SóProvas


ID
151972
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As forças básicas que definem o nível de produtividade individual, segundo a Teoria Contingencial da Motivação de Victor Vroom, são

Alternativas
Comentários
  • O Modelo Contingencial de Motivação de Vroom-A teoria de motivação de Victor H. Vroom restringe-se exclusivamente à motivação para produzir, rejeita noções preconcebidas e reconhece as diferenças individuais. Segundo Vroom existem três fatores que determinam em cada individuo a motivação para produzir.

    1.      Os objetivos individuais, ou seja, a força do desejo de atingir objetivos.

    2.      A relação que o individuo percebe entre produtividade e alcance de seus objetivos individuais.

    3.      Capacidade de o individuo influenciar seu próprio nível de produtividade, à medida que acredita poder influenciá-lo.

  • Os três principais fatores nessa teoria são: Valência, Expectativa e Instrumentalidade.Valência é a importância colocada na recompensa. Expectativa é a crença de que os esforços estão ligados à performance. Instrumentalidade é a crença de que a performance está relacionada às recompensas. Por exemplo, a expectativa de um vendedor é a sua crença de que um maior número de telefonemas vai resultar em mais vendas (performance). Sua instrumentalidade é que mais vendas (performance) vão resultar em maiores comissões (recompensas). Sua valência é a importância colocada nas comissões (recompensas). Esses três fatores resultam na motivação. Se um desses fatores não existe, a motivação se vai. Se o vendedor não acredita que maiores esforços resultam em melhor performance, não há motivação.Outro aspecto da teoria diz que uma pessoa só aplica esforço se há uma chance de ela alcançar um determinado desempenho (performance). Alcançar essa performance faria com que acontecesse determinada consequência que a pessoa tinha em mente. A performance deve ser alcançável pelo sujeito em questão. Objetivos inalcançáveis são desmotivadores.
  • Fonte: Dynamiclab

    Para Victor Vroom, motivação é o processo que governa a escolha de comportamentos voluntários alternativos.

    O quadro inicial seria aquele de uma pessoa que poderia escolher entre fazer A, B ou C.

    Segundo Vroom, a motivação da pessoa para escolher uma das alternativas dependeria de 3 fatores:

    - do valor que ele atribui ao resultado advindo de cada alternativa (que ele chama de "valência"),
    - da percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação (que ele chama de "instrumentalidade") e
    -
    da expectativa que ele tem de poder obter cada resultado (que ele chama de "expectativa").

     

    Assim, para que uma pessoa esteja "motivada" a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:

    - atribua valor à compensação advinda de fazer essa coisa, (VALÊNCIA)
    - acredite que fazendo essa coisa ela receberá a compensação esperada (INSTUMENTALIDADE) e
    - acredite que tem condições de fazer aquela coisa (EXPECTATIVA)

  • TEORIA DA EXPECTATIVA DE VICTOR VROOM - O indivíduo busca a expectativa (objetivo a ser alcançado) .Só consegue alcançar tal expectativa caso tenha instrumentalidade para tanto (bagagem , base , educação para tal expectativa ).Quanto maior a valência que ele der para expectativa mais chance terá de alcançar a expectativa , ou seja ,quanto mais esforços ele fizer para alcançar o objeivo , quanto maior o valor de importância que ele der para alcançar a  expectativa mais chance terá de alcançá-la.Caso contrário , quanto menos valência ou valor der para a expectativa menos chance terá de alcançá-la

  • Para Vromm o comportamente humano sempre será orientado para resultados, sendo o estado de RECOMPENSA responsável pela alteração significativa do desempenho. Há 3 relações:

    VALÊNCIA - Indivíduo planeja a ação baseado no sentimento de atração pela recompensa (Valência positiva quanto maior o valor da recompensa pela pessoa). PLANEJA A AÇÃO.

    INSTRUMENTALIDADE - Diz respeito a EXECUÇÃO DA AÇÃO,onde seu desempenho será igual a recompensa sobre o resultado.

    EXPECTATIVA - Trata-se do ALCANCE DA AÇÃO, a efetivação da recompensa almejada. No nosso caso, passar no concurso,hehehe...

    Bons Estudos!

  • RESUMINHO:

    - A motivação, segundo a Teoria Contingencial da Motivação de Victor Vroom, depende de 3 fatores:

    1. valor(valência) do resultado;

    2. percepção (instrumentalidade) do resultado;

    3. expectativa (expectância) do resultado.
  • Vroom afirma que a motivação é um produto de 3 fatores, que devem ocorrer simultaneamente:
    Valência - Diz respeito a quanto uma pessoa deseja um resultado específico. É o valor subjetivo relacionado a incentivo ou recompensa.
    Instrumentalidade - É a crença de que a obtenção do resultado está ligada a uma recompensa. Se os esforços do indivíduo forem devidamente recompensados haverá uma relação positiva, caso contrário será negativa.
    Expectativa - A percepção de que o conjunto de esforços o levará ao resultado desejado. É a expectativa de poder alcançar o resultado. 

    Fonte: 
    http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/teoria-da-expectancia-de-vroom.html
  • MACETE

    Victor Vroom  é o VEI.

    Valencia

    Expectativa

    Instrumentalidade


    bons estudos !
  • GABARITO: C

    Pontos centrais da TEORIA DA EXPECTATIVA:

    1. Relação esforço-desempenho (Expectância): trata-se da crença do funcionário de que seu esforço gerará o desempenho esperado e que esse resultado será percebido pela organização em sua avaliação de desempenho;
    2. Relação desempenho-recompensa (Instrumentalidade): trata-se da crença de que ao atingir os objetivos fixados para si, o funcionário receberá recompensas da organização, como remuneração variável, bônus, folgas, etc.;
    3. Relação recompensa-metas pessoais (Valência): trata-se do grau em que as recompensas que o funcionário recebe da organização servem para que ele possa atingir suas próprias metas pessoais.

    Agora vou dar um exemplo bem prático e adequado a nossa realidade, garanto que não vai dar para esquecer mais (rs)!

    Se uma pessoa deseja ter renda para fazer ao menos uma viagem internacional por ano, pode ficar motivada para estudar para um concurso atendidas as seguintes condições:
    1. Se acreditar que o esforço de estudar fará com que faça boas provas (esforço-desempenho); EXPECTÂNCIA
    2. Se acreditar que, fazendo uma boa prova, estará concorrendo em um concurso justo, sem fraudes, e que isso levará à nomeação e consequente recepção de benefícios do trabalho como renda e férias (desempenho-recompensa); INSTRUMENTALIDADE
    3. Se acreditar que, uma vez nomeado, terá recompensas  organizacionais (renda, férias, etc.) o suficiente para atingir a meta pessoal de realizar ao menos uma viagem internacional por ano (recompensa-metas pessoais). VALÊNCIA

    Entendeu agora?! Ficou fácil, não foi!?
  • Muito amor por esses macetes 

  • Partindo desses pressupostos, Vroom descreveu três relações importantes que explicam o processo motivacional:

    a) Valência (relação entre recompensas e metas pessoas; grau de atração): é a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular, o sentimento de atração por uma recompensa, o valor subjetivo que ele atribui ao resultado de cada alternativa. É única para cada pessoa, pois resulta de suas experiências, além de mudar com o tempo.

    b) Instrumentalidade (relação entre desempenho e recompensa ou compensação): é o grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho vai leva-lo à obtenção de um resultado que deseja (como um “instrumento para”). É a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação efetiva.

    c) Expectativa, expectância ou probabilidade subjetiva (relação entre esforço e desempenho): é a relação esforço-rendimento, ou seja, a expectativa que um indivíduo tem de poder obter cada resultado. É medida em termos de probabilidade, o que significa dizer que se o indivíduo não enxergar a possibilidade de que um certo esforço o leve a alcançar o desempenho que deseja, sua expectância será 0 (0%). Por outro lado, se a pessoa tem alta confiança de que seu esforço o levará à conclusão da tarefa, a expectância pode ter valor 1 (100%).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Essa foi fácil, ein galera?! Somente para reforçarmos esses aspectos da Teoria da Expectância de Victor Vroom, são eles: 

    Gabarito: C

  • EXPECTATIVA - esforço x desempenho

    INSTRUMENTALIDADE - desempenho x recompensa

    VALÊNCIA - recompensas x metas pessoais (o certo grau de valor que é dado - é subjetivo)