A interdependência de tarefas é o grau em que o trabalho desempenhado por um membro de um grupo influencia o trabalho desempenhado pelos outros membros.
Interdependência de tarefas conjuntas é a interdependência que existe quando os membros do grupo dão contribuições separadas e independentes ao desempenho do grupo. O desempenho geral desse grupo é a soma do desempenho de cada indivíduo. Ex: Grupo de vendedores em uma loja de departamentos.
Interdependência de tarefas sequenciais é a interdependência que existe quando os membros do grupo devem executar tarefas específicas em uma ordem predeterminada. Isso ocorre, pois certas tarefas precisam ser executadas antes das outras. Assim, o que um trabalhador faz afeta o trabalho dos outros. Ex: Linhas de montagem e processos de produção em massa.
Interdependência de tarefas recíprocas é a interdependência que existe quando o trabalho realizado pelos membros do grupo, individualmente, depende totalmente do trabalho desempenhado pelos outros membros, ou seja, os membros do grupo precisam trocar informações, interagor intensamente uns com os outros e coordenar seus esforços para que o grupo atinja seus objetivos. Ex: Equipes da alta gerência e equipes autogerenciadas.
Fonte: Administração Contemporânea, JONES, Gareth R., 2008
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a interdependência. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla o tipo que se aplica ao enunciado.
De acordo com o modelo de Wagner e Hollenbeck (2009), a interdependência no ambiente de trabalho pode se manifestar das seguintes formas:
- Agrupada: é aquela que acontece entre os indivíduos que procuras os recursos da mesma fonte (comum), porém, eles mesmos não tem muita coisa em comum. Neste caso, não há a necessidade de muita interação social, ou de nenhuma.
- Sequencial: neste caso existe uma dependência de uns para com aqueles que lhes antecederam. os indivíduos acabam dependendo de outros que não dependem deles.
- Recíproca: existe uma ligação bidirecional que une o grupo, de modo que uns dependem dos outros, necessariamente.
- Inclusiva: bem semelhante a interação recíproca, porém, com a diferença de apresentar interações mais intensas, duradouras e frequentes.
Com base nas alternativas apresentadas, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
WAGNER, John A. HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009