SóProvas


ID
1529650
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O trecho a seguir descreve características da estrutura política brasileira. Escolha a alternativa que preencha corretamente as lacunas em ordem respectiva.

“O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela União, estados e municípios, em que o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição. O Brasil é uma República porque _____________, [...] É Presidencialista porque _____________. É Federativa porque ____________."

                                              (brasil.gov.br, “Entenda como funciona a estrutura do Estado brasileiro").

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela União, estados e municípios, em que o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição. O Brasil é uma República porque o Chefe de estado é eleito pelo povo, por período de tempo determinado. É Presidencialista porque o presidente da República é Chefe de Estado e também Chefe de governo. É Federativa porque os estados têm autonomia política.


    Obs. 


    Em razão da escolha do sistema presidencialista de governo, o PR acumula as funções de Chefe de Estado e de Chefe de Governo. O PR age como Chefe de Estado quando representa o Brasil no plano internacional. Ex: celebração de tratados internacionais; declaração de guerra; celebração de paz.


    A função de Chefe de Governo acontece quando o PR atua no plano interno, como chefe do Poder Executivo da União. Sejam exemplos: proposição de projeto de lei que aumento os vencimentos de determinado Ministério, ou ainda, edição de Medida Provisória, dispondo sobre aumento de proventos de aposentadoria.


    Por ser Chefe de Estado, o PR (somente ele) tem a chamada imunidade relativa, o que significa que, durante a vigência do mandato, o PR não responderá por atos estranhos ao exercício de suas funções.