SóProvas


ID
1528153
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na direção social do Serviço Social brasileiro contemporâneo, a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais, é hoje fundamental como parte do processo de acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais. Considerando o contexto anterior, indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das características da feição acadêmico‐profissional e social renovada para qual está voltada o Serviço Social brasileiro contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho e dos trabalhadores, do amplo acesso a terra para a produção de meios de vida, ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história. Nessa direção social, a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais, é hoje fundamental como parte do processo de acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais. Esse processo de renovação crítica do Serviço Social é fruto e expressão de um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias, que impulsionaram a crise da ditadura militar: a ditadura do grande capital (IANNI, 1981). Foi no contexto de ascensão dos movimentos políticos das classes sociais, das lutas em torno da elaboração e aprovação da Carta Constitucional de 1988 e da defesa do Estado de Direito, que a categoria de assistentes sociais foi sendo socialmente questionada pela prática política de diferentes segmentos da sociedade civil. E não ficou a reboque desses acontecimentos, impulsionando um processo de ruptura com o tradicionalismo profissional e seu ideário conservador. Tal processo condiciona, fundamentalmente, o horizonte de preocupações emergentes no âmbito do Serviço Social, exigindo novas respostas profissionais, o que derivou em significativas alterações nos campos do ensino, da pesquisa, da regulamentação da profissão e da organização político-corporativa dos assistentes sociais.

  • O Serviço Social brasileiro, após passar pelo processo de renovação e amparar-se na tradição marxista, passa a estabelecer novos compromissos e deveres, modificando sua formação profissional e o exercício profissional. Assim, ao romper com o conservadorismo e agregar como suporte a teoria social crítica, o Serviço Social compreendendo a direção política que permeava a prática profissional, assume como compromisso e princípios da profissão o fortalecimento e apoio a classe trabalhadora, seus movimentos e suas lutas, defende intransigentemente os direitos humanos, sociais e políticos, a radicalização da democracia, a liberdade, a justiça social, a eliminação de todas as formas de preconceito, o acesso aos meios de subsistência e a emancipação política e humana. Essa categoria possui seu Projeto ético-político articulado a construção de uma nova sociabilidade, à transformação social, na qual os indivíduos possam ser livres, não exista exploração de classe e dominação e a riqueza social seja igualitariamente distribuída. A Lei de regulamentação da profissão (Lei  n. 8.662/1993), O Código de Ética, as Diretrizes Curriculares e o projeto profissional, como já mencionado, estão em consonância e voltados para defesa dos trabalhadores e de suas necessidades, contra o capital e a exploração humana. Sendo assim, o Serviço Social brasileiro contemporâneo não possui como dever a defesa do capital e da prioridade do lucro empresarial.


    RESPOSTA: B

  • Defesa do capital e da prioridade do lucro empresarial? 


    Essa é um tipo de questão para não zerar, a  feição acadêmico profissional e social renovada para qual está voltada o Serviço Social brasileiro contemporâneo teve suas origens em Marx, questões de cunho social com a Revolução Industrial, direitos trabalhistas e dos trabalhadores, o que menos se intenta é a defesa do capital e da prioridade do lucro empresarial. 



    Letra "b"




  • Essa questão foi dada de presente, porque as outras dessa prova estava de arrepiar os cabelos!

  • Fala sério, está de brincadeira que ainda o professor se deu ao luxo de explicar com tantas questões e respostas confusas...

  • Muita gente erra por falta de atenção ou até mesmo nervosismo na hora da prova, já errei questões mais bobas do que essa, não por não saber do conteúdo, mas por um lápso de memória na hora da prova, então não critico quem zerar uma questão assim. No entanto, como bem sabemos que é a prática que leva à perfeição, pois esta é a luta diária de nós concurseiros!

  • Alguém aqui faz parte do grupo concurseiros do SeSo no wpp pra me mandar o link?