SóProvas


ID
152041
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças

Alternativas
Comentários
  • Nadler, Shaw,

    Walton e cols.

    (1995)

    Incremental/Contínua

    Continuação do padrão existente, podem ter dimensões

    diferentes, mas são realizadas dentro do contexto atual

    da empresa.

    Descontínua

    Mudança do padrão existente, que ocorre em períodos de

    desequilíbrio e envolve uma ou várias reestruturações de

    características da empresa. 


    mudança descontínua - Para Nadler e colaboradores, essas são mudanças que

    acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio

    na vida das organizações. Nesse tipo de mudança, ao invés de buscar melhorias

    incrementais no seu desempenho, a organização está em busca de uma nova

    reconfiguração, envolvendo novas estratégias, atividades/missão, organização dos

    processos, estrutura e pessoas. 

  • Eu fiquei em dúvida entre a A e a D.

    Porque quanto à relação da organização com o ambiente, as mudanças podem ser reativas ou voluntárias. As reativas são aquelas que que servem de resposta às mudanças ocorridas no ambiente.
    Mas como a questão fala de resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações, trata-se do ambiente interno da organização e não externo. Sendo assim, a letra D responde melhor.

    Seria esse o raciocínio?

  • Nadler, Shaw,Walton e cols.(1995)
     
    Descontínua:
    Mudança do padrão existente, que ocorre em períodos de desequilíbrio e envolve uma ou várias reestruturações de características da empresa.
    Para Nadler e colaboradores, essas são mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações. Nesse tipo de mudança, ao invés de buscar melhorias incrementais no seu desempenho, a organização está em busca de uma nova reconfiguração, envolvendo novas estratégias, atividades/missão, organização dos processos, estrutura e pessoas

    Incremental/Contínua:
    Continuação do padrão existente, podem ter dimensões diferentes, mas são realizadas dentro do contexto atual da empresa.
    Em oposição a mudanças descontínuas, observa-se também a ocorrência de mudanças em períodos de equilíbrio, visando a melhoria da eficiência e desempenho da organização. Esse outro tipo de mudança, são mais focadas em melhorias de sistemas específicos da organização, existindo continuidade nos padrões gerais de funcionamento da organização. A identidade, valores e missão da organização não são alteradas, constituindo-se como que uma fronteira e limite para a mudança.

    Fonte: http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/art_cie/art_25.pdf
  • Pois é, a A confunde mesmo... talvez o erro dela seja "orientação mais tradicionalista".
  • Comentários:   (A) reativas, voltadas a garantir a sobrevivência da organização, e de orientação mais tradicionalista: as mudanças reativas referem-se às mudanças não planejadas. Neste caso, as organizações são surpreendidas por eventos externos, restando-lhes apenas a opção de, se houver tempo, reagir a eles, ou sucumbir.   (B) contínuas, que respondem a padrões tradicionais de funcionamento das organizações: não pressupõe responder padrões tradicionais e sim, se uma mudança é constante, que podem ser pequenos avanços cotidianos. Alternativa errada!   (C) criativas, que têm alta capacidade de mudar os padrões organizacionais e o próprio contexto de atuação de empresa: o tipo de mudança capaz de mudar os padrões é a descontínua. Alternativa errada!   (D) descontínuas, que visam uma nova reconfiguração, envolvendo novas estratégias e missão para a organização: a descontínua mudança do padrão existente, que ocorre em períodos de desequilíbrio e envolve uma ou várias reestruturações de características da empresa inclusive a missão, estratégia, objetivos. Percebam aqui, nessa alternativa, a visão de dois autores (Silva; Nadler). Alternativa correta!   (E) incrementais, mais focadas em melhorias de sistemas específicos, existindo descontinuidade nos padrões gerais de funcionamento da organização: a incremental está voltada para a mudança na arquitetura da organização e não de sistemas específicos. Alternativa errada!     GESTÃO DE PESSOAS - TST  PROFESSORAS: ANGÉLICA DE CARVALHO E MARIANA LIMA PONTO DOS CONCURSOS
  • Tushman e Romanelli (1985) desenvolveram um referencial de mudança organizacional para descrever a mudança através do tempo. A evolução organizacional é descrita por períodos de mudança incremental (evolucionária), pontuados por períodos de mudança descontínua (revolucionária).

    As mudanças incrementais são pequenas, acontecem nos períodos de equilíbrio da organização e promovem uma continuidade ajustando os componentes da organização – estratégia, estrutura, pessoas e processos (NADLER e TUSHMAN, 1995).


    Para Tushman, Newman e Romanelli (1986) as mudanças que provocam quebra de padrões ocorrem em resposta ou antecipação a relevantes mudanças ambientais as quais requerem mais do que alinhamentos incrementais. De acordo com os autores, a mudança descontínua brota a partir de uma ou mais combinações dos aspectos: descontinuidades do setor, mudanças no ciclo de vida dos produtos e dinâmica interna das empresas.


    Nadler e Tushman (1995) consideram que as mudanças descontínuas são intercaladas por mudanças incrementais, entretanto, a mudança descontínua não pode ser caracterizada como uma sucessão ou conjunto de mudanças incrementais que acabam gerando uma grande mudança na organização.


    Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos06/725_artigo%20yes%20SEGET.pdf