SóProvas


ID
1523998
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca das autarquias, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    As autarquias são detentoras, em nome próprio, de direitos e obrigações, poderes e deveres, prerrogativas e responsabilidades. Ademais, em razão de sua personalidade, as atividades que lhes são trespassadas, os fins e interesses que perseguem são próprios, assim como são próprios os bens que possuem ou que venham a possuir. Tudo isso porque, diz Celso Antônio Bandeira de Mello “a autarquia tem administração própria, órgãos próprios, patrimônio próprio, recursos próprios, negócios e interesses próprios, direitos, poderes e responsabilidades próprias”. Com tais características, é notório que não se subordinam hierarquicamente à Administração Pública que as criou, embora se coloquem, naturalmente, sob seu planejamento geral, conforme se infere do disposto no parágrafo único do art. 4 do Decreto-Lei federal n. 200/67.

  • Vamos ao exame de cada opção:

    a) Errado:

    O controle externo exercido pelo Legislativo sobre os atos do Poder Executivo abrange toda a Administração Pública, inclusive as entidades que compõem a administração indireta, o que pode ser depreendido da norma do art. 49, X, da CRFB;88:

    "Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    (...)

    X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta;"

    Ora, considerando-se que as autarquias integram a administração indireta, obviamente sujeitam-se ao sobredito controle externo a cargo do Parlamento.

    b) Errado:

    Em rigor, autarquias são criadas diretamente por lei, a ter do art. 37, XIX, da CRFB/88, in verbis:

    "Art. 37 (...)
    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;"

    c) Errado:

    Como dito acima, as autarquias são integrantes da administração indireta, e não da direta, o que pode se extraído da norma do art. 4º, II, "a", do Decreto-lei 200/67, que assim enuncia:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    (...)

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;"

    d) Errado:

    Em se tratando de descentralização por outorga legal, o entendimento prevalente na doutrina é na linha de que, como a criação das autarquias se dá por meio de lei, a transferência que se opera não é apenas da execução, mas sim da própria titularidades das atividades e serviços que serão realizados.

    e) Certo:

    Como as autarquias são entidades dotadas de personalidade jurídica própria, sendo, pois, sujeitos de direito, bem como possuindo autonomia administrativa, está correto sustentar que "são detentoras, em nome próprio, de direitos e obrigações, poderes e deveres, prerrogativas e responsabilidades."


    Gabarito do professor: E

  • Comentário:

    a) ERRADA. As autarquias, assim como todas as demais entidades da administração indireta, estão sim sujeitas ao controle externo do Poder Legislativo, que é exercido com o auxílio do respectivo Tribunal de Contas, nos termos do art. 71 da Constituição Federal.

    b) ERRADA. As autarquias, por serem entidades administrativas com personalidade jurídica de direito público, são criadas e extintas por lei específica, nos termos do art. 37, XIX da Constituição Federal.

    c) ERRADA. As autarquias são entidades da administração indireta.

    d) ERRADA. As autarquias, assim como as demais entidades da administração indireta, são criadas por descentralização por serviços, também chamada de descentralização funcional, técnica ou por outorga, em que há a transferência não apenas da execução, mas também da titularidade do serviço.

    e) CERTA. As autarquias são entidades administrativas, ou seja, possuem personalidade jurídica própria. Logo, são titulares de direitos e obrigações próprios.  

    Gabarito: alternativa “e”

  • Sobre a alternativa D, é válido ressaltar que existem duas formas de descentralização: outorga e delegação.

    No caso das autarquias, de forma geral, a Administração provoca a descentralização por outorga, isto é, a transferência da execução e da titularidade de determinado serviço público.

    Por outro lado, a Administração Pública permanece com a titularidade do serviço público nos casos de descentralização por delegação, transferindo, entretanto, a execução.

    Outro ponto a ser lembrado é que a outorga se dá por lei; a delegação, por contrato.