SóProvas


ID
152005
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A estratégia de gestão de pessoal que permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização é o modelo

Alternativas
Comentários
  • 1) Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço:
    As necessidades de pessoal são uma variável dependente da procura estimada do produto ou do serviço. A relação entre as duas variáveis - número de funcionários e procura do produto/serviço - é influenciada por variações na produtividade, tecnologia, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e disponibilidade de pessoas na organização. Este modelo utiliza previsões ou extrapolações de dados históricos e está voltado para o nível operacional da organização. Não considera fatos imprevistos, como estratégia de concorrentes, mercado de clientes, greves, falta de matéria-prima, etc.

    2) Modelo baseado em segmentos de cargos:
    Também está restrito ao nível operacional da organização. É o modelo de planejamento de pessoas utilizado por empresas de grande porte. O modelo consiste em: escolher um fator estratégico, como nível de vendas, volume de produção, plano de expansão, cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal; estabelecer os níveis hierárquicos (passado) e futuros para cada fator estratégico; determinar os níveis históricos da força de trabalho para cada unidade; projetar os níveis futuros de força de trabalho para cada unidade.

    3) Modelo de substituição de postos-chave:
    Trata-se de uma representação visual de quem substitui quem na eventualidade de alguma possível vaga futura dentro da organização. A montagem do sistema requer organograma com informações fornecidas pelo sistema de informação gerencial. Cada colaborador é classificado em 3 alternativas de promovabilidade: pronto para promoção imediata; requer maior experiência no cargo atual; com substituto já preparado.

    4) Modelo baseado no fluxo de pessoal:
    Mapeia o fluxo de pessoas para dentro, através e para fora da organização. A análise histórica do movimento de entradas, saídas, promoções e transferências internas de colaboradores permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal, se não houver mudanças no contexto.

    5) Modelo de planejamento operacional integrado:
    Leva em conta 4 fatores ou variáveis: volume de produção planejado; mudanças tecnológicas que alteram a produtividade do pessoal condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela; planejamento de carreiras. Do ponto de vista do fluxo interno o planejamento operacional estratégico leva em conta a composição mutável da força de trabalho, acompanhando as entradas e saídas de pessoas, bom como a sua movimentação dentro da organização.

    Fonte: Chiavenato - Gestão de Pessoas