SóProvas



Questões de Treinamento e Desenvolvimento


ID
119845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O profissional com especialidade em psicologia do trabalho faz levantamentos acerca da estrutura e funcionamento do programa de cuidados básicos à saúde junto a médicos e coordenadores, pesquisa assuntos pertinentes à motivação dos técnicos e seleciona e capacita os agentes de saúde segundo as necessidades da comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo"Psicólogo do Trabalho: Realizar levantamentos acerca da estrutura e funcionamento do PFS junto a Médicos e Gerentes, no sentido de alinhar os outros membros da equipe as necessidades da comunidade, pesquisar assuntos pertinentes a motivação dos técnicos, escolha e captação de agentes de saúde segundo as necessidades da comunidade local, realizar pesquisas acerca do desempenho prestados pelos mais diferentes PSFs com a finalidade de igualar e melhorar a qualidade no atendimento e prestação de serviços, uma padronização, etc."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • O psicólogo seleciona ACS? Não são concursados?


ID
165919
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O setor de Recursos Humanos é uma área, nas organizações, que atua segundo um arcabouço de técnicas que contribuem para a atração, aplicação, desenvolvimento, treinamento e manutenção dos talentos humanos das organizações. De acordo com as demandas organizacionais que refletem o atual mercado de trabalho, assinale a alternativa que contempla a nova postura desse setor.

Alternativas
Comentários
  • .

     

  • B

     

     


ID
165922
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as teorias em Recursos Humanos, essa área tradicionalmente é composta por subsistemas clássicos como: Suprimentos, Aplicação, Compensação, Desenvolvimento e Controle. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA de um dos subsistemas em questão.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato (1989), a ADMINISTRAÇÃO DE RH se divide em 5 subsistemas: SUPRIMENTO - é o recrutamento e a seleção APLICAÇÃO MANUTENÇÃO ou COMPENSAÇÃO DESENVOLVIMENTO CONTROLE

    a) Desenvolvimento: SUPRIMENTO: voltado para a identificação das necessidades de pessoal e pesquisa de mercado de pessoal. Preocupa-se também com a elaboração de critérios e instrumentos para o recrutamento, seleção e adequação das pessoas à dinâmica organizacional.

    b) Aplicação: voltado para a descrição, análise e avaliação de cargos, identificando os requisitos que devem possuir seus ocupantes, bem como os níveis adequados de remuneração. Planeja e faz a alocação interna de pessoal o que favorece na elaboração de projetos de treinamento e desenvolvimento de diagnósticos. Recomenda estratégias adequadas para o aumento dos níveis de satisfação e motivação das pessoas.  CORRETO

    c) Controle ou monitoramento: COMPENSAÇÃO: centra suas funções na definição de faixas salariais e benefícios e define condutas profissionais no campo da higiene e segurança no trabalho. Preocupa-se, ainda, com o apoio e o estímulo no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e de sua saúde ocupacional, atuando também no assessoramento de questões negociais entre funcionários, organização e entidades sindicais.

    d) Compensação: CONTROLE: é responsável pela avaliação de desempenho e acompanhamento probatório, sistemas de informações gerenciais e pela auditoria em recursos humanos. Analisa o banco de dados para seleção de pessoal e formata as políticas de pessoal em conjunto com a alta direção para direcionar e compensar os colaboradores de forma a sentirem-se reconhecidos em suas funções.

    FALTOU O SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO - que é ligado ao treinamento e desenvolvimento de pessoal e da organização


ID
166843
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma premissa-chave do Desenvolvimento Organizacional é que, uma vez que as organizações são conjuntos de grupos sobrepostos, se for possível

Alternativas
Comentários
  • - Programas de sensibilização não garantem resposta a curto prazo;

    - A desmotivação não está apenas atrelada ao foco nos resultados a serem alcançados;

    - incentivo financeiro não garante sempre a motivação;

    -  a premiação positiva diária segue o mesmo princípio da remuneração e portanto, nem sempre garantirá um clima organizacional favorável, portanto, LETRA A


  • Uma premissa-chave do Desenvolvimento Organizacional é que, uma vez que as organizações são conjuntos de grupos sobrepostos, se for possível aumentar a eficácia desses grupos, disso resultará uma maior eficácia da organização como um todo.

  • Uma premissa-chave do Desenvolvimento Organizacional é que, uma vez que as organizações são conjuntos de grupos sobrepostos, se for possível aumentar a eficácia desses grupos, disso resultará uma maior eficácia da organização como um todo.


ID
166858
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em quatro níveis de análise: organizacional, dos recursos humanos, da estrutura de cargos e do treinamento. A análise do treinamento ocorre a partir

Alternativas
Comentários
  • 4. Análise do treinamento. A partir dos objetivos e metas que deverão ser utilizados como critérios para avaliação da eficiência e eficácia do programa de treinamento.

  • Ana,
    qual a fonte dessa sua citação?
  • 1. Análise organizacional – a partir do diagnóstico organizacional, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender. 2. Análise dos recursos humanos – a partir do perfil dos funcionários, delimitar quais os comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências são necessários para que as pessoas possam colaborar para o alcance dos objetivos organizacionais.3. Análise da estrutura de cargos – a partir do exame dos requisitos e especificações exigidos pelos cargos, bem como quais as habilidades, destrezas e competências que os funcionários deverão desenvolver para executar os cargos propostos. 4. Análise do treinamento – a partir dos objetivos e metas a serem utilizados na avaliação da eficiência e eficácia do programa de treinamento. 

    Chiavenato, 2004.
  • O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em quatro níveis de análise: organizacional, dos recursos humanos, da estrutura de cargos e do treinamento. A análise do treinamento ocorre a partir dos objetivos e metas que deverão ser utilizados como critérios para avaliação da eficiência e eficácia do programa de treinamento.


ID
168100
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conteúdo do programa de treinamento é moldado pela avaliação de necessidades e pelos

Alternativas
Comentários
  • Letra B_ Objetivos da Aprendizagem

  • O conteúdo do programa de treinamento é moldado pela avaliação de necessidades e pelos objetivos de aprendizagem.


ID
168103
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na seleção de uma determinada técnica para ser usada em treinamento ou desenvolvimento, existem diversas permutas. O melhor método depende

Alternativas
Comentários
  • Questão muito questionável! Deveria ter sido anulada!
    Primeiramente, por não apresentar o referencial teórico que embasa a resposta, que significa subjetivismo do avaliador!
    Em segundo lugar, por afirmar que as "preferências e capacidades do treinador" é algo que indicará o melhor método... 
    Vejo que os objetivos são os principais norteadores da escolha de determinada técnica. Se as preferências e capacidades do treinador não se enquadram a eles, que se substitua o treinador.

  • Da capacidade do treinando eu concordo, agora a técnica de treinamento tem que se adaptar às preferências do treinando?

    E se num grupo de 20 pessoas cada um preferir algo diferente? 

     

  • é o tipo de questão feita para ninguém acertar. Você pode ter estudado pelo Ribas, Chiavenatto, Rennó, mas, ainda assim não conseguirá dar conta... 

  • Realmente, a questão deveria ter sido anulada... Ela foi retirada de uma monografia de pós-graduação lato sensu, em que não se sabe ao certo de quem é a autoria do trecho usado pela banca, visto que a autora não fez qualquer citação ao longo da monografia. Encontrar questões escritas por pessoas que não são autoridade na área é de tirar o ânimo mesmo...

    Em relação à questão em si, segue o trecho  copiado pela banca, que sofreu leves alterações:

    A seleção da melhor técnica para ser usada em treinamento ou desenvolvimento deverá sempre levar em conta determinadas circunstâncias individuais ou conjuntamente:

    efetividade em termos de custo;

    conteúdo desejado do programa;

    adequação das instalações;

    preferências e capacidades do treinando;

    preferências e capacidades do treinador;

    princípios de aprendizagem. 

    Fonte: PINA, Carmen da Costa. 2003. Educação Corporativa com Foco nos Negócios.

    Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/8/CARMEN%20DA%20COSTA%20PINA.pdf

  • Verdade! FCC pisou na bola aqui...   Pede p sair EXAMINADOR FANFARRÃO!

  • A seleção da melhor técnica para ser usada em treinamento ou desenvolvimento deverá sempre levar em conta determinadas circunstâncias individuais ou conjuntamente:

    --> efetividade em termos de custo

    --> conteúdo desejado do programa

    --> adequação das instalações

    --> preferências e capacidades do treinando

    --> preferências e capacidades do treinador

    --> princípios de aprendizagem


ID
168109
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica de treinamento de formação individual que leva o treinando a passar por diversos cargos, afins ou não ao seu, possibilitando-lhe a oportunidade de conhecer e exercer atividades diversas das que executa normalmente na empresa, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Rodízio de funções/cargos significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. A rotação de cargos pode ser vertical ou horizontal. A rotação vertical significa uma promoção provisória da pessoa para uma nova posição mais complexa. A rotação horizontal funciona como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade. 

    Chiavenato. Gestão de pessoas, 2004. 
  • RODÍZIO DE CARGOS e FUNÇÕES / ROTAÇÃO DE CARGOS / JOB ROTATION 

  • Rodízio de funções/cargos significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. A rotação de cargos pode ser vertical ou horizontal. A rotação vertical significa uma promoção provisória da pessoa para uma nova posição mais complexa. A rotação horizontal funciona como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade. 

    Chiavenato. Gestão de pessoas, 2004. 


ID
177886
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os processos de desenvolvimento envolvem três estratos, que se superpõem:

Alternativas
Comentários
  • Os estratos como o treinamento e desenvolvimento de pessoal, tratam da aprendizagem no nível individual e como as pessoas aprendem e se desenvolvem.

    O desenvolvimento organizacional é o estrato mais amplo e abrangente e refere-se como as organizações aprendem e se desenvolvem através da mudança e inovação.

    Fonte: http://www.anhanguera.com/storage/web_aesa/portal_institucional/bibliotecas/biblioteca_virtual/publicacoes/463607_FABIANA_NOGUEIRA_DAVID12(1).pdf

     

  • Com base em Spector (2010) o Treinamento segue as seguintes etapas para alcance de resultados maiores: análise de necessidade do cargo - estabelecimento de Objetivos/metas- aplicação e por fima avaliação do treinamento. E nesta sequência.

  • "Enquanto o desenvolvimento organizacional é sistêmico e abrangente, o desenvolvimento
    de pessoal
    é orientado para a carreira de cada pessoa e o seu contínuo desdobramento
    frente a objetivos de longo prazo. Já o treinamento parte de uma visão microscópica
    e de curto prazo."

     

    Fonte: Adminstração Geral e Pública, Chiavenato

  • "Os processos de desenvolvimento envolvem três estratos, que se superpõem: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional."

    Os estratos como o treinamento e desenvolvimento de pessoal, tratam da aprendizagem no nível individual e como as pessoas aprendem e se desenvolvem.

    O desenvolvimento organizacional é o estrato mais amplo e abrangente e refere-se como as organizações aprendem e se desenvolvem através da mudança e inovação.


ID
177889
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O treinamento por competências se baseia em um prévio mapeamento das competências

Alternativas
Comentários
  • Treinamento por competências

     


    Além da preocupação com informação, habilidades, atitudes e conceitos, o treinamento está sendo fortemente inclinado a desenvolver certas competências desejadas pela organização. O treinamento por competências se baseia em um prévio mapeamento das competências essenciais necessárias ao sucesso organizacional. A seguir, essas competências essenciais são desdobradas por áreas da organização e em competências individuais. Todas as competências no nível organizacional, divisional e individual, são definidas de maneira clara e objetiva para serem entendidas por todos os parceiros. A partir dessa definição estabelece-se os programas de treinamento para todas as pessoas envolvidas.

  • 1- O treinamento por competências se baseia em um prévio mapeamento das competências essenciais necessárias ao sucesso organizacional.

    2- A seguir, essas competências essenciais são desdobradas por áreas da organização e em competências individuais.

    3- Todas as competências no nível organizacional, divisional e individual, são definidas de maneira clara e objetiva para serem entendidas por todos os parceiros. A partir dessa definição estabelece-se os programas de treinamento para todas as pessoas envolvidas.


ID
177892
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Por sua própria natureza, o diagnóstico de necessidades de treinamento é concebido como uma pesquisa que desenvolve três níveis: análise organizacional; das tarefas e dos recursos humanos. A análise das tarefas requer a obtenção da identificação

Alternativas
Comentários

  • 1. Análise organizacional. A partir do diagnóstico de toda a organização, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender.

    2.
    Análise dos recursos humanos. A partir do perfil das pessoas, determinar quais os comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências necessários, para que as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

    3. Análise da estrutura de tarefas. A partir das atividades que compõem a tarefa; das responsabilidades do executante da tarefa; das condições de trabalho e riscos; e dos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas.
  • Na visão de Gil (2001), o Diagnóstico de Necessidades de Treinamento (DNT) é o processo que tem como objetivo identificar as carências de indivíduos e grupos para a execução de tarefas necessárias para o alcance dos objetivos da organização. Na opinião do autor, no diagnóstico deve-se considerar o levantamento das potencialidades dos indivíduos e do grupo. Os empregados e os gerentes participam como fornecedores de informações. Cabe ressaltar que o DNT deve envolver ativamente os participantes, sobretudo os gerentes, como estratégia para torná-los co-responsáveis pelos resultados do diagnóstico.    Dessa forma, o DNT deve ser concebido como uma pesquisa que se desenvolve em três níveis:
     
    • Análise organizacional:consiste na identificação dos níveis de eficiência e eficácia da organização, a fim de determinar formas de treinamento que as elevem;
    • Análise das tarefas:consiste na identificação das atividades que compõem as tarefas bem como dos requisitos pessoais necessários para seu desempenho eficaz;
    • Análise dos recursos humanos:consiste na identificação, junto aos empregados, dos níveis de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas para a execução das tarefas que executam.

    http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/o-treinamento-ao-ar-livre-e-a-estrategia-de-outdoor-training-na-promocao-do-desenvolvimento-e-produ/329/
  • 1. Análise organizacional. A partir do diagnóstico de toda a organização, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender.

    2. Análise dos recursos humanos. A partir do perfil das pessoas, determinar quais os comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências necessários, para que as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

    3. Análise da estrutura de tarefas. A partir das atividades que compõem a tarefa; das responsabilidades do executante da tarefa; das condições de trabalho e riscos; e dos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas.


ID
177895
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de reação em treinamento tem como objetivo avaliar

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de Reação

    Esta avaliação é a mais fácil de se fazer. Documenta o valor percebido pelo treinando. É feita regularmente, no término do treinamento; mas pode ser feita durante ou uma semana após sua realização.

    Kirkpatrickdescreve esta avaliação como a medida de satisfação do cliente e justifica:

    "... se os participantes não reagem de forma favorável, provavelmente não estarão motivados a aprender. Reação positiva e satisfação pode não assegurar o aprendizado, mas reação negativa certamente reduz a possibilidade de aprendizado."

    Geralmente, os formulários de avaliação, têm muitas questões; mas, conforme nos sugere Peter Drucker, para ouvir o treinando -(que é cliente do treinamento), bastam duas perguntas:

    1ª-O que você achou deste curso ?

    2ª-Que sugestão você nos dá para melhorarmos este curso ?

    Fonte: http://www.abacocursos.com.br/download/e-book.pdf

  • Satisfação do treinando com o programa, material, carga horária, instrutores e recursos.

     

    Letra: d

  • LETRA D

     

    Para Chiavenato (1999: p.297), o treinamento é um processo cíclico e contínuo e é composto de quatro etapas:

     

    1 Diagnóstico: é o levantamento da necessidades de treinamento, pode ser no presente ou no futuro;

    2 Desenho: é a elaboração do programa de treinamento para atender as necessidades diagnosticadas;

    3 Implementação: é aplicação e condução do programa de treinamento;

    4 Avaliação: é a verificação dos resultados do treinamento.

  • A questão refere-se ao primeiro nível da avaliação de treinamento proposta por Donald Kirkpatrick.

     

    "Nível 1: reação -> Neste primeiro nível, mensura-se a reação dos participantes ao programa de treinamento. Kirkpatrick (1976) descreve este nível como a medida de satisfação dos treinandos. A reação dos participantes é a mensuração imediata da satisfação dos clientes e envolve a avaliação do instrutor, do ambiente, do material didático e da execução do treinamento, entre outros". 

     

    Andreia Ribas

  • A avaliação de reação em treinamento tem como objetivo avaliar a percepção do treinando em relação ao conteúdo do treinamento, metodologia adotada, atuação do instrutor, carga horária, material instrucional e aplicabilidade.


ID
177898
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as inúmeras explicações, já difundidas no meio empresarial, sobre os possíveis motivos para as falhas dos investimentos em treinamento e desenvolvimento de pessoas, temos a falta de foco do investimento nas reais necessidades e problemas. Muitas vezes,

Alternativas
Comentários
  • Para mim, a resposta correta é a c.

    Veja abaixo:

    Este artigo procura também apresentar uma forma alternativa de abordagem das questões relevantes ao desenvolvimento organizacional, que não somente o treinamento e desenvolvimento das pessoas como conhecemos hoje, sugerindo uma outra via para execução de mudanças nas empresas.
    Dentre as inúmeras explicações, já difundidas no meio empresarial, sobre os possíveis motivos para as falhas dos investimentos em treinamento e desenvolvimento de pessoal, as mais usuais são:
    .falta de comprometimento da alta direção para com o investimento: ou seja, a cúpula da empresa, apesar de investir, não acredita muito na eficiência e nos resultados do investimento e, portanto, dá pouca credibilidade ao processo, emperrando assim a mudança.

    http://www.rhportal.com.br/recursoshumanos/Sera_Que_A_Solucao_e_Investir_Em_Treinamento.htm

     


  • Questão difícil!!!

    Conforme texto postado pela colega acima, teríamos 3 questões passíveis de estarem corretas, porém de acordo com enunciado da questão que relata sobre falta de foco do investimento, confirma a alternativa "A" como sendo a correta. 

     


    .falta de foco do investimento nas reais necessidades e problemas: muitas vezes, o diagnóstico e identificação do problema real tornam-se tarefas caras e complexas. Isso faz com que muitos empresários, diante de um problema não esclarecido, optem por soluções "padrão", encontradas no mercado ou dentro da própria empresa, que nem sempre se adequam ao seu caso específico.   Letra a)  

    .falta de vínculo do investimento com o planejamento estratégia da empresa: muito freqüente, este problema é um exemplo de desarticulação estratégica tão evidente como fechar um contrato de longo prazo com um fornecedor de pregos quando, por força de mercado, estamos passando a construir artigos de metal ao invés de madeira.    Letra b) 

     .falta de comprometimento da alta direção para com o investimento: ou seja, a cúpula da empresa, apesar de investir, não acredita muito na eficiência e nos resultados do investimento e, portanto, dá pouca credibilidade ao processo, emperrando assim a mudança. Letra c)

    http://www.rhportal.com.br/recursoshumanos/Sera_Que_A_Solucao_e_Investir_Em_Treinamento.htm




  • Entre as inúmeras explicações, já difundidas no meio empresarial, sobre os possíveis motivos para as falhas dos investimentos em treinamento e desenvolvimento de pessoas, temos a falta de foco do investimento nas reais necessidades e problemas. Muitas vezes, o diagnóstico e identificação do problema real tornam-se tarefas caras e complexas. Isso faz com que muitos empresários, diante de um problema não esclarecido, optem por soluções-padrão, encontradas no mercado ou dentro da própria empresa, que nem sempre se adequam a seu caso específico.


ID
177901
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Material de instrução cuidadosamente planejado pode ser usado para treinar e desenvolver empregado e é particularmente útil quando os empregados estão dispersos geograficamente ou quando a aprendizagem solicita pouca interação. É denominado de técnica de

Alternativas
Comentários
  • Educação a distância (Ferstudium) é uma forma sistematicamente organizada de autoestudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito a distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias. O oposto de “educação a distância” é a “educação direta” ou “educação faceaface”: um tipo de educação que tem lugar com o contato direto entre professores e estudantes.

    http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/internet-como-ferramenta-no-ensino-a-distancia-e-tipos-de-cursos-a-distancia/
  • Material de instrução cuidadosamente planejado pode ser usado para treinar e desenvolver empregado e é particularmente útil quando os empregados estão dispersos geograficamente ou quando a aprendizagem solicita pouca interação. É denominado de técnica de autoestudo.

    Educação a distância (Ferstudium) é uma forma sistematicamente organizada de autoestudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito a distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias. O oposto de “educação a distância” é a “educação direta” ou “educação faceaface”: um tipo de educação que tem lugar com o contato direto entre professores e estudantes.


ID
182278
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em termos amplos, o treinamento em recursos humanos envolve necessariamente um processo composto de quatro etapas, a saber: levantamento de necessidades de treinamento; programação de treinamento para atender às necessidades; implementação e execução do treinamento e

Alternativas
Comentários
  • PROCESSO DE TREINAMENTO

     

     

    O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:7

    1. Diagnóstico. É o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.

    2. Desenho. É a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

    3. Implementação. É a aplicação e condução do programa de treinamento.

    4. Avaliação. É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

  • Em termos amplos, o treinamento em recursos humanos envolve necessariamente um processo composto de quatro etapas, a saber: levantamento de necessidades de treinamento; programação de treinamento para atender às necessidades; implementação e execução do treinamento e avaliação dos resultados.


ID
182287
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica de treinamento em que é entregue ao treinando uma série de materiais escritos, dando alguns detalhes da organização e das atividades de um gerente ao qual ele deve "substituir", informando que sua tarefa consiste em despachar e assinar documentos, tomar decisões, solicitar maiores esclarecimentos, enfim, desempenhar todas as tarefas de gerência, sem o auxílio de secretária ou qualquer outro empregado da organização, é denominada simulação

Alternativas
Comentários
  • Exercício IN-Basket

    O exercício In-Basket é uma das provas mais utilizada nos assessment centre. Trata-se de um exercício de simulação de uma situação real e concreta, relacionada com a vida profissional, com que o futuro gestor se vai deparar. Pede-se ao participante que se coloque no papel de um colaborador que exerce a função e que trabalha numa determinada organização. Dá-se-lhe um "cesto" contendo uma diversidade de documentos escritos (cartas, memos, mensagens) relativos a situações e problemas da vida laboral real, que tem que resolver ou "despachar". Os documentos são de 10 a 25, sendo uns mais urgentes e importantes que outros. Esta prova tem a duração de 2 a 3 horas. Durante a prova o participante deve por escrito, justificar a razão pela qual procedeu de determinada maneira. A prova escrita constitui a base da avaliação deste exercício, podendo também ser efectuada uma entrevista complementar. A avaliação pode incidir sobre dois aspectos: a classificação em urgente e não urgente e a qualidade da acção proposta em relação a cada questão. Neste exercício analisam-se algumas competências como o planeamento e a organização, a delegação, a análise e resolução de problemas, a tomada de decisão e a iniciativa.

  • Exercício IN-Basket

    O exercício In-Basket é uma das provas mais utilizada nos assessment centre. Trata-se de um exercício de simulação de uma situação real e concreta, relacionada com a vida profissional, com que o futuro gestor se vai deparar. Pede-se ao participante que se coloque no papel de um colaborador que exerce a função e que trabalha numa determinada organização. Dá-se-lhe um "cesto" contendo uma diversidade de documentos escritos (cartas, memos, mensagens) relativos a situações e problemas da vida laboral real, que tem que resolver ou "despachar". Os documentos são de 10 a 25, sendo uns mais urgentes e importantes que outros. Esta prova tem a duração de 2 a 3 horas. Durante a prova o participante deve por escrito, justificar a razão pela qual procedeu de determinada maneira. A prova escrita constitui a base da avaliação deste exercício, podendo também ser efectuada uma entrevista complementar. A avaliação pode incidir sobre dois aspectos: a classificação em urgente e não urgente e a qualidade da acção proposta em relação a cada questão. Neste exercício analisam-se algumas competências como o planeamento e a organização, a delegação, a análise e resolução de problemas, a tomada de decisão e a iniciativa.


ID
182290
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica de treinamento que tem como base os seguintes princípios: pequenas doses; resposta ativa; avaliação imediata; velocidade própria e verificação da aprendizagem recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Instrução Programada: o conteúdo é apresentado em pequenas doses, por meio de sequências. Cada sequência exige um grau diferenciado do treinando no que concerne ao tipo de resposta, dificuldade e participação. Cada um trabalha no seu ritmo e pode rever as sequências conforme sua necessidade individual. A aprendizagem programada é uma técnica para instrução sem a presença ou intervenção de um instrutor humano. Pequenas partes da informação que requeiram respostas relacionadas são apresentadas individualmente aos treinandos. Esses podem determinar suas respostas, saber se compreenderam a informação obtida, os tipos de respostas solicitados aos treinando variam conforme a situação, mas geralmente são de múltipla escolha, verdadeiro e falso, etc.

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/gestao-e-lideranca/tecnicas-de-treinamento/32112

    http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/17-15-51-ap0stilatecnicasetreinament0s.pdf

     

    Simulações: é uma técnica usada via de regra para reprodução de um processo. Variam de jogos relativamente simples a altamente complexos (business game). Via de regra dividida em etapas, onde uma série de decisões precisam ser tomadas. As consequências das decisões são relevadas e analisadas de imediato de forma a concretizar a aprendizagem versus a aplicabilidade imediata do conceito.

     

    PROVAS SITUACIONAIS: estão relacionadas às tarefas do cargo. EX: Teste de digitação, direção ou operação de algum equipamento (mais usada como ténica de seleção). https://daciane.files.wordpress.com/2012/02/2013-2-selec3a7c3a3o-de-pessoas.pdf

     

    Treinamento no local de trabalho.  O treinamento no local de trabalho é desenvolvido durante a execução das tarefas da produção, ou seja, no próprio local de trabalho. De acordo com Chiavenato (1999), o treinamento no local de trabalho propicia mais aprendizado, pois o empregado aprende enquanto trabalha, não requer acomodações ou equipamentos especiais é o ensinamento mais comum aos empregados. As modalidades do treinamento no trabalho são: - Admissão de aprendizes a serem treinados em certos cargos; - Treinamento em tarefas; - Rodízio de cargos; - Enriquecimento do cargo, etc. http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/BhJQrBW5IqqMyXr_2013-5-1-12-6-27.pdf

     

    Rotação no trabalho (job rotation) = é uma prática de rodízio de trabalho em que o funcionário atua em diferentes funções por um período determinado. Ele tem por objetivo permitir maior aprendizado e preparar os profissionais para desafios futurosOu seja, é uma técnica de treinamento em que o empregado alterna as atividades de seu dia a dia com outras de outros setores ou cargos. Como vantagem, ele aprende na prática como funcionam todos os setores da empresa e estará mais bem preparado caso venha se tornar um gestor no futuro, pois terá passado por diversas áreas e terá um conhecimento estratégico da organização.

    https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/o-que-e-job-rotation-pordentrodorh/

  • A técnica de treinamento que tem como base os seguintes princípios: pequenas doses; resposta ativa; avaliação imediata; velocidade própria e verificação da aprendizagem recebe o nome de instrução programada.

    Instrução Programada: o conteúdo é apresentado em pequenas doses, por meio de sequências. Cada sequência exige um grau diferenciado do treinando no que concerne ao tipo de resposta, dificuldade e participação. Cada um trabalha no seu ritmo e pode rever as sequências conforme sua necessidade individual. A aprendizagem programada é uma técnica para instrução sem a presença ou intervenção de um instrutor humano. Pequenas partes da informação que requeiram respostas relacionadas são apresentadas individualmente aos treinandos. Esses podem determinar suas respostas, saber se compreenderam a informação obtida, os tipos de respostas solicitados aos treinando variam conforme a situação, mas geralmente são de múltipla escolha, verdadeiro e falso, etc.


ID
182296
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O treinamento deve atender a três critérios de eficácia: relevância, transferibilidade e alinhamento sistêmico. O critério de alinhamento sistêmico refere-se

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tachizawa (2008), em todas as suas etapas do treinamento, desde o levantamento de necessidades até a avaliação dos resultados, as atividades devem adotar três critérios básicos de eficácia:

    - relevância: cumpre desenvovler prioritariamente os conhecimentos e as habilidades mais importantes para o bom desempenho das tarefas.

    - transferibilidade: os conhecimentos aquiridos nos programas de treinamento devem ser passíveis de aplicação no trabalho cotidiano.

    - alinhamento sistêmico: os comportamentos difundidos pelo treinamento num setor da organização devem estender-se também ao sistema organizacional como um todo, visando obter maior eficácia.
  • O treinamento deve atender a três critérios de eficácia: relevância, transferibilidade e alinhamento sistêmico. O critério de alinhamento sistêmico refere-se ao grau em que os comportamentos aprendidos e aplicados em alguma área da organização podem ser também aplicados em outras áreas do sistema.

    Segundo Tachizawa (2008), em todas as suas etapas do treinamento, desde o levantamento de necessidades até a avaliação dos resultados, as atividades devem adotar três critérios básicos de eficácia:

    - relevância: cumpre desenvovler prioritariamente os conhecimentos e as habilidades mais importantes para o bom desempenho das tarefas.

    - transferibilidade: os conhecimentos aquiridos nos programas de treinamento devem ser passíveis de aplicação no trabalho cotidiano.

    - alinhamento sistêmico: os comportamentos difundidos pelo treinamento num setor da organização devem estender-se também ao sistema organizacional como um todo, visando obter maior eficácia.


ID
182302
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de retorno do investimento (ROI) em treinamento requer definição prévia de

Alternativas
Comentários
  •      Ferramentas mais sofisticadas como o ROI (Análise de Retorno de Investimento) vêm sendo também utilizado como metodologias para tentar quantificar o quanto foi válido o investimento nos treinamentos realizados. As perguntas a seguir podem auxiliar na hora de se determinar a eficácia do treinamento realizado.

           “O importante é fixar os objetivos propostos para o treinamento e, em função deles, avaliar seus resultados. A avaliação do retorno do investimento (ROI) em treinamento requer definição prévia de indicadores e mensuradores objetivos.” (CHIAVENATO, 2005, p. 353).

    → As rejeições e refugos foram eliminados?

    → As barreiras foram removidas?

    → Os custos de trabalho por unidade diminuíram?

    → As pessoas se tornaram mais produtivas e felizes?

    → A empresa alcançou seus objetivos estratégicos e táticos?

    Se as respostas sejam positivas, o programa de treinamento foi bem sucedido. Caso contrário, ele não atingiu seus objetivos, demonstrando que o esforço ficou inválido e sem efeito. (CHIAVENATO, 2005, p.353): É importante dizer que para que essa etapa consiga cumprir a sua finalidade, todo módulo de treinamento deve ser previamente planejado e programado para que, ao seu término, haja a possibilidade de mensurar os resultados conseguidos.


  • A questão foi retirada de Chiavenato (2010, pp. 384-387). Na obra, o autor define os níveis de resultados na avaliação do treinamento. No item 5, trata do assunto:

    "Retorno do investimento: também denominado ROI (return on investment). Significa o valor que o treinamento agregou em termos de retorno sobre o investimento feito. O importante é especificar claramente os objetivos propostos para o treinamento e, em função deles, avaliar seus resultados. A avaliação do retorno do investimento (ROI) em treinamento requer definição prévia de indicadores e mensuradores claros e objetivos. "

    Fonte: Chiavenato, I. 2010. Gestão de pessoas.

  • A questão foi retirada de Chiavenato (2010, pp. 384-387). Na obra, o autor define os níveis de resultados na avaliação do treinamento. No item 5, trata do assunto:

    "Retorno do investimento: também denominado ROI (return on investment). Significa o valor que o treinamento agregou em termos de retorno sobre o investimento feito. O importante é especificar claramente os objetivos propostos para o treinamento e, em função deles, avaliar seus resultados. A avaliação do retorno do investimento (ROI) em treinamento requer definição prévia de indicadores e mensuradores claros e objetivos. "

    Fonte: Chiavenato, I. 2010. Gestão de pessoas.


ID
182305
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação dos programas de treinamento pode ser feita em quatro níveis. A avaliação no nível de recursos humanos pode ser obtida por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato 1999, a avaliação dos resultados do treinamento possuem 4 níveis, a saber:

    - organizacional: aumento da eficácia e eficiência organizacional, melhora da imagem da empresa, melhoria do clima organizacional, melhor relacionamento entre empresa e funcionários, facilidade de mudanças e inovações, envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento.

    - recursos humanos: redução da rotatividade e do absenteísmo, aumento da eficácia individual e grupal, elevação dos conhecimentos das pessoas, mudanças nas atitudes e comportamentos, aumento das competências e melhoria da QVT.

    - dos cargos: adequação dos indivíduos aos cargos, maior produtividade, melhor qualidade dos produtos, redução de acidentes e no índice de manutenção das máquinas, melhoria do espírito de equipe do grupo.

    - de treimanento: alcance dos objetivos do treinamento e retorno dos investimentos efetuados.






  • A avaliação dos programas de treinamento pode ser feita em quatro níveis. A avaliação no nível de recursos humanos pode ser obtida por meio de redução da rotatividade e absenteísmo do pessoal; aumento da eficácia individual e grupal dos empregados; elevação dos conhecimentos das pessoas; mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas; aumento da competência das pessoas e melhoria da qualidade de vida no trabalho.

    Segundo Chiavenato 1999, a avaliação dos resultados do treinamento possuem 4 níveis, a saber:

    1- organizacional

    --> aumento da eficácia e eficiência organizacional

    --> melhora da imagem da empresa

    --> melhoria do clima organizacional

    --> melhor relacionamento entre empresa e funcionários

    --> facilidade de mudanças e inovações

    --> envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento

    2- recursos humanos

    --> redução da rotatividade e do absenteísmo

    --> aumento da eficácia individual e grupal

    --> elevação dos conhecimentos das pessoas

    --> mudanças nas atitudes e comportamentos

    --> aumento das competências

    --> melhoria da QVT

    3- dos cargos

    --> adequação dos indivíduos aos cargos

    --> maior produtividade, melhor qualidade dos produtos, redução de acidentes e no índice de manutenção das máquinas

    --> melhoria do espírito de equipe do grupo.

    4- de treinanento

    alcance dos objetivos do treinamento e retorno dos investimentos efetuados


ID
182308
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas de classe em treinamento

Alternativas
Comentários
  • Técnicas de classe. As técnicas de classe utilizam a sala de aula e instrutor para desenvolver habilidades, conhecimentos e experiências relacionados com o cargo. As habilidades podem variar desde habilidades técnicas (como programação em computador) ou habilidades interpessoais (como liderança ou trabalho em grupo). As técnicas de classe podem desenvolver habilidades sociais e incluir atividades como dramatização (role playing) e jogos de negócios (business games). O formato mais comum de jogos administrativos é o de pequenos grupos de treinandos para tomar e avaliar decisões administrativas. O formato de dramatização envolve atuação como determinado personagem ou na solução de problemas orientados para pessoas e que precisam ser resolvidos dentro da organização. As técnicas de classe encorajam a interação e provocam um ambiente de discussão, o que não ocorre com os modelos de mão única.

  • O comentário acima encontra-se no livro Gestão de Pessoas - Chiavenato, Elsevier, 2010, p. 379.

    Ressaltando que Técnicas de classe é um tipo de treinamento e o outro tipo é o "Treinamento no Cargo" - que é uma técnica que ministra informação, conhecimento e experiências relacionadas ao cargo.
  • Técnicas de Classe

    --> utilizam a sala de aula e instrutor para desenvolver habilidades, conhecimentos e experiências relacionados com o cargo podem desenvolver habilidades sociais e incluir atividades como dramatização (role playing) e jogos de negócios (business games). 

    --> encorajam a interação e provocam um ambiente de discussão, o que não ocorre com os modelos de mão única, como a situação de leitura

    --> desenvolvem um clima no qual treinandos aprendem o novo comportamento desempenhando as atividades, atuando como pessoas ou equipes, atuando com a informação e facilitando a aprendizagem através do conhecimento e experiência relacionados com o cargo, por meio de sua aplicação prática

    GP, Chiavenatto - pg 378 e 379


ID
182311
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jogo administrativo ou jogo de negócios é uma técnica de formação que utiliza, em sua realização, um modelo

Alternativas
Comentários
  • OS JOGOS DE NEGÓCIOS SÃO SIMULAÇÕES, EM
    GRANDE PARTE COMPUTADORIZADAS, UTILIZADAS PARA SIMULAR A
    REALIDADE EMPRESARIAL NUM AMBIENTE DE SALA DE AULA, SEM O
    COMPROMETIMENTO DE RECURSOS E AO MESMO TEMPO TRAZENDO
    SITUAÇÕES-PROBLEMA COMUNS NO MEIO EMPRESARIAL. A SIMULAÇÃO
    EMPRESARIAL SE ENQUADRA NO QUE MUITOS AUTORES CHAMAM DE
    APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL QUE, ALIADA AO REFERENCIAL CONCEITUAL,
    FORNECE AS BASES PARA A CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
    PARA A GESTÃO.
  • E por que não a letra D?
    Sério... Essa matéria é desesperadora... não existe razão alguma...
  • Os jogos de negócio são simulações, em grande parte computadorizadas, utilizadas para simular a realidade empresarial num ambiente de sala de aula, sem o comprometimento de recursos e ao mesmo tempo trazendo situações-problema comuns no meio empresarial. A simulação empresarial se enquadra no que muitos autores chamam de aprendizagem experiencial que, aliada ao referencial conceitual, fornece as bases para a construção das competências essenciais para a gestão.

    "Jogo administrativo ou jogo de negócios é uma técnica de formação que utiliza, em sua realização, um modelo simulado face às situações de trabalho, ou seja, é uma atividade de simulação voltada para o mundo dos negócios."


ID
187540
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A empresa define a finalidade do treinamento a partir do diagnóstico das suas necessidades. Depois, o analista de Treinamento e Desenvolvimento define o treinamento em si, que é composto de quatro etapas:

Alternativas
Comentários
  • A questão está citando as etapas do treinamento segundo ANA VILAS BOAS, Programação (desenho), Organização (logística, espaço físico), Implantação ( execução) e Avaliação.

  • Ou as etapas necessárias do treinamento segundo Spector (2010) :

     análise/programação

    objetivos/organização

    aplicação do projeto/implantação

    avaliação/avaliação do treinamento


  • Independentemtne de quem seja a teoria, a avaliação é uma etapa que não pode ficar de fora.

     

    Portanto, só resta a letra C.

  • Programação (desenho)

    Organização (logística, espaço físico)

    Implantação ( execução)

    Avaliação.


ID
187543
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica de treinamento em que o coordenador do grupo apresenta um determinado problema e o objetivo é fazer com que o grupo participe, e, que isso leve a uma coesão grupal para solução e no qual a motivação do grupo é a própria participação para solucionar o problema apresentado é denominada

Alternativas
Comentários
  • LETRA  E

    Brainstorming é o nome dado a uma dinâmica de grupo entre 2 até 10 pessoas, preferencialmente de áreas profissionais diferentes, onde os intervenientes se reúnem para debater e conversar sobre determinado(s) tema(s), coordenando conhecimentos e esforços em espírito de harmonia, desenvolvendo, criando e combinando ideias ou soluções criativas e inovadores com o fim de atingir um objectivo preciso
  • Questão bastante problemática.

    Em primeiro lugar, muitos autores afirmam que o brainstorming é uma técnica de tomada de decisão em grupo, e não uma técnica de treinamento. Robbins, por exemplo, afirma que "é uma tentativa de superar as pressões para a conformidade nos grupos de interação, as quais dificultam o desenvolvimento de alternativas criativas".

    Em segundo lugar, é falso dizer que o objetivo dessa técnica é a participação do grupo, pois a participação do grupo é o meio e não o fim. O objetivo deveria ser algo como a apresentação de soluções, de ideias criativas, novas, não-convencionais. Além disso, ela não precisa necessariamente ser aplicada para resolver determinado problema.

    Daria para acertar por exclusão, mas ainda sim, é uma questão mal redigida e equivocada.
  • A FCC mudou o conceito de brainstorming e passou a classificá-la como técnica de treinamento?

    Alguém sabe onde ela se fundamentou para dizer isso?

  • Questão ruim.... o conceito em questão é estudo de caso voltado a conflitos grupais, mas brainstorm é sim uma dinâmica de grupo, mas no caso faltou descrever a criatividade, a inovação e as diversas possibilidades da solução do problema, totalmente ruim a questão, mais um caso do elaborar de prova mal qualificado ferrando com a nossa vida kkkkk

  • "A técnica de treinamento em que o coordenador do grupo apresenta um determinado problema e o objetivo é fazer com que o grupo participe, e, que isso leve a uma coesão grupal para solução e no qual a motivação do grupo é a própria participação para solucionar o problema apresentado é denominada brainstorming"

    Brainstorming é o nome dado a uma dinâmica de grupo entre 2 até 10 pessoas, preferencialmente de áreas profissionais diferentes, onde os intervenientes se reúnem para debater e conversar sobre determinado(s) tema(s), coordenando conhecimentos e esforços em espírito de harmonia, desenvolvendo, criando e combinando ideias ou soluções criativas e inovadores com o fim de atingir um objectivo preciso


ID
187549
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Método de treinamento que é bastante utilizado para treinamento em nível gerencial e de chefias intermediárias que proporciona a troca de experiências entre os participantes, que são divididos em grupos que variam normalmente de quatro a oito membros. Cada grupo recebe um texto descrevendo uma situação-problema, e os integrantes são solicitados a apresentar sugestões para a solução do problema indicado. Este método é denominado

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato (2004), estudo de caso é um método de treinamento e desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar altenativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.
  • A questão não dá dupla interpretação? O estudo de caso também pode ser visto como modalidade de pesquisa. 

  • "Método de treinamento que é bastante utilizado para treinamento em nível gerencial e de chefias intermediárias que proporciona a troca de experiências entre os participantes, que são divididos em grupos que variam normalmente de quatro a oito membros. Cada grupo recebe um texto descrevendo uma situação-problema, e os integrantes são "solicitados a apresentar sugestões para a solução do problema indicado. Este método é denominado estudo de caso."

    Segundo Chiavenato (2004), estudo de caso é um método de treinamento e desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar altenativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.


ID
201748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise de variáveis macro-organizacionais, como a cultura
organizacional e o poder nas organizações, é elemento central para
a atividade do psicólogo do trabalho e das organizações. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento organizacional é definido como a aplicação de técnicas projetadas para auxiliar as organizações a mudar. A administração por objetivos e o feedback de pesquisa são exemplos de estratégias de desenvolvimento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta!

    " [...] Existem diversas técnicas de mudanças usadas no desenvolvimento organizacional e Spector (2002) apresenta quatro principais:

    Administração por objetivo, que trabalha com objetivos coordenados e definidos dentro da organização;

    -  Feedback de pesquisa, que uma técnica que trabalha com uma pesquisa com o objetivo de verificar atitudes e opiniões dos funcionários e por fim da um feedback para toda organização;

    Criação de equipes, que são técnicas especifica para melhorar as equipes de trabalho e resolver as questões de determinado grupo;

    -  E Grupo T, é um grupo de treinamento projetado para melhorar as relações interpessoais e a comunicação dos funcionários por meio de técnicas especificas de exercícios em grupos,  segundo o autor está obsoleto [...]".

    Fonte:  página 28 do TCC em  http://www.unirg.edu.br/cur/adm/arq/TCC2007_1/Leandro%20Ramos%20Barros%20-%20TCC.pdf

    Bons Estudos!

    Raimundo Santos

  • Referente ao comentário de Raimundo, penso que técnica é diferente de estratégia...


ID
201901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a estratégias, procedimentos, técnicas e mídias
instrucionais, julgue os itens subsequentes.

Procedimentos instrucionais são situações criadas para que o participante do treinamento aprenda ou adquira as competências descritas nos objetivos instrucionais.

Alternativas

ID
201904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a estratégias, procedimentos, técnicas e mídias
instrucionais, julgue os itens subsequentes.

O painel integrado compreende a formação de grupos de três a seis pessoas escolhidas por sua competência e capacidade de verbalizar conhecimentos acerca de um assunto que será apresentado a uma audiência de aprendizes.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O painel integrado constitui uma variação da técnica de fracionamento. O grande grupo é dividido em subgrupos que são totalmente reformulados após determinado tempo de discussão, de tal forma que cada subgrupo é composto por integrantes de cada subgrupo anterior. Cada participante leva para o novo subgrupo as conclusões e/ou idéias do grupo anterior, havendo assim possibilidades de cada grupo conhecer as idéias levantadas pelos demais. A técnica permite a integração de conceitos, idéias, conclusões, integrando-os.

    Fonte:  http://arquivos.unama.br/nead/pos_graduacao/direito_processual/met_ens_sup/aula8/painel_integrado.htm

     

  • O painel de discussão compreende a formação de grupos de três a seis pessoas escolhidas por sua competência e capacidade de verbalizar conhecimentos acerca de um assunto que será apresentado a uma audiência de aprendizes.

     

    A questão descreve o painel de discussão que é diferente do painel integrado descrito pela colega abaixo.
    Pegadinha do CESPE.

  • O painel integrado constitui uma variação da técnica de fracionamento.

    O painel de discussão é o que a questão cita.


ID
201907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a estratégias, procedimentos, técnicas e mídias
instrucionais, julgue os itens subsequentes.

O tutorial programado é um método individualizado de instrução no qual o tutor apresenta a instrução de modo adaptativo.

Alternativas
Comentários
  • No tutorial programado ou instrução programada não é necessário um tutor
  • A instrução Programada é um modelo de ensino criado por Skinner, em 1953 (VARGAS E VARGAS, 1992), época na qual também começou a trabalhar na construção de "máquinas de ensinar". O modelo educacional da Instrução Programada é uma aplicação dos princípios da Análise Experimental do comportamento ao campo da educação. O desenvolvimento de equipamentos direcionados à operacionalização deste modelo de ensino, culminou em uma tecnologia chamada por Skinner de 'máquinas de ensinar'. Estas máquinas de ensinar podem ser consideradas como precursoras do ensino à distância que utiliza-se de computadores. 

    Como o indivíduo é avaliado constantemente e de forma individualizada, a avaliação perde grande parte de seu caráter aversivo, até porque o material é organizado de tal forma a tornar o erro extremamente raro. Ou seja, o indivíduo neste modelo é avaliado e reforçado com muito mais frequência do que em qualquer outro modelo de ensino, mas em contrapartida, esta avaliação raramente é considerada fonte de ansiedade, medo ou vergonha.  

    Quem quiser entender mais sobre segue o link:

    https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2018/07/2_REdLi_20181.pdf


ID
201910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a estratégias, procedimentos, técnicas e mídias
instrucionais, julgue os itens subsequentes.

As estratégias e os meios instrucionais devem estar centrados no instrutor para que favoreçam a prática e a intervenção ativa dos participantes do treinamento, mediante a resolução de exercícios, situações-problema e estudos de caso.

Alternativas
Comentários
  • As estratégias e os meios instrucionais devem estar centrados no instrutor (aluno) para que favoreçam a prática e a intervenção ativa dos participantes do treinamento, mediante a resolução de exercícios, situações - problema e estudos de caso.

ID
201913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a estratégias, procedimentos, técnicas e mídias
instrucionais, julgue os itens subsequentes.

A seleção adequada de veículos instrucionais fundamenta-se em perguntas que relacionam os objetivos específicos e o conteúdo do treinamento às características de cada estratégia e meio instrucional.

Alternativas

ID
201916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A redação de objetivos, a criação e escolha de estratégias e meios de ensino e a definição de critérios de avaliação de aprendizagem são as três etapas sequenciais e interdependentes do processo de planejamento instrucional.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O Planejamento Instrucional é a atividade posterior à avaliação dos resultados do levantamento das necessidades de treinamento.
    Essa etapa tem por objetivo estabelecer os objetivos de ensino, avaliar e classificar os objetivos instrucionais. Deve-se estabelecer também, a sequencia de ensino e o conteúdo a serem abordados. Deve-se, ainda, escolher estratégias e os meios instrucionais.

    Bons estudos e auau!
  • Questão difícil! A meu ver o erro da questão está no fato de que as etapas do processo de planejamento instrucional não se resumem apenas nas três citadas no item.

    As características que constituem as etapas do planejamento instrucional são delimitadas de maneira completa por Abbad, Zerbini, Carvalho e Meneses (2006), que são: 

    1. Redigir objetivos

    2. Escolher modalidade de treinamento

    3. Estabelecer seqüência

    4. Criar/escolher procedimentos

    5. Definir critérios

    6. Testar o desenho.

  • A redação de objetivos, a criação e escolha de estratégias e meios de ensino e a definição de critérios de avaliação de aprendizagem são as três etapas sequenciais e interdependentes do processo de planejamento instrucional.

    Penso que cada etapa depende uma da outra, não sendo interdependentes como colocou a questão. Além das etapas serem 6 como colocou o colega no comentário a baixo, e não três como colocou a questão.

    gab: errado.


ID
201919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A mudança de métodos e processos de trabalho, a admissão de novos funcionários e a introdução de novos produtos e serviços são indicadores de necessidades de treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta

    Se "A mudança de métodos e processos de trabalho, a admissão de novos funcionários e a introdução de novos produtos e serviços" não forem indicadores de necessidade de treinamento o que mais será? 

ID
201922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Os objetivos instrucionais explicitam ações humanas no trabalho, voltadas para metas identificáveis, observáveis e passíveis de julgamento.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada

    Nem sempre os objetivos instrucionais serão voltadas para metas identificáveis, observáveis e passíveis de julgamento. Por exemplo, um treinamento com objetivo desenvolver habilidades como liderança ou capacidade de persuasão os resultados nem sempre serão observáveis, identificáveis e passíveis de julgamento, uma vez que, o desempenho dessas habilidades não depende exclusivamente do agente, mas também da forma que o paciente se porta.
  • Objetivos instrucionais descrevem o produto final de ensino em termos de comportamento observável, estabelece as condições sob as quais o desempenho final poderá ser observado e especifica o critério através do qual este desempenho final poderá ser julgado.

    Acredito que o erro na questão diz respeito ao trecho "explicitam ações humanas no trabalho"... Eu entraria com um recurso nessa questão.
  • Segundo Abbad, Borges-Andrade e outros (2007), para que o planejamento possa ocorrer a contento é preciso descrever necessidades de treinamento em objetivos instrucionais, ou seja, tais necessidades passam e ser redigidas em termos de competências ou papéis ocupacionais, voltadas para metas identificáveis, observáveis e passíveis de julgamento. Descrevem-se os resultados esperados de aprendizagem, em termos de desempenhos desejados, condições e critérios. Além disso, a descrição precisa dos objetivos orienta a avaliação final do treinamento.

    Logo, os objetivos instrucionais não "explicitam ações humanas no trabalho". Os objetivos instrucionais descrevem o produto final em termos de comportamento observável, estabelece as condições sob as quais o desempenho final poderá ser observado e especifica o critério através do qual este desempenho final poderá ser julgado. 



ID
201925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A abordagem baseada em hierarquia de resultados de aprendizagem é a forma mais adequada para estabelecer a sequência de conteúdos.

Alternativas

ID
201928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Os testes objetivos, os testes de respostas construídas, os testes diretos do desempenho esperado e a observação do comportamento são instrumentos para avaliação de resultados de aprendizagem.

Alternativas

ID
201931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Os testes de desempenho avaliam conhecimentos e ações, enquanto os testes de respostas construídas avaliam as habilidades e atitudes.

Alternativas
Comentários
  • Os testes de desempenho avaliam habilidades e atitudes

ID
201934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A avaliação somativa considera o rendimento final alcançado pelo aprendiz com a instrução e serve de subsídio para aprimorar eventos instrucionais subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação Somativa

    É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Atém-se à determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação. É também chamada de avaliação das aprendizagens.
    A avaliação somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens. Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.
    Sua principal característica é a capacidade de além de informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência, pois acontece no final de um processo educacional.
    A avaliação somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro e à publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos. Ou seja, seus resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.

ID
207799
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O treinamento, depois do ingresso no cargo, poderá ser levado a efeito sob dois aspectos:

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a modalidade de treinamento, que pode ser quanto à clientela, a finalidade, o momento, o nível de tecnologia empregado ou quanto ao LOCAL. Neste último o treinamento pode ser feito em serviço ou fora do serviço, ou seja, no local de trabalho ou fora do local de trabalho. As demais alternativas não dizem respeito a nenhum tipo de modalidade de treinamento. Portanto a questão correta é a letra D.
    Espero ter ajudado.
  • A questão se refere a modalidade de treinamento, que pode ser quanto à clientela, a finalidade, o momento, o nível de tecnologia empregado ou quanto ao LOCAL. Neste último o treinamento pode ser feito em serviço ou fora do serviço, ou seja, no local de trabalho ou fora do local de trabalho.


ID
207802
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas de treinamento desenhadas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e dos outros, e desenvolver habilidades interpessoais são consideradas técnicas de treinamento orientadas para

Alternativas
Comentários
  • As Técnicas orientadas para o conteúdo são formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos como o uso da técnica de leitura, dos recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador (CHIAVENATO, 1999). 
    Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamento ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos. Alguns processo são utilizados para desenvolver intra-visão inter-pessoal que é a consciência de si e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança. Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role-playing, o treinamento da  sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999). 
      Técnicas mistas são as técnicas que não só transmite informações, como também procuram mudar atitudes e comportamentos. São usadas não apenas para transmissão de conhecimento substantivos ou conteúdo, mas também para alcançar objetivos estabelecidos para as técnicas mais orientadas. Das técnicas mistas, as que se sobressaem são os métodos de conferência, estudos de casos, simulações e jogos e várias técnicas on the job (CHIAVENATO, 1999).   
  • B) o processo.

  • Para Gil (1994, p. 71), o treinamento na empresa "pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local". 

    a) Quanto à clientela: o treinamento pode ser dirigido a todos os segmentos ocupacionais da empresa ou voltado para os empregados da hierarquia mais elevada. Gil (1994, p. 71) diz que se o treinamento for voltado para os executivos, pode ser chamado de desenvolvimento gerencial. Para os empregados de nível hierárquico inferior ao gerencial, pode ser designado de treinamento técnico, treinamento técnico-administrativo ou treinamento operacional, dependendo do grau de escolaridade e do setor de trabalho; 

    b) Quanto à finalidade: para Gil (1994, p. 72), o treinamento pode "voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza a aquisição de conhecimentos. No segundo, volta-se para a mudança de atitudes e o desenvolvimento das relações interpessoais".Também há treinamentos mistos, com os objetivos visando tanto o conteúdo quanto o processo; 

     

    c) Quanto ao momento: pode ser realizado o treinamento antes do ingresso no trabalho, ou treinamento de integração, ou após o inicio do trabalho, para suprir necessidades detectadas; e, 

    d) Quanto ao local: o treinamento pode ser realizado no ambiente de trabalho ou em um outro local mais apropriado

  • Técnicas de Treinamento

    1- Orientadas para o conteúdo: formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos 

    --> leitura

    --> recursos audiovisuais

    --> instrução programada

    --> instrução assistida por computador

    2- Orientadas para o processo: formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais

    --> role-playing

    --> treinamento da sensitividade

    --> treinamento de grupos-T


ID
207805
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O levantamento de necessidades de treinamento é a primeira etapa do treinamento e corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito, podendo ser efetuado em três diferentes níveis de análise: da organização total; dos recursos humanos e

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Os três níveis de análise para aferir necessidade de treinamento são: organização total, recursos humanos e operações e tarefas. Pois deve ser feita uma análise de como as tarefas são executadas para verificar o que pode ser implementado para melhoria da execução das mesmas.

  • Segundo Chiavenato (2009) o levantamento das necessidades de treinamento ocorre em três níveis:

     

    - Análise Organizacional - Sistema Organizacional - Objetivos Organizacionais e Filosofia de Treinamento

     

    - Análise dos Recursos Humanos - Sistema de Treinamento - Análise da Força de Trabalho (Análise das Pessoas)

     

    - Análise de Operações e Tarefas - Sistemas de Aquisição de Habilidades - Análise das Habilidades, Capacidades, Atitudes, Comportamentos e Características pessoais exigidos pelos cargos (Análise dos cargos)


     

  • Segundo Chiavenato (2009) o levantamento das necessidades de treinamento ocorre em três níveis:

     

    - Análise Organizacional - Sistema Organizacional - Objetivos Organizacionais e Filosofia de Treinamento

     

    - Análise dos Recursos Humanos - Sistema de Treinamento - Análise da Força de Trabalho (Análise das Pessoas)

     

    - Análise de Operações e Tarefas - Sistemas de Aquisição de Habilidades - Análise das Habilidades, Capacidades, Atitudes, Comportamentos e Características pessoais exigidos pelos cargos (Análise dos cargos)


ID
207808
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No nível organizacional, o treinamento é um dos meios de aumentar a eficácia organizacional. Nesse nível, ele deve proporcionar resultados como:

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão por não prestar atenção ao comando que pedia os efeitos do treinamento no nível organizacional.


    Dessa forma:

    A avaliação dos programas de treinamento pode ser feita em níveis:

    1 - Avaliação no nível organizacional
    Aumento da eficácia organizacional; Melhoria da imagem da empresa; Melhoria do clima organizacional; Facilidade de mudanças e inovações; Melhoria do relacionamento entre empresa e empregado; Melhor atendimento ao cliente; Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento.


    2  - Avaliação no nível dos Recursos Humanos
     

    Redução da rotatividade e de absenteísmo do pessoal; Aumento da eficácia individual dos empregados; Elevação do conhecimento (habilidades) das pessoas;

    3 - Avaliação no nível das tarefas e operações
     

    Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelo cargo; Aumento da produtividade; Melhor atendimento ao cliente; Melhoria da qualidade dos produtos e serviços; Redução do índice de acidentes de trabalho; Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos.

    4 - Avaliação no nível do treinamento:
     

    Alcance dos objetivos do treinamento; Retorno do investimento efetuado em treinamento.

    FONTE:

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALKkAE/desenvolvimento-organizacional

    Bons Estudos!!!
  • A avaliação dos programas de treinamento pode ser feita em níveis: 

    1 - Avaliação no nível organizacional 

    Aumento da eficácia organizacional; Melhoria da imagem da empresa; Melhoria do clima organizacional; Facilidade de mudanças e inovações; Melhoria do relacionamento entre empresa e empregado; Melhor atendimento ao cliente; Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento.

    2 - Avaliação no nível dos Recursos Humanos

     Redução da rotatividade e de absenteísmo do pessoal; Aumento da eficácia individual dos empregados; Elevação do conhecimento (habilidades) das pessoas;

    3 - Avaliação no nível das tarefas e operações

     Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelo cargo; Aumento da produtividade; Melhor atendimento ao cliente; Melhoria da qualidade dos produtos e serviços; Redução do índice de acidentes de trabalho; Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos.

    4 - Avaliação no nível do treinamento: 

     Alcance dos objetivos do treinamento; Retorno do investimento efetuado em treinamento. 


ID
219709
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O treinamento de sensitividade faz parte de uma das principais técnicas de intervenção em Desenvolvimento Organizacional e tem demonstrado ser um dos métodos mais eficazes na melhoria da competência

Alternativas
Comentários
  • A sensitividade situacional, conforme Idalberto Chiavenato - Admininstração Geral e Pública - pág. 143 - É a habilidade para diagnosticar as situações e as forças que jogam na situação, trata-se de uma habilidade gerencial básica.

    Bons Estudos!

    Raimundo Santos

  • Não entendi pq a resposta é a letra D, pois no livro de Idalberto Chiavenato: Gestão de pessoas, o Treinamento da Sensitividade está a nível Intrapessoal e não, Interpessoal.
  • Concordo com David. Marquei Intrapessoal pq está no livro de Chiavenato e em outros que já li. A  principal técnica de intervençao que desenvolve habilidade interpessoal é a ANÁLISE TRANSACIONAL.

    Alguém nos ajuda? Onde encontrar essa resposta?
  • Treinamento de Sensitividade:

    Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamento ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos. Alguns processo são utilizados para desenvolver intra-visão inter-pessoal que é a consciência de um e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança.

    Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role-playing, o treinamento da sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999).

     

    Neste caso o objetivo da técnica é justamente desenvolver habilidades, pois o resultado consiste em maior criatividade, menor hostilidade devido à melhor compreensão do outro, e maior sensitividade às influências sociais e psicológicas sobre o comportamento no trabalho. Isso favorece a flexibilidade do comportamento das pessoas em relação aos outros.

  • Concordo com David Ribeiro. A resposta é B.

    Técnicas de D.O. - Níveis de Intervenção

    Treinamento da sensitividade - Intrapessoal

    Análise transacional - Interpessoal

    Desenvolvimento de equipes - Intragrupal

    Consultoria de procedimentos - Intragrupal

    Reunião de confrontação - Intergrupal

    Retroação de dados - Intra-organizacional


    Fonte: Gestão de Pessoas. Idalberto Chiavenato.

  • Apenas sabia que treinamento de sensitividade é utilizado para mudar atitudes.
    Mudanças de atitude quase sempre envolvem aprender a lidar melhor com as pessoas,
    logo é uma ação para a melhoria da competência interpessoal do sujeito...
    Às vezes utilizar um raciocínio mais simples é mais útil do que reproduzir conhecimentos escritos e insistentemente decorados...
    ... ainda mais escritos pelo Chiavenato, que vive cometendo erros conceituais...

  • SEGUNDO IDALBERTO CHIAVENATO, AS TÉCNICAS DE DES.ORGANIZACIONAL  SÃO:
    Treinamento da Sensitividade=ensinar a dinâmica do comportamento eficaz e ineficaz de grupo. O treinamento de sensibilidade é uma técnica de desenvolvimento organizacional. Consiste em reunir grupos de treinamento que são orientados por um líder treinado para aumentar  a sua sensibilidade quanto às suas habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal. 


    pag. 421 do livro do CHIAVENATO - Gestão de Pessoas.

  • Atualmente podemos perceber que muitas empresas para viabilizar o treinamento e o desenvolvimento de pessoas em seu contexto organizacional passam a investir na contratação de consultores externos ou mesmo usam de personalidades no seu âmbito interno para conduzirem os trabalhos de modo que algumas costumam usar as técnicas de: Treinamento da sensitividade, análise transacional, desenvolvimento de equipes, consultoria de procedimentos e reunião de confrontamento. Logo abaixo temos uma identificação mais clara de tais técnicas:

    Treinamento da sensitividade – Essa técnica permite reunir grupos de treinamento acompanhados por um líder capacitado que os orientam em atividades que exigem dos indivíduos demonstrarem ainda mais as suas habilidades e dificuldades de relacionamentos interpessoais. O resultado da ação é o conhecimento sobre as características e sensibilidades de convivência entre os colaboradores, de modo que se possa diminuir o grau de hostilidade e da manifestação dos mecanismos de defesa dos mesmos.

    Análise transacional - É uma técnica que permite fazer a avaliação da comunicação individual de cada indivíduo com o grupo.

    Desenvolvimento de equipes – Técnica na qual reúnem-se várias pessoas de diferentes departamentos da organização para trabalharem num ponto objetivo de modo que ao final possa haver uma colaboração e diminuição das barreiras interpessoais.

    Consultoria de procedimentos - É uma técnica em que cada equipe criada termina em ser coordenada por um consultor capacitado (interno ou externo), e este permite aos membros fazerem a intervenção das ações através de idéias, sentimentos, liderança, criatividade, tomada de decisão e entre outras influências que podem acarretar em cumprimento de metas e objetivos.

    Reunião de confrontamento - É uma técnica sócio terapêutica, a qual remete a uma ação de melhoria na saúde da organização como um todo, isso por meio da intermediação de um consultor (pode ser interno e externo) que possibilita uma reunião de confrontação entre dois grupos com idéias antagônicas, a fim de levá-los a um acordo.



    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/melhores-tecnicas-para-o-treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas/113021/#ixzz49gq4sEoN

  • DO para o indivíduo: treinamento da sensitividade: o treinamento da sensitividade constitui a técnica mais antiga de DO. Os grupos são chamados de T-groups (grupos de treinamentos), têm aproximadamente dez participantes e são orientados por um líder treinado para aumentar sua sensibilidade quanto a suas habilidadesde relacionamento interpessoal.
     

  • Treinamento da sensitividade – Essa técnica permite reunir grupos de treinamento acompanhados por um líder capacitado que os orientam em atividades que exigem dos indivíduos demonstrarem ainda mais as suas habilidades e dificuldades de relacionamentos interpessoais. O resultado da ação é o conhecimento sobre as características e sensibilidades de convivência entre os colaboradores, de modo que se possa diminuir o grau de hostilidade e da manifestação dos mecanismos de defesa dos mesmos.

    Análise transacional - É uma técnica que permite fazer a avaliação da comunicação individual de cada indivíduo com o grupo.

    Desenvolvimento de equipes – Técnica na qual reúnem-se várias pessoas de diferentes departamentos da organização para trabalharem num ponto objetivo de modo que ao final possa haver uma colaboração e diminuição das barreiras interpessoais.

    Consultoria de procedimentos - É uma técnica em que cada equipe criada termina em ser coordenada por um consultor capacitado (interno ou externo), e este permite aos membros fazerem a intervenção das ações através de idéias, sentimentos, liderança, criatividade, tomada de decisão e entre outras influências que podem acarretar em cumprimento de metas e objetivos.

    Reunião de confrontamento - É uma técnica sócio terapêutica, a qual remete a uma ação de melhoria na saúde da organização como um todo, isso por meio da intermediação de um consultor (pode ser interno e externo) que possibilita uma reunião de confrontação entre dois grupos com idéias antagônicas, a fim de levá-los a um acordo.


ID
219712
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma técnica de treinamento orientada para o conteúdo é

Alternativas
Comentários
  • Resp: C  Comentário: instrução programada: desenhadas para a transmissão de conhecimento ou informação como a técnica da leitura, recursos áudio-visuais, instrução programada (IP) e instrução assistida por computador. Estas duas últimas são também chamadas técnicas auto-instrucionais.
  • Treinamento da sensitividade: constitui a técnica mais antiga e ampla de DO. Consiste em reunir grupos chamados T-groups (grupos de treinamento) que são orientados por um líder treinado para aumentar a sua sensibilidade quanto às suas habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal. O resultado consiste em maior criatividade (menos temor dos outros e menos posição de defesa), menor hostilidade quanto aos outros (devido à melhor compreensão dos outros), e maior sensitividade às influências sociais e psicológicas sobre o comportamento no trabalho. Isso favorece a flexibilidade do comportamento das pessoas em relação aos outros. Geralmente é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização e descendo ate os níveis mais baixos.
  • As técnicas educacionais de treinamento servem para serem utilizadas no programa de treinamento para otimizar a aprendizagem, ou seja, para alcançar uma maior aprendizagem com um menos esforços, tempo e dinheiro. Depois de uma de-terminada natureza das habilidades, conhecimento ou comportamento terminal dese-jados com oresultado do treinamento, o próximo passo é escolher as técnicas que vão ser usadas no programa de treinamento. Essas técnicas podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação (KOOTZ, 1994). 
    As técnicas orientadas para o conteúdo são formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos como o uso da técnica de leitura, dos recursos audiovi-suais, instrução programada e instrução assistida por computador (CHIAVENATO, 1999).
    Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, de-senvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamen-to ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos. Al-guns processo são utilizados para desenvolver intra-visão inter-pessoal que é a consci-ência de um e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança.
    Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role-playing, o treinamen-to da sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999).
    Técnicas mistas são as técnicas que não só transmitem informações, como também procuram mudar atitudes e comportamentos. São usadas não apenas para transmissão de conhecimento substantivos ou conteúdo, mas também para alcançar objetivos estabelecidos para as técnicas mais orientadas. Das técnicas mistas, as que se sobressaem são os métodos de conferência, estudos de casos, simulações e jogos e vá-rias técnicas do trabalho. (CHIAVENATO, 1999).

  • Podemos classificar as técnicas de treinamento de acordo com a ênfase que possuem em:

    - Técnicas de conteúdo: enfatizam o aprendizado de informações e conteúdo.

    - Técnicas de processo: enfatizam o aprendizado de habilidades, atividades e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos.

    - Técnicas mistas: mesclam a ênfase entre informação e habilidades.

    Alternativa A. Errado. O treinamento de sensitividade é uma técnica voltada para processo.

    Alternativa B. Errado. Role-playing ou dramatização consiste na técnica de representação de situações como forma de praticar comportamentos e atitudes. É considerada uma técnica orientada para processo.

    Alternativa C. Certo. A instrução programada consiste na organização de blocos de informação em maneira sequencial como forma de promover a autoaprendizagem. Trata-se de uma técnica orientada para o conteúdo.

    Alternativa D. Errado. Treinamento de grupos-T é sinônimo de treinamento de sensitividade. Trata-se, portanto de técnica orientada para processo.

    Alternativa E. Errado. Simulação é uma técnica de treinamento que replica situações reais e exige que os participantes demonstrem conhecimento (conteúdo), habilidades e comportamentos (processo), por isso é considerada uma técnica mista de treinamento.

    Gabarito: C


ID
221191
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo de uma empresa tem a tarefa de liderar um processo de mudança de cultura organizacional. Para tanto, uma estratégia compatível com a necessidade será

Alternativas
Comentários
  • Questão muito dificil, até quem domina o assunto pode errar. Porque a letra A não está errada, só não está mais certa do que a letra D.


ID
221194
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Desenvolvimento Organizacional é uma abordagem de mudança organizacional na qual os próprios funcionários formulam e implementam as devidas ações para melhorar a capacidade da empresa e aumentar as habilidades nas resoluções de problemas. Esta abordagem tem como principal característica ser baseada na

Alternativas
Comentários
  • Achei essa questão um pouco estranha.

    De acordo com Administração nos Novos Tempos do Chiavenato, "processos de solução de problemas"  é um dos aspectos importantes do DO
  • Chiavenato coloca que uma das características do Desenvolvimento Organizacional (DO) é que ele é baseado na pesquisa-ação: diagnóstico da situação (pesquisa) e uma intervenção para alterar a situação (ação).
  • O Desenvolvimento Organizacional enfatiza a solução de problemas e não apenas os discute teoricamente. Focaliza os problemas reais e não os artificiais. Para isso, utiliza a pesquisa-ação, que é a característica fudamental do DO. Uma definição do DO poderia ser: melhoria organizacional através da pesquisa-ação.

    O DO utiliza um diagnóstico da situação (pesquisa) e uma intervenção para alterar a situação (ação) e, posteriormente, um reforço para estabilizar e manter a nova situação. A pesquisa-ação tem cinco fases: diagnóstico, análise, feedback, ação e reavaliação.

    (Chiavenato, 2009)

ID
221251
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao propor um método de treinamento a ser adotado na organização, um psicólogo argumenta que, diante das necessidades identificadas, o método mais adequado é o da autoinstrução. Conclui-se, então, que a organização necessita de um método de treinamento

Alternativas
Comentários
  • Letra C, posto que o método da autoinstrução no treinamento é o único que permite que o próprio trainee dê o ritmo de desenvolvimento individualizado, portanto, podendo fornecer feedbacks mais rápidos.


ID
221257
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um grupo de psicólogos estabeleceu uma comparação da forma pela qual a captação de pessoas é desenvolvida na abordagem tradicional e na abordagem por competência. A conclusão do grupo foi que, na abordagem por competência, o(as)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. A abordagem por competência tem o intuito de: Contrato construído visando uma carreira ou trajetória profissional na empresa; Desenvolver a pessoa para determinada trajetória dentro da empresa; Adequação a uma trajetória. Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5267262/mod_resource/content/1/Aula%205_Modelo%20de%20gestão%20de%20pessoas%20estratégico%20e%20integrado.pptx

ID
222616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de treinamento, seleção e o papel
do psicólogo organizacional e do trabalho.

O campo de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho envolve os seguintes âmbitos de análise e intervenção: individual, grupal, organizacional e ambiental. Este último diz respeito a fatores ligados ao contexto interno da organização.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada


    Acredito que o erro da questão está em afirmar que o nível ambiental se restringe aos fatores ligados ao contexto interno da organização. Devemos lembrar que a organização é altamente influenciada por elementos externos a ela, seja a legislação vigente no país, seja as alterações do mercado consumidor, etc.
  • Questão dada de bandeja... estranho, CESPE nunca faz isto...


ID
222619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de treinamento, seleção e o papel
do psicólogo organizacional e do trabalho.

Estudos e intervenções em assuntos como poder e conflito, atitudes e percepções, motivação e satisfação são típicos da sub-área da psicologia organizacional e do trabalho denominada gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Embora uma subárea não posso existir sem a outra a psicologia do trabalho relaciona o comportamento humano e o trabalho, estudando o impacto do trabalho psicossocial  na qualidade de vida individual e coletiva, de modo que a organização passa a ser intersecção dos conhecimentos sobre o trabalho, os indivíduos e os grupos nessas organizações e a gestão de pessoas se dá por meio de práticas e políticas de gestão. PORTANTO, poder, atitudes, percepções, motivação e satisfação não coincide com questões ligadas a gestão como planejamento, remuneração, administração, negociações, trabalhista etc.


ID
222622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de treinamento, seleção e o papel
do psicólogo organizacional e do trabalho.

O inventário de tarefas é uma técnica de análise do trabalho que consiste de um questionário com uma lista de tarefas específicas associadas a uma ou mais escalas de classificação para cada tarefa no que concerne, por exemplo, ao tempo dispensado em cada tarefa, à dificuldade em aprender a tarefa e à importância da tarefa.

Alternativas
Comentários
  • O inventário de tarefas é um questionário que contém uma lista de tarefas específicas que poderão ser feitas em um trabalho e um lista de classificação para cada tarefa. Assim, para cada tarefa devem ser fornecidas classificações sobre as dimensões como tempo dispensado, importância e dificuldade do aprendizado.  Geralmente, o inventário de tarefas é um componente importante de uma extensa análise de trabalho que coleta diferentes tipos de informações sobre ocupações e pessoas.
  • Segundo Spector (2010) o inventário de tarefas consiste num questionário com uma lista de tarefas especificas que poderão ser feitas em um trabalho com base em quatro dimensões:

    Tempo

    Análise crítica da tarefa;

    Dificuldade em aprender a tarefa;

    Importância da tarefa.

    Estando, portanto, a questão errada por faltar a dimensão da análise crítica


ID
233110
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A literatura especializada em comportamento organizacional tem considerado o conceito de suporte organizacional muito importante na compreensão do desempenho no trabalho, do comprometimento, da cidadania e da rotatividade. Com base na temática suporte organizacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Eisenberger et al. (1986), suporte organizacional refere-se às percepções

    do trabalhador acerca da qualidade do tratamento que recebe da organização

    em retribuição ao esforço que despende no trabalho. Essas percepções baseiam-se

    na freqüência, intensidade e sinceridade das manifestações organizacionais de

    aprovação, elogio, retribuição material e social ao esforço dos seus recursos humanos.

    Uma percepção favorável de suporte organizacional, segundo essa perspectiva,

    fortaleceria a expectativa esforço-resultado e o envolvimento afetivo do

    empregado com a organização, resultando em maior esforço do empregado para

    atingir os objetivos organizacionais.


ID
240106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da gestão estratégica de pessoas e dos modelos de gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

As estratégias utilizadas pelas organizações, por se caracterizarem como padrões dinâmicos e multifacetados, tornam difícil o processo de desenvolvimento de capacidades dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Peço ajuda para os universitários.
  • Acredito que estratégias com padrões dinâmicos e multifacetados estimulam o desenvolvimento de capacidades muito mais do que padrões fixos e simplistas. Estratégias sempre se caracterizam como padrões dinâmicas e multifacetadas? Se fossem fixas seria fácil, mas serem dinâmicas torna difícil?

    Acho que cabe recurso.
  • Por mais exemplos e ensino como esse. Simples e eficaz


ID
295081
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A direção de um hospital solicitou a um psicólogo que desenvolva um programa de treinamento sobre o HumanizaSUS, para todos os funcionários que têm contato com o público atendido. A primeira etapa de seu trabalho corresponde a

Alternativas
Comentários
  • As etapas de um treinamento são:

    1- Diagnóstico
    2- Desenho
    3- Implementação
    4- Avaliação
  • identificar as necessidades de treinamento que deverão ser atendidas pelo programa.

  • Esta questão esta errada, a primeira Etapa de um treinamento é o Diagnóstico, concordo plenamente com isso, contudo o Diagnóstico não faz parte do papel de um profissional Staff, mas sim responsabilidade de linha, ou seja, "cabe ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento." (Chiavenato) 

  • Roney Leite, identificar as necessidades e demandas que deverão ser atendidas no programa de treinamento já é o próprio diagnóstico.


ID
313951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com referência às práticas de gestão de pessoas, julgue os itens de 40 a 48.

Tanto na gestão por competências quanto na avaliação de necessidades de treinamento, consideram-se a coleta e análise de dados provenientes de diversos níveis organizacionais e a sua vinculação com a estratégia organizacional.

Alternativas

ID
313969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação
nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Com base em uma compreensão sistêmica do treinamento nas organizações, considera-se que a identificação das necessidades de capacitação tem efeito direto nos resultados do treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Se não fizer corretamente o LNT com certeza o resultado será prejudicado.


ID
313972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação
nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Considera-se a aplicação de pré-teste de aprendizagem uma forma válida de obtenção de informações sobre a avaliação de treinamentos.

Alternativas

ID
313975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação
nas organizações, julgue os itens que se seguem.

O acesso do treinando aos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar bem como a autonomia de que dispõe para traçar o seu próprio percurso de aprendizagem são características da modalidade de ensino a distância.

Alternativas

ID
313978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação
nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A dispensabilidade de planejamento dos objetivos instrucionais e das ações de instrução em educação a distância constitui uma das principais vantagens operacionais desse sistema de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Não se pode dispensar o planejamento.


ID
313981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação
nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A formulação de objetivos instrucionais deve embasar-se em taxonomias de aprendizagem, segundo as quais o verbo descrever indica objetivo instrucional categorizado no nível taxonômico de estratégia cognitiva.

Alternativas
Comentários
  • "Os objetivos são descritos utilizando verbos de ação e substantivos que procuram descrever os processos cognitivos desejados"
    http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2


ID
313984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação
nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Na avaliação de necessidades de treinamento, devem ser considerados os objetivos da empresa e como eles são cumpridos em relação ao desempenho dos funcionários, a natureza das tarefas envolvidas em cada atividade e a capacidade dos funcionários em desempenhar uma tarefa.

Alternativas

ID
313987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação
nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de necessidades de treinamento é uma forma de otimizar os recursos empregados porque propicia a identificação dos funcionários que precisam de treinamento assim como do conteúdo a ser aprendido.

Alternativas

ID
313990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação
nas organizações, julgue os itens que se seguem.

As razões para o sucesso ou o fracasso de um treinamento são identificadas mediante a coleta de informações que dizem respeito exclusivamente aos cinco consagrados níveis de avaliação: reação, aprendizagem, comportamento no cargo, resultados e valor final.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Donald Kirkpatrick  a avaliação de Treinamento é feita em quatro níveis: Reação, aprendizagem, comportamento e resultados

  • A questão está errada por ter usado o termo exclusivamente. É só ler kikirpatrick, hamblin, phillips...


ID
313996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas no ambiente organizacional, julgue os
itens a seguir.

As políticas e práticas de gestão de pessoas, entre as quais se incluem a seleção, o treinamento e a avaliação de desempenho, influenciam a eficácia organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.

    Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido.

    rhportal.com.br/artigos-rh/eficincia-e-eficcia-a-sutil-diferena/


ID
314002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas no ambiente organizacional, julgue os
itens a seguir.

Entre as atribuições da gestão de pessoas, destaca-se a compensação ou manutenção, que consiste no desenvolvimento de programas organizacionais de treinamento de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Compensação e manutenção não fazem parte do programa de treinamento.

  • Os programas de treinamento fazem parte do macroprocesso de Desenvolver pessoas, e não Recompensar (compensação) ou Manter pessoas (manutenção).


ID
314101
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para desenvolver um programa de treinamento com foco na competência - influência e persuasão, foi sugerido por um dos profissionais da área de recursos humanos que fosse utilizada uma técnica que fizesse com que os participantes pudessem, de alguma maneira, vivenciar de modo teatralizado situações reais do trabalho no tocante à prática da competência mencionada. A técnica de treinamento para atender esta solicitação é o

Alternativas
Comentários
  • "role-playing ": a pessoa se coloca na posição de protagonista da situação; ator principal (da situação teatral oferecida na questão).
  • Os exercícios de dramatização e simulação de papéis (role-playing) colocam as pessoas no papel de ator ou participando de problemas gerenciais. Os exercícios de simulação apresentam a vantagem de criar um ambiente similar em relação às situações reais em que a pessoa trabalha sem os altos custos envolvidos em ações reais indesejáveis. Contudo, é difícil simular todas as situações reais da vida cotidiana.
  • Basta lembrar que:
    role-playing = dramatização 

  • Essa questão já esta mais que batida. 

    role-playing: técnica de treinamento de grupos, onde cada um desenvolve o seu papal visando a simulação de um momento real da organização teatralizado.

  • A interpretação de papéis é um tipo de simulação no qual o treinando finge realizar uma tarefa. É utilizado com frequência no treinamento de supervisores. (SPECTOR, PAUL)

  • Role Playing: técnica quefaz com que os participantes possam, de alguma maneira, vivenciar de modo teatralizado situações reais do trabalho


ID
314122
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A aplicação do coaching tem foco

Alternativas
Comentários
  • O QUE É COACHING

    Coaching é um processo estruturado e focado em ações, para ajudar a pessoa progredir em direção às suas metas mais importantes, conquistar seus objetivos e criar sua versão da vida ideal e carreira ideal, através de:

    • Investigação, avaliação e reflexão;
    • Descoberta pessoal de pontos fracos e qualidades;
    • Aumento da consciência de si;
    • Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida e carreira;
    • Foco em objetivos estabelecidos;
    • Feedback e apoio constante do Coach.

    O foco da interação entre o Coach e o Coachee (Cliente) é nas possibilidades futuras do cliente e como transformá-las em realidade.

    QUAL É A FUNÇÃO DO COACH

    O termo coach representa o profissional que faz coaching, e sua função é alinhar-se com as metas que o cliente quer atingir e colaborar para que este se responsabilize em consegui-las. Ele orienta o cliente na expansão de suas crenças, de seu poder interno, e o treina nos novos comportamentos e habilidades que o apoiam na conquista de seus objetivos.

    http://www.motivacaoeresultados.com.br/coaching.htm

  • O QUE É COACHING

    Coaching é um processo estruturado e focado em ações, para ajudar a pessoa progredir em direção às suas metas mais importantes, conquistar seus objetivos e criar sua versão da vida ideal e carreira ideal, através de:

    O foco da interação entre o Coach e o Coachee (Cliente) é nas possibilidades futuras do cliente e como transformá-las em realidade.

    QUAL É A FUNÇÃO DO COACH

    O termo coach representa o profissional que faz coaching, e sua função é alinhar-se com as metas que o cliente quer atingir e colaborar para que este se responsabilize em consegui-las. Ele orienta o cliente na expansão de suas crenças, de seu poder interno, e o treina nos novos comportamentos e habilidades que o apoiam na conquista de seus objetivos.

    "A aplicação do coaching tem foco na formação e aperfeiçoamento de competências; fortalecimento da confiança, via parceria, e o desenvolvimento integrado das pessoas da organização e na organização."


ID
314128
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O treinamento na empresa pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local. Quanto à finalidade, o treinamento pode voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza-se a

Alternativas
Comentários
  • e ) aquisição de conhecimento. As outras opções fazem referência ao processo.
  • conteúdo -  enfatiza AQUISIÇÃO  de conhecimento
    processo - enfatiza a MUDANÇA de atitudes
  • Exemplos de técnicas de treinamento:

    1. Orientadas para o conteúdo -  leitura, instrução programada, instrução assistida por computador.

    2. Orientadas para o processo - dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos.

    3. Mistas (conteúdo e processo) - estudos de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-job.

    (Chiavenato, 2004)
  • Para Gil (1994, p. 71), o treinamento na empresa "pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local". 

    a) Quanto à clientela: o treinamento pode ser dirigido a todos os segmentos ocupacionais da empresa ou voltado para os empregados da hierarquia mais elevada. Gil (1994, p. 71) diz que se o treinamento for voltado para os executivos, pode ser chamado de desenvolvimento gerencial. Para os empregados de nível hierárquico inferior ao gerencial, pode ser designado de treinamento técnico, treinamento técnico-administrativo ou treinamento operacional, dependendo do grau de escolaridade e do setor de trabalho; 

    b) Quanto à finalidade: para Gil (1994, p. 72), o treinamento pode "voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza a aquisição de conhecimentos. No segundo, volta-se para a mudança de atitudes e o desenvolvimento das relações interpessoais".Também há treinamentos mistos, com os objetivos visando tanto o conteúdo quanto o processo; 

    c) Quanto ao momento: pode ser realizado o treinamento antes do ingresso no trabalho, ou treinamento de integração, ou após o inicio do trabalho, para suprir necessidades detectadas; e, 

    d) Quanto ao local: o treinamento pode ser realizado no ambiente de trabalho ou em um outro local mais apropriado.



  • Para Gil (1994, p. 71), o treinamento na empresa "pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local". 

    a) Quanto à clientela: o treinamento pode ser dirigido a todos os segmentos ocupacionais da empresa ou voltado para os empregados da hierarquia mais elevada. Gil (1994, p. 71) diz que se o treinamento for voltado para os executivos, pode ser chamado de desenvolvimento gerencial. Para os empregados de nível hierárquico inferior ao gerencial, pode ser designado de treinamento técnico, treinamento técnico-administrativo ou treinamento operacional, dependendo do grau de escolaridade e do setor de trabalho; 

    b) Quanto à finalidade: para Gil (1994, p. 72), o treinamento pode "voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza a aquisição de conhecimentos. No segundo, volta-se para a mudança de atitudes e o desenvolvimento das relações interpessoais".Também há treinamentos mistos, com os objetivos visando tanto o conteúdo quanto o processo; 

    c) Quanto ao momento: pode ser realizado o treinamento antes do ingresso no trabalho, ou treinamento de integração, ou após o inicio do trabalho, para suprir necessidades detectadas; e, 

    d) Quanto ao local: o treinamento pode ser realizado no ambiente de trabalho ou em um outro local mais apropriado.

    Técnicas de Treinamento

    1. Orientadas para o conteúdo (enfatiza aquisição de conhecimento) - leitura, instrução programada, instrução assistida por computador.

    2. Orientadas para o processo  (enfatiza a mudança de atitudes)- dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos.

    3. Mistas (conteúdo e processo) - estudos de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-job.

    (Chiavenato, 2004)


ID
318058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

Um programa com boa transferência da capacidade de treinamento é elaborado com base em princípios gerais, o que significa que as respostas em situações de treinamento são idênticas àquelas em situação de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Transferência do Treinamento (Spector):

    Características do Trainee

    +

    Feedback

    Princípios Gerais (Estrutura básica para o aprendizado)

    Elementos idênticos (Simulação = Situação real)

    Excedente de aprendizado (prática além da necessária>automatização)

    Sequência das sessões de treinamento (parte x todo / intensivo x espaçado)

    +

    Ambiente de Trabalho



    O enunciado da questão faz referência a "elementos idênticos" e não a princípios gerais.


ID
327814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da influência da participação e do comprometimento do trabalhador no desenvolvimento das organizações e no clima organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tive a mesma dúvida, marquei letra "D".
  • Alguém sabe a referência dessa questão?

    marquei a D rs , pra mim tem duas corretas


ID
327871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em estudos sobre aprendizagem nas organizações, é adequada a utilização de

I entrevistas individuais e coletivas.

II testes projetivos.

III técnicas de simulação e testes psicométricos.

IV testes situacionais e de conhecimentos específicos.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Projetivo não tem muita utilidade nesse caso, é mais clinico.


ID
327874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A qualidade do desempenho humano nas organizações pressupõe

Alternativas
Comentários
  • d) análise do contexto organizacional e desenvolvimento de programa de treinamento e capacitação de pessoal.

  • Qualidade de Vida no Trabalho

     

    --- > A qualidade de vida no trabalho (QVT) visa aproveitar as habilidades mais exímias dos funcionários, buscando um ajustamento entre tecnologias, tarefas e empregados e proporcionando aos mesmos um ambiente mais agradável, humanizado e saudável para o desenvolvimento de suas atividades laborais.

     

    --- > Visa também desenvolver um ambiente de trabalho que seja tão bom para as pessoas quanto para a saúde econômica da organização. 

     

    --- > Está relacionada à motivação, satisfação no trabalho e fatores ambientais.

     

    Modelo de Hackman e Oldham

     

    Variedades de habilidades: o cargo exercido deve exigir várias e diferentes habilidades e conhecimento.

     

    Identidade da tarefa: importância do indivíduo sobre as suas tarefas, do início ao fim, para que este perceba que produziu um resultado palpável.

     

    Significado da tarefa: a pessoa deve ter uma clara percepção de que forma o seu trabalho produz consequências e impactos sobre os trabalhos dos demais.

     

    Autonomia: defende a responsabilidade pessoal para planejar e executar as tarefas e independência para desempenhá-las.

     

    Feedback: importante pois através desse retorno que poderá ser feita uma auto-análise, visando melhorias em sua conduta profissional.


ID
327898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Constitui atribuição do psicólogo organizacional

I desenvolver conceitos, atitudes, conhecimentos, regras e habilidades para melhorar o desempenho na organização.

II intervir na cultura e nos objetivos organizacionais para melhorar a eficácia dos programas de treinamento de pessoal.

III usar abordagem sistêmica com o objetivo de reduzir a diferença entre o desempenho atual e o desejado.

IV criar um clima organizacional satisfatório, para aumentar a motivação e facilitar a introdução de novas técnicas de trabalho.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • A abordagem sistêmica é uma maneira de resolver problemas sob o ponto de vista da Teoria Geral de Sistemas. Muitas soluções surgem quando observamos um problema como um sistema e, desta foram, sendo formado por elementos, com relações, objetivos e um meio-ambiente.

    São elas: 

    a) dividir para conquistar

    b) identificar todas as partes do sistema

    c) atentar para detalhes

    d) olhar para o todo (visão holística)

    e) analogias

    http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/gerson/materiais/Teoria_Geral_de_Sistemas_e_Abordagem_Sist_mica.pdf


ID
327901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das estratégias para prevenção de acidentes de trabalho é a educação continuada. Para tal, o treinamento e a capacitação são fundamentais. No levantamento de necessidades para esse tipo de treinamento, é essencial

Alternativas
Comentários
  • a alternativa correta não seria a E?


ID
327913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A metodologia mais pertinente para a avaliação dos impactos do uso das estratégias de aprendizagem no trabalho consiste

Alternativas

ID
393406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

Na avaliação das necessidades de treinamento, desenvolvimento e educação, as variáveis relacionadas à análise de contexto são tratadas de acordo com as perspectivas de oportunidade ou restrição, como fator de influência distal ou proximal e como fator consequente ou antecedente ao desempenho humano no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    As variáveis de contexto são tratadas em três perspectivas de análise, relacionando contexto e desempenho: “[...] contexto como oportunidade ou restrição, contexto com influência distal ou proximal e contexto como fator antecedente ou conseqüente ao desempenho humano no trabalho.” (ABBAD, FREITAS e PILATI, 2006, p. 233)

    http://www.cl.df.gov.br/cldf/escola-do-legislativo/TCC%20Claudia%20Boudrini%20Vargas.pdf

ID
393409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Rosenberg, no treinamento em uma organização, os meios referem-se à escolha da estratégia instrucional que melhor se adéque à aprendizagem requerida, às características da clientela e às estratégias de mensuração.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A questão descreve o desenho e não os meios.

    O treinamento, na concepção de Rosenberg (2001), apresenta quatro elementos principais: a intenção de melhorar um desempenho específico; o desenho que reflete a estratégia instrucional que melhor se ajusta à aprendizagem requerida e às características da clientela, bem como às estratégias de mensuração que apontam a eficácia do treinamento; os meios pelos quais a instrução é entregue, que pode incluir a sala de aula e uma variedade de tecnologias; e a avaliação, cujos níveis de complexidade podem variar desde situações mais simples até as mais formais que incluem exigência de certificação .


    http://www.ead.fea.usp.br/semead/10semead/sistema/resultado/trabalhosPDF/512.pdf

    http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/1268/1/2009_VivianeMedeirosSilva.pdf
  • https://books.google.com.br/books?id=3WOBj0WiAH8C&pg=PA139&lpg=PA139&dq=treinamento+rosemberg+meios&source=bl&ots=_RuRK7gMcA&sig=QN6ndOz6CdIIHfOZx9YVbw0YDRc&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi23om4qpXUAhXCGZAKHZ0BAZUQ6AEINTAD#v=onepage&q&f=false

    (p. 141)

     

     

    Abçs.


ID
393412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

O processo de aprimoramento do desempenho na realização de determinada tarefa, resultado da experiência individual, não é considerado treinamento, uma das formas de indução de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Treinamento é uma ação formal e o desempenho pode advir da aprendizagem natural.
  • O gabarito está correto.

    Concordo com Sonja. Podemos aprimorar o nosso desempenho conforme experiência, sem necessariamente ter participado de um treinamento formal. É uma aprendizagem adquirida com a experiência.

  • "O processo de aprimoramento do desempenho na realização de determinada tarefa, RESULTADO DA EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL, não é considerado treinamento, uma das formas de indução de aprendizagem".



    A questão toma o cuidado de explicitar que o processo de aprimoramento do desempenho, que a questão alude, é advinda do "resultado da experiência individual". Desta forma não há que se tentar forçar em dizer que é fruto de qualquer tipo de treinamento já que ficou claro que foi fruto de experiência individual.

  • De acordo com Chiavenato (2010) o treinamento é um processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada, por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos previamente definidos. Desse modo, não cabe ao resultado de experiência individual ser considerada treinamento por não corresponder com a definição de treinamento organizacional proposta pelo autor.

    Pode ser definido ainda para este autor como uma aquisição de conhecimento, apenas, visto que ele é uma mistura de experiência condensada, valores, de informações contextuais de uma pessoa.


ID
393415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

O conhecimento tácito, um tipo de conhecimento automatizado, é essencial à ação.

Alternativas
Comentários
  • Conhecimento tácito é, segundo Spender (apud Loiola, Néri e Bastos, 2006), “aquele que não foi abstraído da prática”.

    Por natureza, é um conhecimento difícil de ser comunicado e consiste em um tipo de conhecimento automatizado, sobre o qual os indivíduos não se perguntam ao agir, mas

    que é essencial à ação. É um tipo de conhecimento profundamente entrelaçado com a prática e que exige processos de interação social para ser explicitado (Loiola, Néri e

    Bastos, 2006).
    Fonte: http://www.itop.edu.br/Administracao/App_File/file/p%C3%B3s/APOSTILA%20de%20gestao%20do%20Conhecimento.pdf



     


ID
393418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem.

É consensual a opinião de que o conceito de aprendizagem organizacional é inapropriado, por pressupor a antropormofização das organizações, uma vez que é sabido que apenas os indivíduos aprendem.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pelo o que eu entendi através de livros aprendizagem organizacional é somente porque você aprende dentro da organização. 
  • Ler  sobre organizações que aprendem.- learnig organizacion...
  • Questão incorreta. "É consensual a opinião de que o conceito de aprendizagem organizacional é inapropriado, por pressupor a antropormofização das organizações, uma vez que é sabido que apenas os indivíduos aprendem."


    Pelo menos uma vez na vida, cada um de nós experimentou a sensação de pertencer a uma “grande equipe”. Não só pelos resultados que ela alcançou, mas pelo espírito de luta, a confiança mútua, a sinergia dos relacionamentos e a vontade de vencer. No entanto, nenhuma equipe já nasce assim. Grandes equipes são organizações que aprendem, conjuntos de indivíduos que aprimoram, constantemente, sua capacidade de criar, e a verdadeira aprendizagem “está intimamente relacionada com o que significa ser humano” (Senge, 1990, p. 22). Dessa forma, grandes equipes são organizações que aprendem a desenvolver novas habilidades e capacidades, que levam a novas percepções e sensibilidades que, por sua vez, revolucionam crenças e opiniões (ciclo de aprendizado profundo).



  • Se for isolado o conhecimento de cada indivíduo dentro da organização, não dá o conhecimento total da organização, que é a interligação de cada conhecimento individual, formando uma dimensão maior de conhecimento. A Coca-Cola é um exemplo clássico nesse sentido.

     

    Então, não dá para falar que apenas os indivíduos aprendem.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

As ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem objetivar a resolução de problemas de contexto interno e externo relacionados à falta de suporte e motivação para a realização do trabalho.

Alternativas
Comentários

  • Não entendi a questão ... se alguém puder explicar!
  • Os principais objetivos do treinamento e desenvolvimento de pessoas refletem necessidades advindas das mudanças econômicas,
    tecnológicas e sociais do mercado onde a empresa atua, exigindo a efetivação de planos de formação profissional que sejam flexíveis,
    dinâmicos e atualizados. Por exemplo, no processo de globalização da era atual, as empresas necessitam investir na capacitação de seu
    corpo social em relação ao aprendizado de uma segunda língua, preferencialmente dos países com os quais a empresa pretende
    praticar o marketing internacional (CARVALHO & NASCIMENTO, 1997).
  • Tbm errei essa questão, mas repensando cheguei a seguinte conclusão:

    As ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem objetivar a resolução de problemas de contexto interno e externo relacionados à falta de suporte e motivação para a realização do trabalho.

    O treinamento, desenvolvimento e a educação são voltadas para o contexto da organização, por isso INTERNO.

    O objetivo do treinamento, desenvolvimento e a educação NÃO é resolver problemas relacionados com a motivação, pois eles NÃO GARANTEM QUE A PESSOA SERÁ MOTIVADA, tão pouco resolver problemas de falta de suporte. 

    O treinamento, desenvolvimento e a educação servem para AUMENTAR a COMPETITIVIDADE da organização.

    Bom, essa foi a única explicação que achei para a questão!!

    Bons estudos!!!
  • 2 erros:

     

    1) Se o TD&E tem a finalidade de desenvolver as competências (CHAs) dos indivíduos de dentro da organização, então a parada aí não pode

         ser se natureza EXTERNA;

     

    2) TD&E visa sanear as lacunas (gaps) de competência e, não, de motivação e suporte organizacional.

     

     

     

    * GABARITO: ERRADA.

     

    Abçs.

  • A afirmativa é muito restritiva.

  • Motivação não se treina. Já a parte de contexto externo está certa para mim, uma vez que hoje o pensamento é sistêmico, não restrito apenas à organização.


ID
393424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

A variável suporte organizacional exerce influência proximal sobre o impacto do treinamento no desempenho do participante.

Alternativas
Comentários
  • http://www.cl.df.gov.br/cldf/escola-do-legislativo/TCC%20Claudia%20Boudrini%20Vargas.pdf

    As variáveis de contexto são tratadas em três perspectivas de análise, relacionando
    contexto e desempenho: “[...] contexto como oportunidade ou restrição, contexto com
    influência distal ou proximal e contexto como fator antecedente ou conseqüente ao
    desempenho humano no trabalho.” (ABBAD, FREITAS e PILATI, 2006, p. 233). Antes de
    discorrer sobre essas perspectivas, faz-se necessário destacar que “[...] uma mesma variável
    possui um caráter de restrição ou dificuldade para algumas pessoas e de apoio ou estímulo
    para outras” (ABBAD, FREITAS e PILATI, 2006, p. 235).

    Na perspectiva oportunidade - restrição, as variáveis estão ligadas a mudanças
    tecnológicas, sociais, econômicas, demográficas, ecológicas, políticas e outras que funcionam
    como estímulo ou restrição ao desempenho, à aprendizagem e à transferência de
    aprendizagens para o trabalho.
    Fatores de influência proximal ao desempenho estão no ambiente de trabalho: unidade,
    grupo ou equipe, e afetam diretamente o seu desempenho. São observados antes, durante e
    após a ação de TD&E. Referem-se ao apoio gerencial à avaliação de necessidades, suporte
    psicossocial (de gerentes, pares, colegas) ao desempenho, à aprendizagem e à transferência de
    treinamento. Já entre os fatores de influência distal, destacam-se variáveis de suporte
    organizacional. Trata-se da distribuição de recursos na organização, práticas de gestão de
    desempenho e de valorização das contribuições. Esses fatores estão relacionados ao nível de
    análise da organização e relacionam-se de modo menos contínuo e contingente ao
    desempenho cotidiano.
  • A questão afirma que: "A variável suporte organizacional exerce influência proximal sobre o impacto do treinamento no desempenho do participante."


    Observe a seguinte passagem de um estudo:


    "... Existem variáveis contextuais distais que podem exercer influência sobre o resultado do treinamento no trabalho. Uma delas é a percepção de suporte organizacional ao desempenho (e não à transferência de treinamento). Esse construto seria distal em relação a resultado do treinamento no trabalho, porque é relacionado ao desempenho no trabalho de forma mais genérica, diferentemente de suporte à transferência que é relacionado estritamente ao resultado da ação instrucional. Borges-Andrade (1996) aponta que variáveis contextuais distais podem exercer influência sobre o resultado do treinamento no trabalho, uma vez que criam condições situacionais mais favoráveis para aplicação do aprendido no trabalho.


    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722004000100005&script=sci_arttext

  • É influência distal a que o suporte organizacional exerce sobre o treinamento, pois a influência deste é indireta, apesar de, muitas vezes, ser bastante efetiva. 

  • Segundo Eisenberger et al. (1986), suporte organizacional refere-se às percepções do trabalhador acerca da qualidade do tratamento que recebe da organização em retribuição ao esforço que despende no trabalho. Essas percepções baseiam-se na freqüência, intensidade e sinceridade das manifestações organizacionais de aprovação, elogio, retribuição material e social ao esforço dos seus recursos humanos. Uma percepção favorável de suporte organizacional, segundo essa perspectiva, fortaleceria a expectativa esforço-resultado e o envolvimento afetivo do empregado com a organização, resultando em maior esforço do empregado para atingir os objetivos organizacionais.

  •  

    "Suporte organizacional é visto como variável que exerce influência distal sobre o impacto do treinamento no desempenho subsequente do participante."

    (BORGES-ANDRADE, ABBAD & MOURÃO, 2007, p. 245).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

O clima para a transferência de treinamento é definido com base em duas categorias de conteúdo: as dicas situacionais e as consequências.

Alternativas
Comentários
  • Clima para transferência, definido como construto multidimensional,era composto por duas categorias principais de conteúdo: dicas situacionais e consequências.
    Dicas situacionais: informações que servem para lembrar aos participantes sobre o conteúdo do treinamento.
    Consequências: se divide em feedeback favorável,feedback negativo,punição e nenhum feedback.
    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/educacao_corporativa/avaliacao_eventos/tese_gardenia.pdf
     

  • O clima para transferência, definido como um construto multidimensional é composto por duas categorias principais de conteúdo: dicas situacionais e consequências

    A dimensão dicas situacionais refere-se às informações que servem para lembrar ao participante sobre os conteúdos do treinamento ou para oportunizar o uso das novas habilidades no retorno ao trabalho, tais como: objetivos, os quais serviriam para encorajar o treinando a aplicar o treinamento no trabalho;dicas sociais: informações provenientes do grupo de trabalho (pares, supervisores e subordinados); dicas de tarefa: desenho e natureza do trabalho (disponibilidade de equipamento); dicas de autocontrole, que se referem aos processos de autocontrole que permitem aos treinados usar no trabalho o que aprenderam no treinamento. 

    A dimensão consequências, subdivide-se em feedback favorável associado ao uso dos comportamentos treinados; feedback negativo (informações acerca das consequências indesejáveis associadas ao uso das novas habilidades); punição (ridicularização diante das tentativas de aplicar no trabalho as novas habilidades) e nenhum feedback.


  • Dicas situacionais informações que servem para lembrar ao participante sobre os conteúdos do treinamento ou para oportunizar o uso das novas habilidades no retorno ao trabalho, tais como: 

    1 objetivos, os quais serviriam para encorajar o treinando a aplicar o treinamento no trabalho;

    2 dicas sociais: informações provenientes do grupo de trabalho (pares, supervisores e subordinados); 

    3 dicas de tarefa: desenho e natureza do trabalho (disponibilidade de equipamento); 

    4 dicas de autocontrole, que se referem aos processos de autocontrole que permitem aos treinados usar no trabalho o que aprenderam no treinamento. 

    A dimensão consequências, subdivide-se em:

    1 Feedback favorável associado ao uso dos comportamentos treinados;

    2  Feedback negativo (informações acerca das consequências indesejáveis associadas ao uso das novas habilidades); 

    3 Punição (ridicularização diante das tentativas de aplicar no trabalho as novas habilidades)

    4 Nenhum feedback.


ID
393430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

Insumos, procedimentos, processos, resultados e ambiente constituem os cinco componentes do modelo de avaliação integrado e somativo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    No Modelo de Avaliação Integrado e Somativo - MAIS(BORGES-ANDRADE, 1982) o primeiro componente, ambiente, envolve e exerce influência sobre os demais, e é subdividido em quatro subcomponentes.
    Insumos, o segundo componente, refere-se às características dos treinandos (dados demográficos e pré-requisitos para participação).
    O terceiro componente, procedimentos, diz respeito à tecnologia instrucional utilizada,à adequação dos conteúdos, à definição dos objetivos e às técnicas didáticas adotadas.
    O componente processo enfoca o relacionamento dos instrutores com os treinandos e entre os treinandos, a forma como ocorre a aprendizagem durante a atividade instrucional e a motivação do treinando para aprender.
    O último componente é o resultado: medida imediata do nível de aprendizagem,relacionada ao grau de assimilação e retenção dos conteúdos logo depois de concluído o treinamento.

    Fonte: http://www.scribd.com/doc/54529016/EORB1757?query=INSUMO
  • O MAIS é um modelo genérico de avaliação construído a partir da teoria da efetividade dos eventos de aprendizagem, chamados de TD&E. Formula questões sobre os insumos, os procedimentos, os processos, os resultados e o ambiente dos eventos ou programas.
    • Insumos – são fatores físicos e sociais e estados comportamentais e cognitivos anteriores à instrução que podem afetar ou comprometer os resultados. Exemplos: nível socioeconômico, habilidades, experiência na área.
    • Procedimentos – são as estratégias instrucionais. Exemplos: sequência de objetivos, tempo para prática, demonstrações, instruções verbais, aulas expositivas.
    • Processos – são aspectos significantes do comportamento do aprendiz. Exemplos: resultados de exercícios práticos, tempo de estudo individual, número de desistentes.
    • Resultados – é o desempenho final imediato pretendido ou as consequências inesperadas (desejáveis ou indesejáveis) do evento de TD&E. Exemplos: qualquer habilidade, atitude, conhecimento resultante do evento de TD&E.
    • Ambiente – representa o contexto de TD&E. É subdividido em: a) necessidades – identificação de lacunas importantes entre desempenhos esperados e realizados com definição de prioridades para resolver os problemas. b) suporte – conjunto de variáveis que ocorrem no lar, nas escolas, na organização ou na comunidade e que têm influência potencial sobre os insumos, procedimentos, processos e resultados. Exemplos: instalações para o evento, material didático, formação acadêmica e pedagógica do instrutor. c) disseminação – variáveis que contribuem para a adoção bem-sucedida do programa ou evento de TD&E. Exemplos: meios de divulgação do evento e estratégia de divulgação. d) efeitos de longo prazo – consequências ambientais esperadas,inesperadas, desejáveis e indesejáveis. Não devem ser medidos logo após o evento de TD&E, pois necessitam de tempo decorrido para atuarem. Exemplos: desempenho no cargo, mudanças na organização.

    http://pt.scribd.com/doc/58192800/22/Modelo-de-Avaliacao-Integrado-e-Somativo-MAIS#page=86

ID
467983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente, o atendimento às novas exigências do mercado de
trabalho, caracterizado por transformações sociais e tecnológicas,
exige que empresas, escolas técnicas, órgãos de governo, entre
outras instituições que compõem o sistema produtivo,
desenvolvam estratégias de atualização contínua de suas
competências organizacionais e individuais. É fato, também, que
um dos grandes desafios do Brasil é promover o desenvolvimento
econômico e social sustentável em diversas regiões. Programas
de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) nas
empresas de formação e qualificação profissional em ambiente
aberto contribuem para que esse desenvolvimento ocorra. A partir
desse contexto e com relação ao TD&E em organizações, julgue
os itens subseqüentes.

A melhoria do desempenho no trabalho por meio das ações de treinamento requer, impreterivelmente, a transferência de habilidades, conhecimentos e atitudes apreendidos no ambiente da aprendizagem para o contexto de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Traduzindo: não há desempenho se o aprendizado não for aplicado na Prática.


ID
467986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente, o atendimento às novas exigências do mercado de
trabalho, caracterizado por transformações sociais e tecnológicas,
exige que empresas, escolas técnicas, órgãos de governo, entre
outras instituições que compõem o sistema produtivo,
desenvolvam estratégias de atualização contínua de suas
competências organizacionais e individuais. É fato, também, que
um dos grandes desafios do Brasil é promover o desenvolvimento
econômico e social sustentável em diversas regiões. Programas
de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) nas
empresas de formação e qualificação profissional em ambiente
aberto contribuem para que esse desenvolvimento ocorra. A partir
desse contexto e com relação ao TD&E em organizações, julgue
os itens subseqüentes.

O nível de avaliação de treinamento que envolve o desempenho no cargo diz respeito à satisfação inicial com o treinamento e às condições de sua execução.

Alternativas
Comentários
  • O que diz respeito à satisfação não é o nível e sim o método de avaliação por Reação.

  • Reação mede o nivel de satisfação, que não necessariamente causa desempenho. 

    Um funcionario pode estar muito satisfeito e não ter aprendido p### nenhuma.


ID
467989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente, o atendimento às novas exigências do mercado de
trabalho, caracterizado por transformações sociais e tecnológicas,
exige que empresas, escolas técnicas, órgãos de governo, entre
outras instituições que compõem o sistema produtivo,
desenvolvam estratégias de atualização contínua de suas
competências organizacionais e individuais. É fato, também, que
um dos grandes desafios do Brasil é promover o desenvolvimento
econômico e social sustentável em diversas regiões. Programas
de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) nas
empresas de formação e qualificação profissional em ambiente
aberto contribuem para que esse desenvolvimento ocorra. A partir
desse contexto e com relação ao TD&E em organizações, julgue
os itens subseqüentes.

De maneira geral, apesar da divergência de alguns autores, as competências organizacionais e individuais dizem respeito aos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos ao desempenho satisfatório no trabalho.

Alternativas

ID
467992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente, o atendimento às novas exigências do mercado de
trabalho, caracterizado por transformações sociais e tecnológicas,
exige que empresas, escolas técnicas, órgãos de governo, entre
outras instituições que compõem o sistema produtivo,
desenvolvam estratégias de atualização contínua de suas
competências organizacionais e individuais. É fato, também, que
um dos grandes desafios do Brasil é promover o desenvolvimento
econômico e social sustentável em diversas regiões. Programas
de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) nas
empresas de formação e qualificação profissional em ambiente
aberto contribuem para que esse desenvolvimento ocorra. A partir
desse contexto e com relação ao TD&E em organizações, julgue
os itens subseqüentes.

O processo de aprendizagem em organizações ocorre somente de forma induzida.

Alternativas

ID
468121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação do treinamento envolve o levantamento de
informações em quatro níveis que se diferenciam em termos do
grau de complexidade quanto ao tipo de resultados a serem
alcançados. Em relação ao treinamento, desenvolvimento e
aprendizagem nos ambientes de trabalho, julgue os
próximos itens.

A avaliação da utilidade dos conhecimentos e habilidades, enfatizadas no treinamento para resolução de problemas de trabalho, refere-se aos resultados do evento de treinamento no nível da organização.

Alternativas
Comentários
  • Refere-se à avaliação de Aprendizagem.

  • impacto à nívelindividual.


ID
468124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação do treinamento envolve o levantamento de
informações em quatro níveis que se diferenciam em termos do
grau de complexidade quanto ao tipo de resultados a serem
alcançados. Em relação ao treinamento, desenvolvimento e
aprendizagem nos ambientes de trabalho, julgue os
próximos itens.

O custo-hora de treinamento versus média do mercado versus melhorias conseguidas com treinamento e o índice comparativo de treinamento per capita, considerando o número de sujeitos que conseguiram melhorar seu desempenho e realizar suas funções, são exemplos de resultados de treinamento vinculados ao valor final.

Alternativas

ID
468127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação do treinamento envolve o levantamento de
informações em quatro níveis que se diferenciam em termos do
grau de complexidade quanto ao tipo de resultados a serem
alcançados. Em relação ao treinamento, desenvolvimento e
aprendizagem nos ambientes de trabalho, julgue os
próximos itens.

A avaliação de necessidades de treinamento deve envolver tanto os conhecimentos, habilidades e atitudes que são necessários ao desenvolvimento de tarefas que o empregado realiza atualmente quanto aqueles que serão utilizados em tarefas que ele pode vir a realizar no futuro.

Alternativas

ID
475825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Na educação corporativa contemporânea, cursos a distância, apoiados em novas tecnologias da informação e comunicação, são oferecidos pelas organizações tanto para os seus empregados como para os demais integrantes da cadeia de valor.

Alternativas
Comentários
  • Os cursos EAD são oferecidos, atualmente, não só para os integrantes da organização mas também para as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com o trabalho oferecido pela organização. Por exemplo, o Senado Federal disponibiliza, por meio do ILB, cursos EAD tanto para os funcionários quanto para a sociedade. 


ID
475828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Objetivos instrucionais são descritos em termos de conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes e decorrem de avaliações de necessidades de treinamento em organizações e trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Conhecimentos, habilidades e atitudes mapeados como necessidades de treinamento devem ser transformados em objetivos instrucionais para elaboração de conteúdos, planejamento de atividades e avaliação do treinamento.
    No nível do indivíduo, necessidades de treinamento são descrições de hiatos nas competências ou lacunas nos repertórios de conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas. As análises objetivam diagnosticar e, nas abordagens mais recentes, prognosticar necessidades, de modo que estas, transformadas em objetivos instrucionais, possibilitem o desenho de ações educacionais para saná-las. 
     

    GAB: C


ID
475831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Necessidades de treinamento, redigidas em termos de competências, conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas por papéis ocupacionais, são descrições de lacunas no desempenho de pessoas no trabalho.

Alternativas

ID
475834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Avaliações de transferência de treinamento são feitas mediante a aplicação de questionários que perguntam sobre o quanto cada participante de determinado curso ficou satisfeito com o curso e com o desempenho dos instrutores.

Alternativas
Comentários
  • Isso diz respeito à avaliação de reação.


ID
475837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Desenvolvimento de recursos humanos refere-se às oportunidades organizacionais de aprendizagem voltada para o crescimento individual sem relação com um trabalho específico.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento de recursos humanos refere-se às oportunidades organizacionais de aprendizagem voltada para o crescimento individual sem relação com um trabalho específico. Afirmação certa, pois seu foco é cargo(s) que pode vir a ser ocupados, habilidades e competências que a pessoa precisará ter.

    Além disso, cargo específico e atual está ligada mais ao treinamento.


ID
475843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

Os processos de conversão de conhecimento tácito em explícito estão relacionados com a aprendizagem nas organizações. Um desses processos, denominado combinação, possibilita a combinação de conhecimentos distintos nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • egundo Balceiro & Balceiro (2001), três são os pilares da Inteligência Empresarial para se obter vantagem competitiva: o conhecimento, a inovação (solução de problemas e geração de conhecimento novo) e oempreendedorismo (ações planejadas). A integração destes 3 pilares é que gera o aprendizado constante e contínuo da organização. Entretanto, o conhecimento é a base para a inovação e o empreendedorismo.

    Para fazer uso adequado do capital intelectual, é necessário administrar o conhecimento, permitindo capturar, armazenar, recuperar, consultar e analisar conhecimento relativos aos 3 tipos de capital. A Gestão do Conhecimento é a área preocupada com a administração do capital intelectual da organização de modo que esta possa aprender e crescer.

    Existem basicamente dois tipos de conhecimento: tácito e explícito (Nonaka & Takeuchi, 1997). O conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos. Já o conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias.

    Nonaka & Takeuchi (1997) identificaram 4 modos de conversão entre conhecimento tácito e explícito, apresentados na figura 1. O processo de externalização é a transformação do conhecimento tácito em explícito. A internalização é o processo inverso. Já a combinação é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. Por sua vez, a socialização é a interação entre conhecimentos tácitos.

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:FoqqQYCnrjwJ:paginas.ucpel.tche.br/~loh/portalk.htm+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • Poxa, pra mim combinação seria conversão de conhecimento explícito para explícito...


ID
475846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

Aprendizagem de circuito ou ciclo duplo é aquela que resulta em mudança incremental na organização.

Alternativas
Comentários
  • Apredizagem de CICLO DUPLO é aquela em que há mobilização e transformação do conhecimento.


ID
475849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

A aprendizagem organizacional envolve processos de aquisição interna e externa de conhecimento, tais como contratação de especialistas, treinamento externo, interação com clientes e atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Alternativas

ID
475852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

A solução compartilhada de problemas e a rotação no trabalho são exemplos de processos de conversão de conhecimento ligados à socialização e à aprendizagem em organizações.

Alternativas