SóProvas


ID
1521286
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação ao emprego correto dos pronomes em destaque, marque C para certo, E para errado e, em seguida, assinale a alternativa com a seqüência correta.

(   ) Meu pai trouxe chocolates para mim comer.
(   ) A professora ficou aborrecida com nós todos.
(   ) É melhor que não pairem dúvidas entre ti e ele.
(   ) Esse dinheiro é para ti pagares tua faculdade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B
        Os pronomes pessoais do caso oblíquo são aqueles que, nas orações, desempenham as funções de complemento verbal (objeto direto ou indireto) ou complemento nominal; não podem, por exemplo, desempenhar função de sujeito. Assim, em Meu pai trouxe chocolates para mim comer, o correto é substituir mim por eu, pronome este que pode desempenhar função de sujeito. O falante freqüentemente é levado a cometer esse erro em função da presença da preposição, pois os pronomes oblíquos tônicos são sempre regidos de preposição. Há, entretanto, construções em que a preposição, apesar de surgir anteposta a um pronome, rege a oração inteira, e não o pronome. Em tais situações, se o sujeito for um pronome, deverá ser do caso reto. Enquadra-se ainda nesse caso a frase Esse dinheiro é para ti pagares tua faculdade, na qual, ao invés de ti, deveria ter sido empregado tu.
        A combinação da preposição com com alguns desses pronomes originou as formas comigo, consigo, contigo, conosco e convosco. Tais formas devem ser substituídas, no entanto, por com nós e com vós quando os pronomes pessoais são reforçados por palavras como outros, mesmos, próprios, todos, ambos ou algum numeral. Portanto, a frase A professora ficou aborrecida com nós todos está correta.
        As preposições essenciais introduzem sempre pronomes oblíquos tônicos, nunca pronomes do caso reto — exceto nos casos já mencionados. Por essa razão, em É melhor que não pairem dúvidas entre ti e ele, o pronome foi empregado com correção.

    Referência: http://www.portalvale.com.br/aeronautica/provasresolvidas/eagsb12010/gabprov_eagsb_12010_sob.pdf

  • Letra: B

    (E) Meu pai trouxe chocolates para mim comer. (C) Meu pai trouxe chocolates para EU comer.

    (C) A professora ficou aborrecida com nós todos. (C) A professora ficou aborrecida conosco.

    (C) É melhor que não pairem dúvidas entre ti e ele. 

    (E) Esse dinheiro é para ti pagares tua faculdade. (C) Esse dinheiro é para TU pagares tua faculdade.

  • Bizu na letra B:

    T- TODOS

    A- AMBOS/ APOSTO EXPLICATIVO

    M- MESMOS

    N- NUMERAL

    P- PRÓPRIOS

    O- OUTROS/ ORAÇÃO ADJETIVA

    Usa-se com nós/vós, todos os outros casos conosco/convosco.

    GABARITO LETRA B

  • O pronome, quando exerce função de sujeito, deve ser do caso reto (a exceção são as orações infinitivo-latina e gerundial latina). Note que na frase "Meu pai trouxe chocolates para mim comer", "mim" é sujeito do verbo "comer". Por isso, deve ser substituído por "eu".