mundo constam do extenso currículo de Tomie Ohtake, além de 26 prêmios e 31 esculturas localizadas em diversos espaços públicos no Brasil.