SóProvas


ID
152047
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo de diagnóstico organizacional, não basta conhecer o ambiente externo, é preciso conhecer as condições internas da empresa e, prioritariamente,

Alternativas
Comentários
  • A importância do diagnóstico organizacional:

    Realizar um diagnóstico organizacional é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma.
    Consiste numa análise minuciosa da organização cujo propósito é levantar todas as características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
    Um diagnóstico é cabível tanto nos bons como nos maus momentos de uma empresa. É um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios.
    Ao se realizar um diagnóstico numa empresa sã, as decisões serão mais importantes e fundamentais, similarmente seria como diagnosticarmos uma doença em fase inicial e tratá-la a tempo.
    Um diagnóstico empresarial pode contribuir para uma melhor tomada de decisão, pois é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e define um roteiro geral do processo de decisão, não se trata de uma avaliação técnica, mas de um procedimento que habilita o empresário a obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio.
    Ao finalizarmos um diagnóstico numa empresa, faz-se necessário a concordância da direção, dos problemas levantados, se apresentam caráter de gravidade e urgência, exigindo rápida intervenção e estudando propostas das soluções a adotar.
    O conjunto do trabalho de análise deverá se desenvolver em um clima de inteira confiança- mútua e permanente.
    Um diagnóstico empresarial tem como objetivo elaborar um inventário dos pontos fortes e fracos de uma empresa em todos os seus aspectos. A tomada de decisão caberá ao dirigente da empresa, podendo prosseguir ou parar sua ação, então não será um diagnóstico que poderá piorar o estado de uma empresa, é necessário coragem em visualizar a importância da mudança e suas conseqüências.
    O Consultor empresarial é o agente de mudança externo à empresa, que através de um processo interativo, assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais de uma empresa na tomada de decisão.
    Na elaboração de um diagnóstico o consultor é a peça chave, pois através de suas análises, na coleta de informações, identificará os problemas , determinará suas causas, avaliará os recursos humanos e suas qualificações, na busca de soluções adequadas.
    Cabe ao empresário decidir se quer realmente mudar, se deseja vida nova, deverá permitir extrair às “ervas daninhas” que estão impedindo o seu crescimento, e renovar sua decisão de sobrevida, é doloroso, porém é a melhor resposta contra a crise.
    Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1715198
  • Não concordo como gabarito, entendo que antes de definir a missão e a visão organizacional...é preciso conhecer as condiçoes internas como o próprio texto da questão exemplifica!

    • "Conforme a Trevisan Consultores o diagnóstico organizacional auxilia os gestores em seu processo decisório e minimiza os riscos. Ele permite compreender a empresa através da análise de seguintes dimensões: estratégia, estrutura organizacional, tecnologia da informação, processos, recursos humanos, econômico-financeiro, informações gerenciais e infra-estrutura. A partir do exame dessas oito variáveis será possível identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria..."
    • "O diagnóstico é realizado por meio da aplicação de um amplo questionário no qual são levantadas as impressões dos funcionários a respeito de questões abrangentes, tais como a prática do planejamento e da gestão, a estrutura organizacional e seu funcionamento, os recursos humanos, as sistemáticas de comunicação e informatização existentes, a visão estratégica da organização; assinalando-se seus pontos fortes e fracos e as medidas adotadas para a solução de problemas. Também são pesquisadas as percepções e expectativas dos principais clientes externos quanto ao seu relacionamento com a empresa."
  • Concordo com a colega Karla, antes de definir a missão da empresa e preciso um amplo conhecimento de suas pontencialidades e deficiências internas, somente com esse diagnóstica será possível traçar objetivos mais amplos para empresa. Em relação a visão isso fica mais claro, pois a visão é o que a empresa pretende ser no futuro, o ideal empresarial desejado a longo prazo, que será alcançado com a correção ou eliminação de seus pontos fracos e ênfase nos pontos fortes da organização.

  • <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

    COMENTÁRIO: B

    Diagnóstico da situação estratégica ou posição estratégica da organização. É o ponto de partida para a elaboração do plano estratégico. Este diagnóstico procura focalizar cinco elementos essenciais: objetivos, mercados, produtos e serviços, vantagens competitivas e desempenho.

    a) Objetivos:

    Os objetivos focalizados na análise da situação atual SÃO DEFINIDOS EM PRIMEIRO LUGAR no nível estratégico, e compreendem a Missão, o Negócio e a Visão.

  • Excelente KEDMAN...

    Pra ficar perfeito só faltou colocar o autor. Fiquei curioso aqui... 

    Abs,

    SH.
  • Questão passível de recurso para anulação.
    No processo de diagnóstico organizacional não é preciso definir prioritariamente a missão e visão organizacional. Esse seria o próximo passo para um planejamento estratégico, lembrando os passos do planejamento estratégico (não são regras esses passos): pré-diagnóstico, sensibilização, "diagnóstico estratégico", definição da base estratégica corporativa ou diretrizes organizacionais, definição de estratégias, definição de planos de ação, definição de recursos, implementação e monitoração, avaliação e controle.
    No diagnóstico, resumindo, busca-se analisar a instituição ou determinado processo como um todo, especificando desvios de desempenho, analisando condições internas e externas (SWOT), para depois diagnosticar sintomas de procedimentos não adequados ou que poderiam estar mais delineados com as necessidades da organização.
    Após essa etapa, entraria-se na fase de definição das diretrizes e bases estratégicas, fase onde se definiria a missão, visão, negócio e, consequentemente, slogan, valores e objetivos para a organização. 
  • no que se refere a letra a, seria impossível em pouco tempo conhecer a cultura organizacional que permeia a empresa, visto que só se conhegue perceber a cultura de uma organização depois de um certo tempo. não é algo imediato.
  • Pessoal como a FCC transforma essa matéria indecifrável, decidi então deixar os livros um pouco de lado e fazer um bom número de questões da FCC sobre Gestão para ver se rendo mais.
    Bom, agora comentando a questão sendo objetivo:

    Fazendo questões achei uma(não lembro bem o número dela) que falava exatamente desse processo abordado, antes de mais nada, para que uma empresa conheça o ambiente interno e externo ela deverá aplicar o diagnóstico que pode ser chamado de ANÁLISE SWOT, ou seja os pontos fracos e fortes( internos) e as ameaças e as oportunidades( externas).
    Porém antes de aplicar a análise SWOT, deverá a empresa
    definir as metas e os objetivos, mas antes de tudo isso deverá definir a missão e a visão! resumindo:

    1- Definição da missão e da visão da empresa;
    2- Definição de metas e objetivos;
    3- Análise SWOT.

    Bom pessoal não sei bem em que autor a FCC se baseou, porém se é isso que ela afirma, então acatemos!!!

    Que sejamos aprovados!!! Abç!
  • Caros amigos, por favor não devemos complicar, observe que, acima de tudo, uma organização no seu planejamento, mais especificamente no seu diagnóstico, deve analisar a situação atual. É preemente, por óbvio, que a razão de ser e o nível mais alto que a empresa almeja devem ser definidos no planejamento. Estes aspectos são respectivamente a missão e a visão. Lembrem-se que com base nelas eu posso descobrir a forma de atuação da empresa, bem como definir a cultura organizacional que se espera.
    Bons estudos
  • Esta questão a gente pode fundamentar com a leitura de Alice no pais das maravilhas, do trecho abaixo:
    Então eles têm o seguinte diálogo

                - Eu queria saber que caminho? tomar, pergunta Alice.

                - Isso depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato tranquilamente.

                - Realmente não importa, responde Alice.

                - Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato taxativo
    fonte:http://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/artigos/gestao-de-pessoas/quando-nao-se-sabe-para-aonde-vai-qualquer-caminho-serve

    A maioria dos autores que tratam do tema cita esta passagem, então, GAB:B
  • Oi, pessoal!

    A pegadinha da questão está no final da frase " prioritariamente''.
    As fases do processo de planejamento são as seguintes:

      1 definir a missão / visão / valores
      2 definir os objetivos / metas
      3 analisar a situação atual ( diagnóstico)
      4 estabelecer as estratégias  ( caminhos )
      5 comparar as estratégias
      6 escolher as melhores estratégias
      7 implementar  e avaliar  os resultados

    portanto letra b

    um abraço
  • Há autores que invertem a ordem do processo de planejamento, acho que deveriam citar o autor para ter certeza da ordem pedida na questão. 

  • No meu mundo, quando se faz um diagnóstico, a missão e a visão da organização já existe há muito tempo...

  • O céu é azul porque Deus mora no céu e Deus é um substantivo masculino...

  • Alex, concordo plenamente com você.

  • A gestão de suprimentos está constantemente monitorando seu ambiente externo e interno.

    Com esse pensamento, dentro do ambiente externo, são dadas abaixo 3 sentenças. Analise-as:

    I.Dentro do ambiente externo é preciso observar e interagir com a movimentação do mercado,

    II.Dentro do ambiente externo é preciso observar as condições da mão de obra disponível no mercado,

    III.Dentro do ambiente externo é preciso conhecer novos produtos e monitorar os atuais e as demais condições propostas externamente.

    Indique a alternativa que faz uma afirmação CORRETA sobre estas três sentenças:

     

     

    a.

     

    Somente I é verdadeira

     


    b.

     

    Somente II é verdadeira

     


    c.

     

    Somente III é verdadeira


    d.

    Somente I e II são verdadeiras

     


    e.

    Somente I, II e III são verdadeiras

     

     

    Alguém sabe?????

  • Na abordagem de Djalma de Oliveira, temos:

    Fase I - diagnóstico estratégico Fase II - Missão da empresa Fase III - instrumentos prescritivos e quantitativos

    Fase IV - Controle e avaliação. 


    Na assertiva B fala da missão sendo parte do diagnóstico, mas na verdade é uma fase posterior. Gostaria da fonte do autor que desmentiu Djalma de Oliveira.