SóProvas


ID
1517815
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Suponha que determinado ente apresente, ao final de determinado período, os seguintes saldos (em R$ 1.000,00):
- orçamento aprovado (valores totais): 2.500
- receita arrecadada: 2.200
- despesa empenhada: 2.400
- despesa liquidada: 1.700
- despesa paga: 1.300
Com base nesses dados, é possível afirmar que, do ponto de vista orçamentário,

Alternativas
Comentários
  • Questão de contabilidade Pública.


    A) Errado. Não necessariamente. é possível abrir créditos extraordinários sem a correspondente fonte de recursos e é possível abrir créditos especiais ou suplementares no exercício atual com base no superavit do exercício anterior. Art. 43 e 44. lei 4320/1964.


    B)Certo: Receita arrecadada - despesa empenhada =  200  . Art. 35 lei 4320/1964


    C) errado. vide B.


    D) Errado. Não há que se falar em insuficiência de despesa e sim insuficiência de receita


    E) Errado. Para calcular isso era necessário saber quais são os tipos de despesas e receitas. As informações da questão não permitem o calculo desse indicador.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!




  • nao conseguei ver o erro da letra A , alguem poderia ajudar ?

  • Eu também não consegui ver o erro da letra A??? Alguém poderia nos ajudar?

  • Não existe ilegalidade na letra A... o ente está autorizado a empenhar dentro do limite de sua dotação orçamentária... o q ocorre com a aprovação do orçamento e não com a arrecadação... são coisas independentes.

  • Não existe ilegalidade na letra A.

    Empenho:

    Ato emanado de autoridade competente, que cria para o estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estágio da despesa pública.

    art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico

    Os empenhos podem ser classificados em: 
    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez; 
    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e 
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 
    O empenho poderá ser reforçado quando o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada, e, caso o valor do empenho exceda o montante da despesa realizada, o empenho deverá ser anulado parcialmente. Ele será anulado totalmente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido, ou ainda, no caso de ter sido emitido incorretamente.

    Boraaaa!