SóProvas


ID
1528156
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma característica da presente fase do capitalismo é a brutal ofensiva sobre o mundo do trabalho e o empenho no  sentido de impor maior domínio e subordinação aos trabalhadores, subsumindo sua existência de classe. Na década  de 1980, inicia-se um ataque aberto e declarado aos Estados-nação do capitalismo periférico, efetivado por um amplo  processo de ajustes e reformas destinado a “reestruturar nações"  (MORAES, 2006) ou, como analisa Eric Toussaint em  seu caústico A Bolsa ou a Vida (2002, p. 33), a “domesticar os países do Terceiro Mundo". As ações foram direcionadas  prioritariamente para  a  remoção de  obstáculos  à  expansão mundializada  do  capitalismo  (CHESNAIS,  1996). No Brasil,  esse enquadramento ocorre na década de 1990.  Indique a alternativa que descreve de  forma  INCORRETA uma das  características de mediação desse enquadramento ocorrido no Brasil, conforme o contexto anterior.

Alternativas
Comentários
  • A expansão mundializada do capital defende a ABERTURA dos mercados nacionais ao capital especulativo. Incorreta, letra B.

  • caracteristicas no neoliberalismo - (anos 90)

    Supressão de direitos sociais historicamente consolidados.

    ABERTURA dos mercados nacionais ao capital especulativo.

    Geração de superávit primário para garantia de pagamento dos juros da dívida.

    Privatização do patrimônio público  e  de  atividades de  reconhecida  atribuição do  Estado,  como  as políticas  sociais  públicas.

  • Gabarito  B

     

    Na década de 1980, inicia‐se um ataque aberto e declarado aos Estados nação do capitalismo periférico, efetivado por um amplo processo de ajustes e reformas destinado a “reestruturar nações” (MORAES, 2006) ou, como analisa Eric Toussaint em seu caústico A Bolsa ou a Vida (2002, p. 33), a “domesticar os países do Terceiro Mundo” [...] Enquadramento que no Brasil ocorre na década de 1990, mediado pela supressão de direitos sociais historicamente consolidados; abertura dos mercados nacionais ao capital especulativo; geração de superávit primário para garantia de pagamento dos juros da dívida; privatização do patrimônio público e de atividades de reconhecida atribuição do Estado, como as políticas sociais públicas. Medidas que deterioram esses países, sobretudo as condições de vida das classes subalternizadas (KOIKE, 2009, p. 1-2, grifou-se)

     

     

    Referência: KOIKE, Maria Marieta. Formação profissional em Serviço Social: exigências atuais. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

  • Na década de 1980, inicia‐se um ataque aberto e declarado aos Estados nação do capitalismo periférico, efetivado por um amplo processo de ajustes e reformas destinado a “reestruturar nações” (MORAES, 2006) ou, como analisa Eric Toussaint em seu caústico A Bolsa ou a Vida (2002, p. 33), a “domesticar os países do Terceiro Mundo” [...] Enquadramento que no Brasil ocorre na década de 1990, mediado pela:

     a)Supressão de direitos sociais historicamente consolidados.

    b) incorreta

     c)Geração de superávit primário para garantia de pagamento dos juros da dívida.

     d)Privatização do patrimônio público  e  de  atividades de  reconhecida  atribuição do  Estado,  como  as políticas  sociais  públicas.