SóProvas


ID
151978
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à diferença entre liderança e poder.

I. Os líderes não devem confundir liderança com prestígio e credibilidade, evitando a qualquer custo o uso do poder.

II. O poder é a influência potencial, a liderança envolve o exercício atual do poder. A liderança não deixa de ser um fenômeno de poder.

III. O poder é a capacidade de um agente em produzir determinados efeitos, sendo uma decorrência da relação social entre indivíduos, grupos ou organização em que uma das partes controla a outra.

IV. O poder se define como a capacidade de forçar as pessoas a fazerem coisas apenas por respeito à posição exercida pelo líder, mesmo contra a vontade destas.

V. A autoridade se define como a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que o líder quer, mas estas entendem e aceitam suas decisões.

Alternativas
Comentários
  • O que é Poder?O poder é a capacidade potencial para exercer a influencia sobre outros.Essa capacidade advém de varias fontes de poder e é exercida através da adaptação de estratégias de influências. Tais estratégias podem ser usadas por pessoas situadas em todos os níveis. O seu uso, em cada situação concreta, depende da distribuição do poder entre alvos e agente, assim como das circunstancias. Qual a diferença entre liderança e poder?Segundo Ansari (1990), ambos são processos de influencia. A conexão entre dois reside na influência, e a distinção assenta na ação. Ou seja, enquanto o poder é a influência potencial, a liderança envolve o exercício atual do poder. A liderança não deixa de ser um fenômeno de poder.Poder, liderança e aprendizagem significativa.O poder é a capacidade de um agente em produzir determinados efeitos, sendo uma decorrência da relação social entre indivíduos, grupos ou organização onde uma das partes controla a outra. Na definição de poder existe um destaque também para a indeterminação dos efeitos produzidos, o controle exercido ou a obediência obtida são muito variáveis. Segundo Foucault o poder não existe, o que existe são práticas ou relações de poder.O poder é algo que se exerce, que se efetua, que funciona; ele não pode ser explicado inteiramente quando se deseja caracterizá-lo por sua função repressiva.A distinção entre poder e liderança precisa ocorrer de forma urgente. O líder não se impõe pela força e poder, mas usa o poder da liderança, isto é, o poder da persuasão e a capacidade de influenciar, sabendo mostrar, como um guia, o caminho que ele vê e conhece melhor.A melhor persuasão é o exemplo. É incrível, e lamentável, constatar que já em pleno século XXI ainda existe lideres de alto nível que confundem liderança com uso arbitrário do poder.Autoritários, inacessíveis e distantes, emocionalmente descontrolados, donos da verdade, pois não aceitam qualquer tipo de questionamento. São pessoas no fundo muito inseguras, por isso não conseguem ouvir. São excessivamente transparentes para expressar o que sentem mas não admitem nos outros essa mesma transparência, embora paguem um preço muito alto por isso apesar de não o perceberem ou de não quererem percebê-lo.Enquanto o poder se define como a capacidade de força as pessoas a fazerem coisas apenas por respeito á posição exercida pelo líder, mesmo contra sua vontade; a autoridade se define como a habilidade de levar também as pessoas a fazerem o que o líder quer mas com a diferença marcante, o líder utiliza sua influencia pessoal.Podemos perceber que a influencia exercida sobre as pessoas através de uma liderança é possível tanto fazendo uso do poder quanto da autoridade. Na prática observamos proporções adequadas.
  • Poder e autoridade não tem o mesmo significado. Segundo CHIAVENATO (1987) o poder é um instrumento de influência e a autoridade um poder institucionalizado.

    O processo decisório é uma grande negociação política, reflexo da quantidade de poder concentrado na organização.

    Cada organização possui diversos grupos de interesses, internos e externos, e a tomada de decisão reflete uma negociação contínua desses interesses para manter e/ou reforçar o poder. Estes grupos formam-se em torno de determinados objetivos e interesses particulares. FRENCH e RAVEN citados por STONER e FREEMAN (1995, p.255) identificam cinco bases de poder:

    • Poder coercitivo: baseado na capacidade de punir outrem;
    • Poder de recompensa: baseado na capacidade de recompensar outrem;
    • Poder legítimo: com base na autoridade formal;
    • Poder de especialização: alicerçado no conhecimento diferenciado;
    • Poder de referência: baseado no prestígio atribuído a alguém por pessoa por ele influenciado.
  • então, eu não entendo porque a V está correta... a autoridade, como o colega de cima disse, é algo institucionalizado... deriva do princípio hieráriquico. Eu não a vejo como uma habilidade, de modo algum.
    Alguém ajuda?
  • Respondendo à colega que não entendeu o porquê do item V estar correto:

    é exatamente o que nosso primeiro colega comentou: Enquanto o poder se define como a capacidade de força as pessoas a fazerem coisas apenas por respeito á posição exercida pelo líder, mesmo contra sua vontade; a autoridade se define como a habilidade de levar também as pessoas a fazerem o que o líder quer mas com a diferença marcante, o líder utiliza sua influencia pessoal. 

    Não devemos confundir autoridade com autoritarismo. Eu diria que a autoridade do líder é uma autoridade "moral".

    Concordam?

    Bons estudos!
  • IDALBERTO CHIAVENATO - GESTAO DE PESSOAS - PG 122 

    O poder:  significa um potencial de influência de uma pessoa sobre outras; é a capacidade de exercer influência, embora isso não signifique que essa influência seja realmente exercida. O poder é um potencial influencial que pode ou não ser realizado

    A autoridade (o conceito mais restrito desses todos) é o poder legítimo, isto é, o poder que tem uma pessoa em virtude do seu papel ou posição em uma estrutura organizacional, É, portanto, o poder legal e socialmente aceito.

    Sendo assim não concordo com a colega quando trata de autoridade como sendo algo aceitavel, Autoridade é imposição.
  • As pessoas podem até fazer o que a autoridade define, mas entender e aceitar acho que não.

    Ainda não consegui entender o item V.
  • Também não entendi a assertiva V, visto que líderes formais, v.g., possuem autoridade decorrente de convenção legal ou institucionalizada, mas isso não implica que exerçam influencia sobre os subordinados, tanto o é que os líderes informais possuem tal capacidade.
    A autoridade que os líderes formais exercem é decorrente de convenção, mas isso não implica que suas atitudes sejam entendidas e aceitas pelos subordinados. Caso fosse assim não existiria greve e nem sindicatos !
  • A questão 5 está absolutamente correta 
    Liderar com autoridade é fazer com que os liderados tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito, simplesmente por respeito e admiração ao lider. Não confundam autoridade com autoritarismo.
    Vamos colocar como exemplo uma relação familiar:
    Quando o pai é autoritário, agressivo e enfatiza que tem poder, que é ele quem manda, os filhos o obedecem por medo.
    Quando o pai é firme, inspirador, participativo, respeitador os filhos o obedecem por respeito.
  • Discordo do gabarito!
    O item V fala de autoridade, ms na verdade o conceito que ela colocou foi de LIDERANÇA (Poder)
    A autoridade é a capacidade de mandar devido ao cargo que ocupa, ou seja elas tem q fazer gostando ou nao!

  • Acredito que o item V esteja correto porque não se tratar de uma simples autoridade, mas, sim, de uma figura que, além de ser líder, dispõe de autoridade dentro da organização. Tratar-se, portanto, de um líder com autoridade.

    Vejamos o que o item nos diz: "A autoridade se define como a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que o líder quer, mas estas entendem e aceitam suas decisões.

  • I, IV e V erradas:

     

    I - liderança vem de algum tipo de poder (seja ele lagal/formal ou carismático ou da competência)

     

    IV - no poder legal as pessoas são forçadas, no carismático não (alternativa imcompleta devia ser errada)

     

    V - autoridade não envolve habilidade, vem do cargo... habilidade vem do conhecimento ou do carisma

     

    nao havia alternativa com somente II e III corretas... ai o jeito é chutar entre (d) e (e)... essa FCC...

     

  • Nosso amigo André Tron, falou besteira. GABARITO "E" 

  • pelos conceitos de autoridade trazidos pelos colegas (cocneitos dos autorres citados, não achismo) é EVIDENTE que o gabarito está errado. Autoruidade não é uma habilidade. Autoridade é uma condição. 

  • Pessoal tá comentando com base na semântica e não na teoria.

    Seria bom um professor comentar a questão.

    FCC sendo FCC.