Entropia negativa. A entropia é um processo pelo qual todas as formas organizadas
tendem à exaustão, à desorganização, à desintegração e, no fim, à morte.
Para sobreviver, os sistemas abertos precisam mover-se para deterem o processo
entrópico e se reabastecerem de energia, mantendo indefinidamente sua estrutura
organizacional. É um processo reativo de obtenção de reservas de energia
que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia
Daniel Katz & Robert L. Kahn, Psicologia Social das Organizações, op. ri£.( 1972, p. 508.
A questão cobrou conhecimento sobre um dos conceitos utilizados na teoria dos sistemas. Ela pede aquele que afirma que todo sistema tende à desordem e ao caos.
Vamos responder as alternativas trazendo as definições de acordo com a obra de Chiavenato (2014):
A- INCORRETA. Sinergia: "é quando as partes integradas de um sistema produzem um resultado maior do que a soma de seus resultados particulares. É o efeito multiplicador em que 2 + 2 é mais do que 4". (CHIAVENATO, 2014)
B- CORRETA. Entropia: "2ª lei da termodinâmica e se refere à perda de energia dos sistemas fechados. Significa a tendência para a perda de energia e o desvanecimento do sistema, quando não consegue repor suas perdas" (CHIAVENATO, 2014) Como a questão quer o termo que se refere à tendência de destruição dos sistemas, ela está falando da entropia.
C- INCORRETA. Cibernética: "é o estudo do controle e da comunicação no animal e na máquina, segundo Norbert Wiener em seu livro Cybernetics (1948). Constitui um ramo da teoria da informação que compara os sistemas de comunicação e controle de aparelhos produzidos pelo homem com aqueles dos organismos biológicos" (CHIAVENATO, 2014)
D- INCORRETA. Entropia negativa ou negentropia: "contrário da entropia, ou seja, a busca de insumos de informação para conter e ultrapassar a tendência entrópica." (CHIAVENATO, 2014)
Ao passo que a entropia é a tendência tem a se degenerar, a colapsar. A negentropia é entropia negativa, ou seja, é um conceito positivo em relação a duração dos sistemas.
E- INCORRETA. Homeostasia: "é o estado de equilíbrio dinâmico que permite ao sistema manter seu funcionamento estável apesar das flutuações ambientais". (CHIAVENATO, 2014)
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B