SóProvas


ID
152425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A eleição do presidente de uma associação esportiva é realizada em dois turnos. No primeiro turno, cada sócio é consultado e indica um nome de sua preferência, escolhido entre os seus pares e que satisfaça os requisitos estabelecidos. Concorrem como candidatos no segundo turno os cinco sócios que receberem mais indicações no primeiro turno. O presidente é então escolhido, desse conjunto de cinco candidatos, pelos membros de um colégio eleitoral formado pelos sócios Edmundo, Gilvan, Roberto, Cláudio e Lourenço. O presidente eleito é aquele que recebe a maioria simples dos votos secretos do colégio eleitoral. Nas últimas eleições dessa associação esportiva, no primeiro turno, foram indicados os candidatos Antônio, Benedito, Carlos, Douglas e Eduardo. Para o segundo turno, um dos sócios analisou a conjuntura e formulou as afirmações seguintes.

I Se Edmundo votou em Antônio, então Gilvan não votou em Benedito.

II Se Cláudio não votou em Douglas, então Edmundo votou em Antônio.

III Nem Roberto votou em Carlos, nem Lourenço votou em Eduardo.

IV Gilvan votou em Benedito ou Roberto votou em Carlos.

Com base nessas informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pra quem quiser assistir, o professor explica de uma maneira muito clara e didática. Segue o link]

    http://www.youtube.com/watch?v=Q95LkjC5Ivk

  • É bom sempre começarmos pela conjunção, pois facilita muito o desenvolvimento da questão.  Uma proposição composta, formada por duas proposições simples ligadas pelo conectivo "e", só será verdadeira quando as duas proposições simples forem verdadeiras.

    III - Nem Roberto votou em Carlos, nem Lorenço votou em Eduardo = Roberto não votou em Carlos (V) e Lorenço não votou em Eduardo. (V)  As duas tem que ser verdadeiras para a afirmação ser verdadeira.

    Sabendo disso, o resto fica fácil.

    IV - Como ROberto não votou em Carlos (V), a proposição Roberto votou em Carlos é (F).  Logo, Gilvan votou em Benedito tem que ser verdadeira (V), pois para uma proposição composta formada pelo conectivo "ou" ser verdadeira, basta que uma das proposições sejam verdadeiras.

    I - Dizer que Gilvan não votou em Benedito está falso. Logo, como se trata de uma condicional, a primeira proposição obrigatoriamente terá de ser falsa.  Eñtão, "Edmundo votou em Antonio" está falso também.

    II - A segunda proposição afirma que Edmundo votou em Antonio, e já foi dito que isso é falso.  E como se trata de uma condicional novamente, a primeira proposição tem que está falsa para a proposição composta ser verdadeira.  Então podemos concluir que "Claudio não votou emDouglas é falso".  E se essa proposição é falsa, Claudio votou em Douglas é verdadeiro.


    Tentei ajudar com um pouco de pressa. Desculpe pela falta de organização das ideias. 





     

  • Comece pela premissa abaixo, daí é só ir seguindo considerando os valores para que o resultado de cada proposição dê sempre verdade.

    III Nem Roberto votou em Carlos, nem Lourenço votou em Eduardo. 
    ficaria assim:

    I-  F -> F= v

    II - F -> F = v

    III - V e V= v (ponta-pé inicial)

    IV - V ou F= v

     

    observe que nenhumas das alternativas se contradizem.

  • Adoro essas questões que uso tudo que aprendi de silogismo :)