SóProvas


ID
1529584
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo.

                                          Você ainda vai usar uma moeda virtual

    Quando a Apple lançou sua nova geração de iPhones, há algumas semanas, muita gente ficou desapontada. A empresa que era líder isolada em inovação dessa vez pareceu estar a reboque. A grande novidade em hardware foi o tamanho dos aparelhos, que cresceram.
    Mesmo isso foi "cópia" do que os concorrentes já vinham fazendo. Mas quem olhar com cuidado vai ver que verdadeira novidade estava no software, com o lançamento do Apple Pay, uma entrada de cabeça da empresa no mercado de pagamentos virtuais.
    O Apple Pay foi lido como um passo da empresa para se aproximar dos bancos e das empresas de cartão de crédito para resolver um problema que ambos não foram capazes de resolver sozinhos: massificar os celulares como meio de pagamento, transformando-o no novo "cartão de crédito" do futuro.
    No entanto, a leitura mais interessante não apareceu em muitos lugares. O Apple Pay é também uma porta de entrada para as chamadas "moedas virtuais", especialmente para o Bitcoin.
    Para quem ainda não está familiarizado, o Bitcoin é uma moeda cujo banco central é a própria internet. Ela é gerada por um complexo conjunto de regras definidas por software e está se tornando hoje um ativo cada vez mais importante.
    Apesar de a Apple não declarar nada oficialmente sobre a relação entre Bitcoin e ApplePay, uma série de pistas indica que a empresa está de olho nesse campo. Uma dessas é que a companhia eliminou, em junho último, sua proibição para aplicativos que envolvessem unidades monetárias virtuais, que eram banidos até então.
    Outra é que o Apple Pay vai ser aberto para o desenvolvimento por terceiros. Em outras palavras, aplicativos que estão experimentando com o uso do Bitcoin (como o Stripe e o PayPal) poderão ser integrados ao sistema Apple Pay.
    O elemento mais importante, no entanto, é que, graças ao poder econômico e simbólico da Apple, o lançamento do Apple Pay fará com que a infraestrutura necessária para aceitar pagamentos por meio do celular se espalhe pelo mundo.
    Cada vez mais lojas vão aceitar o "smartphone" como meio de pagamento. Uma vez que isso aconteça, Inês é morta. Não importará se você tem no bolso dólares, reais, bitcoins, ou dirhams marroquinos. Qualquer moeda do planeta pode ser usada para qualquer transação.
    Nesse momento, o rei do pedaço vira o Bitcoin, moeda "nativa" da internet e que se adapta melhor a ela do que qualquer dinheiro emitido em papel.
    [...]
    Isso parece ficção científica, mas anote essas palavras: você ainda vai usar uma moeda virtual.

                                                                       (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos)



Observe a seguinte passagem do texto:

“Isso parece ficção científica, mas anote essas palavras: você ainda vai usar uma moeda virtual.”

Assinale a opção em que aparece uma análise correta sobre o uso da palavra “essas” no trecho.

Alternativas
Comentários
  • Pronomes anafóricos e catafóricos

    São chamados de pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego “anaphorá” e do latim “anaphora”.

    Designa-se ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.

    Vejamos alguns exemplos de ANÁFORA:

      João está doente. Vi-o na semana passada.

    (pronome “o” retoma o termo “João”.)

      Ana comprou um cão. O animal já conhece todos os cantos da casa.

    (o termo “o animal” faz referência ao termo antecedente “o cão”)

      A sala de aula está degradada. As carteiras estão todas riscadas.

    (O termo “as carteiras” é compreendido mediante a compreensão do termo anterior “sala de aula”)

      Maria é uma moça tão bonita que assusta. Essa sua beleza tem um quê de mistério.

    (o pronome “essa” faz referência à beleza de Maria, ideia que se encontra implícita no enunciado anterior.)

    Por sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.

    Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA:

      A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado.

    (O pronome “o” faz referência ao termo subsequente “João”, de modo que só se pode compreender a quem o pronome se refere quando se chega ao termo de referência.)

      Os nomes próprios mais utilizados na língua portuguesa são estes: João, Maria e José.

    (Neste caso o pronome “estes” faz referência aos termos imediatamente seguintes “João, Maria e José”.)

    Podemos dizer que a catáfora é um tipo de anáfora, pois estabelece os mesmos tipos de relação coesiva entres os termos, porém o termo anafórico se encontra antes do termo referente, acontecendo exatamente o contrário nas demais tipos de anáforas.

    Simplificando:
      Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior.
      Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.

    Por Ana Paula de Araújo - fonte: http://www.infoescola.com/portugues/anafora-e-catafora/


  • a) O uso está correto; trata-se de um pronome possessivo que, nesse caso, funciona como um dêitico. (ERRADO) Dêitico se refere a algo fora do texto. Ex.: Aqui está muito frio. (Onde eu estou? Não sei! Só sei que estava frio no lugar em que você escreveu o texto).

    b) O uso está inadequado; trata-se de uma palavra que, apesar de ter função de ligação anafórica, participa de um processo de coesão catafórica. (CORRETO) Anafórico não tem nada a ver com a figura de linguagem! É o elemento que faz referência a um termo anterior. Já catafórico é o elemento que faz referência ao termo posterior, no nosso caso, "essas" que faz referência a "palavras".

    c)  O uso está incorreto, já que a única palavra adequada nesse contexto seria “tais”. (ERRADO) Obviamente não.

    d) O uso está preciso: trata-se da única opção de pronome relativo que cria relações catafóricas. (ERRADO) Não é a única opção de pronome, existem outras opções de elementos catafóricos, como: isto, cujo...

    e) O uso está adequado sintaticamente, mas leva a uma grande incoerência externa. (ERRADO) Está correto e sem incoerência alguma.
  • Ué, mas então na letra B o certo não seria "b) O uso está Adequado"...não entendi, pq está inadequado???...

  • Gabriel, está inadequado pq o pronome "essa" deve ser utilizado qdo referência anafórica e não catafórica.

  • pq diabos preciso saber dessa m... se vou trabalhar com banco de dados... não português!!

  • Anáfora = Anterior

    Catáfora = Posterior

  • Gabriel, o uso está INADEQUADO, porque o correto para a catáfora seria ESTAS
  • Termos Catafóricos: Este/Esta/Isto ...

    Termos Anafóricos: Esse/Essa/Isso ...

  • Esse > anafórico > o que vem antes

    Este > catafórico > o que vem depois