SóProvas


ID
1530790
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As organizações utilizam várias modalidades de ações educacionais para garantir formação continuada a seus empregados, o que torna importante distinguir os conceitos de instrução, treinamento, educação e desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento de pessoal se refere ao conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem, proporcionados pela organização, que possibilitam o crescimento pessoal do empregado e objetivam

Alternativas
Comentários
  • Dica: DETI

    desenvolvimento: crescimento pessoal

    educação: novas habilidades - novos cargos

    treinamento: para o cargo atual

    instrumento: para tarefas especificas

  •  d)

    tornar o empregado capaz de aprender, sem utilizar estratégias para direcioná-lo para um caminho específico bem determinado.

  • A- Instrução: aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes com curta duração

     

    B- Treinamento: Aquisição, retenção e transferência da aprendizagem.

     

    C-Educação: qualificar, formar, especializar.

     

    D-Desenvolvimento:Experiência e oprtunidades para autodesenvolvimento.

     

    E-Educação: Formação de longa e média duração, qualificação

    Gabarito D

     

     

    Base Conceitual

    Numa tentativa de estruturar tais iniciativas, Vargas e Abbad (2006) propuseram a seguinte distinção:

    Informação

    Módulos ou unidades organizadas de informações e conhecimentos, disponibilizados em diferentes meios (portais, links, textos impressos, bibliotecas virtuais, banco de dados, materiais de apoio a aulas, folhetos e similares).

    Instrução

    Forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem que envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais. É utilizada para transmissão de conhecimentos, habilidade e atitudes simples e fáceis de transmitir ou desenvolver por intermédio de eventos de curta duração. Os materiais assumem a forma de cartilhas, manuais, roteiros, aulas e similares, podendo, em alguns casos, serem autoinstrucionais.

    Treinamento

    Eventos educacionais de curta e média duração compostos por subsistemas de avaliação de necessidades, planejamento instrucional e avaliação que visam melhoria do desempenho funcional, por meio da criação de situações que facilitem a aquisição, a retenção e a transferência de aprendizagem para o trabalho. A documentação completa de um evento educacional dessa natureza contém a programação de atividades, textos, exercícios, provas, referências e outros recursos.

     

    Desenvolvimento

    Refere-se ao conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem, proporcionadas pela organização e que apoiam o crescimento pessoal do empregado sem, contudo, utilizar estratégias para direcioná-lo a um caminho profissional específico. Gera situações silmilares aos demais tipos de ações educacionais, porém, nesta caso, constituem-se apenas em ferramentas de apoio e estímulo a programas de autodesenvolvimento como os de qualidade de vida e gestão de carreira.

    Educação

    Programas ou conjuntos de eventos educacionais de média e longa duração que visam à formação e qualificação profissional contínuas dos empregados. Incluem cursos técnicos profissionalizantes, cursos de graduação, cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado).

  • Base Conceitual

    Numa tentativa de estruturar tais iniciativas, Vargas e Abbad (2006) propuseram a seguinte distinção:

    1- Informação: Módulos ou unidades organizadas de informações e conhecimentos, disponibilizados em diferentes meios (portais, links, textos impressos, bibliotecas virtuais, banco de dados, materiais de apoio a aulas, folhetos e similares).

    2- Instrução: Forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem que envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais. É utilizada para transmissão de conhecimentos, habilidade e atitudes simples e fáceis de transmitir ou desenvolver por intermédio de eventos de curta duração. Os materiais assumem a forma de cartilhas, manuais, roteiros, aulas e similares, podendo, em alguns casos, serem autoinstrucionais.

    3-Treinamento: Eventos educacionais de curta e média duração compostos por subsistemas de avaliação de necessidades, planejamento instrucional e avaliação que visam melhoria do desempenho funcional, por meio da criação de situações que facilitem a aquisição, a retenção e a transferência de aprendizagem para o trabalho. A documentação completa de um evento educacional dessa natureza contém a programação de atividades, textos, exercícios, provas, referências e outros recursos.

    4- Desenvolvimento: Refere-se ao conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem, proporcionadas pela organização e que apoiam o crescimento pessoal do empregado sem, contudo, utilizar estratégias para direcioná-lo a um caminho profissional específico. Gera situações silmilares aos demais tipos de ações educacionais, porém, nesta caso, constituem-se apenas em ferramentas de apoio e estímulo a programas de autodesenvolvimento como os de qualidade de vida e gestão de carreira.

    5- Educação: Programas ou conjuntos de eventos educacionais de média e longa duração que visam à formação e qualificação profissional contínuas dos empregados. Incluem cursos técnicos profissionalizantes, cursos de graduação, cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado).

    "O conceito de desenvolvimento de pessoal se refere ao conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem, proporcionados pela organização, que possibilitam o crescimento pessoal do empregado e objetivam tornar o empregado capaz de aprender, sem utilizar estratégias para direcioná-lo para um caminho específico bem determinado."