Em nosso dia a dia, ao nos comunicarmos, utilizamos diferentes tipos de comunicação não verbal, são eles:
Paralinguagem
São os sons que não integram o vocabulário da língua utilizada. A maneira de falar, a entonação de voz utilizada durante a comunicação e eventuais pausas nas falas são as formas mais comuns de paralinguagem.
Proxêmica
Está ligada ao uso que o homem faz do espaço a seu redor para se comunicar, ou seja, a proximidade relativa aos interlocutores e suas implicações. O antropólogo Edward T. Hall (1914-2009) definiu quatro distâncias: íntima, pessoal, social e pública.
- A distância íntima permite facilmente o contato físico, pressupõe uma aproximação de até 40 cm. Por vezes, em espaços como num transporte público ou num elevador essa distância é imposta, gerando incómodo e, não raramente, a sensação de invasão.
- A distância pessoal é de cerca de 1,25 m. Permite proximidade mas sem a sensação de desconforto.
- A distância social caracteriza-se por um relacionamento impessoal e pode ir até 3,60 m. Muitas vezes é composto por algum elemento que cause uma barreira física, como por exemplo uma mesa.
- A distância pública excede os 3,60 m. O contato físico ou próximo é excluído, obrigando quem comunica a se exprimir em voz alta, entre outros aspectos.
Cinésica
Trata-se dos movimentos que realizamos com todas as partes de nosso corpo, também chamada de linguagem corporal. Expressões faciais, postura corporal e gestos fazem parte da comunicação cinésica. Quaisquer outros gestos que acompanhem os atos linguísticos se enquadram nesta categoria.
Características físicas
Neste tipo de comunicação não-verbal entram adereços, vestimentas, aspectos físicos e o impacto provocado por eles no interlocutor. Em suma, a comunicação por características físicas nada mais é do que a primeira impressão que causamos no outro.
ALVO > E
Aqui vai um alerta importante.
Você possivelmente pode ter confundido com outra palavrinha parecida: SINESTESIA (Grafada com S)
# SINESTESIA: é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica. https://conceito.de/cinestesia
# CINESTESIA: sentido da percepção de movimento, peso, resistência e posição do corpo, provocado por estímulos do próprio organismo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Sinestesia