SóProvas


ID
1519747
Banca
CISLIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O choque é uma síndrome clínica resultante da incapacidade do sistema circulatório de prover adequado fornecimento de oxigênio para atender às demandas metabólicas dos tecidos. Sobre a classificação do choque quanto à etiologia, numere de acordo com as classificações:
1. Choque hipovolêmico.
2. Choque cardiogênico.
3. Choque distributivo.
4. Choque obstrutivo.
( )Resulta da disfunção miocárdica primária e uma de suas causas é o IAM (Infarto Agudo do Miocárdio).
( )Acontece quando há comprometimento do débito cardíaco por obstrução física do fluxo de sangue e uma de suas causas é o tamponamento cardíaco.
( ) Ocorre em função do comprometimento hemodinâmico nos casos de traumatismos ou na faixa etária pediátrica e uma de suas causas é o sangramento agudo.
( ) É caracterizado pela diminuição da resistência vascular sistêmica associado ao aumento compensatório do débito cardíaco e uma de suas causas é a septicemia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) 2 4 1 3.

  • Cardiogênico - causas: arritmias, IAM.

    Obstrutivo: Tamponamento Cardíaco, Pneumotórax Hipertensivo e Embolia Pulmonar.

  • O choque séptico é decorrente de uma infecção grave, disseminada para todo o organismo. Ocorre normalmente em ambiente hospitalar e acomete indivíduos com o sistema imune comprometido ou aqueles que realizaram procedimentos invasivos. Neste tipo de choque, uma infecção local é transmitida a outros tecidos pela corrente sanguínea, adquirindo assim caráter sistêmico (sepse).  

    A hipovolemia é resultante de lesão endotelial e do aumento da permeabilidade capilar causados pela resposta inflamatória sistêmica, a disfunção miocárdica também é comum, dentre outros desencadeamentos. Ou seja, o choque séptico pode ser considerado uma combinação de vários tipos de choque, incluindo o hipovolêmico, o cardiogênico e o distributivo. 

    Cardiogênico - causas: arritmias, IAM.

    Obstrutivo: Tamponamento Cardíaco, Pneumotórax Hipertensivo e Embolia Pulmonar.