SóProvas


ID
1524517
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


Texto I .


                                   Anel lê textos “em voz alta" para deficientes visuais

                   Invenção do MIT promete ler textos impressos “em voz alta". É o fim do Braile?

    Pesquisadores do Laboratório de Mídia do MIT estão desenvolvendo um anel capaz de ler textos impressos em voz alta. A ideia é ajudar deficientes visuais a lerem sem precisarem apelar para o Braile. Batizado de FingerReader, ele funciona através de uma câmera capaz de analisar o texto. Para ativá-lo, basta passar o dedo por cima das palavras.
    Para tornar o método eficiente, o aparelho tem o que os cientistas chamam de “retorno háptico": ele ajuda o usuário a manter o dedo em linhas retas através de vibrações quando os dedos se afastam das linhas e faz a mesma coisa quando alcança o fim de uma linha.
    Além de ajudar deficientes visuais, os pesquisadores também esperam que ele seja capaz de traduzir textos de diferentes línguas.
    Até o momento, o aparelho tem uma voz robótica, mas os seus desenvolvedores afirmam que se trata apenas de um protótipo e que a versão ideal teria uma voz mais agradável.

                                             (Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 04/2014.)

O trecho “Além de ajudar deficientes visuais, os pesquisadores também esperam que ele seja capaz de traduzir textos de diferentes línguas.” (3º§), tem o sentido original e a correção gramatical preservados na paráfrase a seguir:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes, gabarito "e"

  • A questão pede para encontrarmos a paráfrase com o mesmo Sentido e Correção gramatical.

    Temos que levar em consideração que as Conjunções são muito poderosas no que se refere à alternância de sentidos. Vamos ver: O sentido da frase original é de Adição, percebam os Advérbios de Inclusão.

    Além de ajudar deficientes visuais, os pesquisadores também esperam que ele seja capaz de traduzir textos de diferentes línguas.


    a) Para ajudar deficientes visuais, os pesquisadores também esperam que ele seja capaz de traduzir textos de diferentes línguas. - "Para" sugere Conjunção Subordinativa de Finalidade.


    b) Além de ajudar deficientes visuais, os pesquisadores também esperam que sejam capazes de traduzir textos de diferentes línguas. - Aqui o erro está na mudança de sentido do trecho grifado.


    c) Portanto, além de ajudar deficientes visuais, os pesquisadores esperam que ele seja um tradutor de textos de diferentes línguas. - "Portanto" sugere Conjunção Coordenativa de Conclusão.


    d) Pois, para ajudar aos deficientes visuais, os pesquisadores também esperam que haja a capacidade de traduzir textos de diferentes línguas. - "Pois" sugere Conjunção Coordenativa de Explicação (Veja que o "Pois" aqui está no começo da frase o que o faz explicativo, caso este fosse intercalado entre vírgulas no meio da frase, seria Conjunção Conclusiva).


    e) Além da ajuda aos deficientes visuais, os pesquisadores também esperam que ele tenha a capacidade de traduzir textos de diferentes línguas. - Gabarito da questão. Perceba que o sentido de adição permanece na frase, mesmo com a mudança de algumas palavras.


    Resolvi desta forma. Qualquer erro, favor, corrijam-me.

  • a que nao muda nada é a correta

  • pcce