SóProvas


ID
152026
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na seleção por competências, utiliza-se, preferencialmente,

Alternativas
Comentários
  • O modelo mais atual de seleção praticado no mercado é a Seleção por Competências. O papel do selecionador é identificar o perfil de competências técnicas e comportamentais que o cargo precisa e obter as ferramentas para aplicar nos candidatos e identificar qual, entre todos os candidatos tem o perfil de mais compatível com a necessidade do cargo.A ferramenta mais utilizada para seleção é a Entrevista comportamental com foco em competências.Correta: E
    Fonte: http://www.gestaoporcompetencias.com.br/
  • Só complementando a informação da colega Carla:
    As perguntas comportamentais com foco em competências têm as seguintes características:

    1. PERGUNTAS ABERTAS, investigando competências específicas;
    2. Perguntas com verbos de ação no passado, investigando EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELO AVALIADO;
    3. PERGUNTAS SITUACIONAIS, abordando situações onde se faz necessária a presença da COMPETÊNCIA INVESTIGADA.
  • Sobre seleção de competências há algumas restrições quanto à aplicação dos métodos de seleção das instituições privadas na administração pública. Na administração pública não se pode adotar os métodos de entrevistas, por exemplo, pois isto fere princípios da administração pública. Mas, para matarmos esta questão basta nos remetermos aos métodos de identificação de competências, um destes métodos é o da entrevista estruturada, que é uma entrevista comportamental, pois busca elementos do comportamento para identificar competências. Sendo assim, o gabarito é a alternativa E.

    Fonte: Prof. Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br
  • b) O mais famoso teste de personalidade foi criado por Rorschach. Consiste em 10 pranchas, cada uma das quais com uma mancha de tinta simétrica. Algumas pranchas são a preto e branco, outras a cor. o indivíduo a convidado a dizer o que "vê" na mancha, assim como em todos os seus detalhes. Trata-se de um teste projetivo da personalidade. Na interpretação pessoal destes estímulos ambíguos o indivíduo revela o seu modo particular de estruturar o mundo,  a sua personalidade. 

    Os testes de personalidade procuram revelam as estruturas psíquicas de uma pessoa, através da interpretação que essa pessoa dá, por exemplo, a uma imagem  ambígua ou  através da criação de desenhos. Deste modo o sujeito projeta a sua própria organização interna na interpretação que faz ou no desenho que lhe é solicitado.