SóProvas


ID
1529845
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A visão a respeito do homem na empresa evoluiu juntamente com o desenvolvimento da Ciência da Administração. A concepção que contempla valores, percepções, características pessoais e necessidades, de forma a manter o equilíbrio interno diante das demandas que são feitas pelas forças externas do ambiente caracteriza o homem como:

Alternativas
Comentários
  • C) Teoria da Contingência parte para novos modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como a estrutura matricial, a estrutura em redes e a estrutura em equipes. Também enfatiza o modelo do homem complexo e abordagens contingencíais sobre

    motivação e liderança. Em uma apreciação crítica, verifica-se que a Teoria da Contingência é eclética e interativa, mas ao mesmo tempo relativísta e situacional. Em alguns aspectos, parece que a Teoria da Contingência é muito mais uma maneira relativa de encarar o mundo do que propriamente uma teoria administrativa 


    (Chiavenato, 2009)

  • ALTERNATIVA C


    TEORIA - CONCEPÇÃO DO HOMEM

    CLÁSSICA - HOMEM ECONÔMICO

    RELAÇÕES HUMANAS - HOMEM SOCIAL

    NEOCLÁSSICA - HOMEM ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVO

    BUROCRACIA - HOMEM ORGANIZACIONAL

    ESTRUTURALISTA - HOMEM ORGANIZACIONAL

    COMPORTAMENTAL - HOMEM ADMINISTRATIVO

    SISTEMAS - HOMEM FUNCIONAL

    CONTINGÊNCIA - HOMEM COMPLEXO

  • GABARITO C


    Questão embaçada no livro do Chiavenato. 


    "Para a Teoria da Contingência,. as concepções anteriores a respeito da natureza humana contam apenas uma parte da história e não consideram toda a complexidade do homem e os fatores que influenciam a sua motivação para alcançar os objetivos organizacionais. Os autores propõem uma concepção contingencial a que denominam “ homem complexo”: o homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades. Ele opera como um sistema capaz de manter seu equilíbrio interno diante das demandas feitas pelas forças externas do ambiente. Esse sistema interno se desenvolve em resposta à premência do indivíduo de solucionar os problemas apresentados no seu defrontamento com o ambiente externo, seja na família, com os amigos, nas organizações em que atua, etc." (CHIAVENATO, 2015)

  • Falou em "ambiente externo", lembrei da Teoria dos Sistemas (Homem funcional).

    Eu acho que quando o Chiavenato inventava essas teorias, ele já tava pensando no futuro quando iam cobrar o conteúdo nas provas. Deve ser por isso que as definições dele são tão confusas e imprecisas.