SóProvas


ID
1523881
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O código de boas práticas de governança corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) destaca uma série de práticas que, adotadas por uma entidade, são consideradas como boas práticas de governança, favorecendo a redução da assimetria informacional entre gestores e stakeholders. Essas práticas propostas apresentam objetivos, aplicáveis à gestão pública governamental, entre os quais:

Alternativas
Comentários
  • “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor  da organização, facilitando seu acesso ao capital (entenda: diminuir o custo de capital e também aumentar o desempenho) e contribuindo para a sua longevidade.”


    http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17

  • aprendemos que os objetivos gerais da Governança Corporativa vistos sob a ótica de suas aplicações na gestão pública governamental são:

              a) Aumentar o valor da sociedade, que se traduz em melhorar a qualidade de vida e as características daquele local, fazendo com que seja percebido como um bom lugar para se morar ou investir, o que certamente fará com que o preço dos imóveis suba, agregando valor para os proprietários.

              b) Facilitar o acesso ao capital, reduzindo o seu custo, pelo fato de que, quanto mais saudável financeiramente, mais fácil ao poder público tomar emprestado por meio de títulos públicos.

              c) Contribuir para a perenidade (longevidade), que deve ser percebido não pela existência a longo prazo do ente governamental, mas pela longevidade dos serviços públicos colocados à disposição da sociedade. Ou seja, a perenidade não está ligada ao desaparecimento do ente público, mas aos serviços que ele produz.

              Logo, nosso gabarito está na letra C.

    Gabarito: alternativa C.