Segundo Chiavenato (1999), Responsabilidade Social é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procuram atingir seus próprios interesses.
Chiavenato (1999) afirma que, as organizações apresentam quatro alternativas de estratégias em termos de comportamento com a Responsabilidade social.
Estratégia proativa - é aquela que preenche todos os critérios de desempenho social, incluindo desempenho discricionário, tendo liderança na iniciativa social. O comportamento organizacional neste nível previne impactos sociais adversos de atividades econômicas das empresas, e algumas vezes, antecipa na identificação e resposta dos aspectos sociais emergentes.
Estratégia acomodativa - é aquela que aceita as Responsabilidades Sociais, tenta satisfazer critérios legais e econômicos e a ética prevalecente, fazendo o mínimo eticamente requerido;
Estratégia defensiva - é aquela que procura proteger organização, fazendo o mínimo legalmente requerido para satisfazer as expectativas sociais;
Estratégia obstrucionista - é aquela que evita a Responsabilidade Social e reflete principalmente prioridades econômicas da organização, combatendo as demandas sociais.