SóProvas


ID
1530031
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No efeito fotoelétrico, quando um feixe de luz atinge uma superfície metálica provoca a emissão de elétrons. Para cada metal há uma frequência mínima da luz abaixo da qual não ocorre emissão de elétrons. Para explicar o efeito fotoelétrico _____________ admitiu que a energia radiante que atingia a superfície metálica era constituída por minúsculos pacotes de energia, chamados atualmente de fótons. No texto a lacuna pode ser corretamente substituída por:

Alternativas
Comentários
  • Em 1905, Albert Einstein usou a teoria quântica de Planck para explicar o efeito fotoelétrico. Os experimentos tinham mostrado que a luz incidindo em uma superfície metálica leva-a a emitir elétrons. Para cada metal existe uma frequência mínima de luz abaixo da qual nenhum elétron é emitido. Para explicar o efeito fotoelétrico, Einstein supôs que a energia radiante (radiação eletromagnética), atingindo a superfície do metal é um fluxo de pacotes minúsculos de energia. Cada pacote de energia chamada fóton, comporta-se como uma partícula minúscula. Ampliando a teoria quântica de Planck, Einstein deduziu que cada fóton deveria ter uma energia proporcional à frequência da luz: E= hϑ, portanto, a própria energia radiante é quantizada. 

    Fonte: http://universoquiimico.blogspot.com.br/2011/08/modelo-atomico.html

  • Albert Einstein, em 1905, modernizou os conceitos sobre esse efeito. A emissão de elétrons de uma superfície em razão da interação de uma onda eletromagnética com a mesma é chamada efeito fotoelétrico. A descoberta desse efeito ocorreu entre 1886 e 1887 por Henrich Hertz, que usou a física clássica para explicá-lo.

  • Einstein

  • Albert Einstein em seu "Ano Miraculoso" (1905). A título de conhecimento, esse foi justamente o estudo que lhe rendeu o Prêmio Nobel e não o estudo sobre a teoria da relatividade.