SóProvas


ID
1530826
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o aprendiz diz: "Se eu experimentar fazer isso, os meus colegas vão dizer: ela andou fazendo curso”. De acordo com o modelo da Escada da Competência, que estabelece cinco níveis de aprendizagem, o aprendiz está no nível

Alternativas
Comentários
  • São n´veis de aprendizagem que começam com o total desconhecimento do aprendiz,sobre algum tema, até o reconhecimento da sua habilidade.A Escada de Competência tem 05 (cinco) níveis, segundo Rogers (2013, p. 28-31):


    Nível 01: Incompetência inconsciente: O aluno não faz a menor ideia daquilo que não sabe e pode negar que precise aprendê-lo [...] pode acreditar que já tem toda habilidade e o conhecimento que precisa, sem perceber que se desatualizou.


    Nível 02: Incompetência consciente: O aluno já se defrontou com sua falta de habilidade. [...] A tarefa da aprendizagem parece ser gigantesca que jamais será capaz de escalar. Nesta etapa o papel é renovar a confiança e lembrar as pessoas queé melhor saber o que você não sabe do que viver na abominável ignorância do nível 01.

    Nível 03: Competência Consciente: A chave do sucesso é encarar essa fase comfirmeza, conhecer cada etapa do que quer que seja e ser paciente em relação aos lapsos, porque eles são inevitáveis. A observação criteriosa do feedback oferecido é a chave para ir adiante.


    Nível 04: Competência Inconsciente: Este é o objetivo de toda aprendizagem.Você internalizou o aprendizado e apropriou-se dele. Adaptou os protocolos, os roteiros e as orientações ao seu próprio estilo peculiar. Você pode e realmente experimenta. Criou a sua própria versão do que quer que tenha sido ensinado e sente certo prazer nisso.


    Nível 05: Competência Refletida: Você tem consciência que a sua competência corre o risco de ficar desatualizada. Está consciente do perigo onipresente da complacência. Elemento fundamental para manter a sua habilidade atualizada e relevante. Este é o motivo pelo qual a Formação Profissional Contínua é um requisito essencial na maior parte das profissões. [...] Você pode precisar refletir sobre como aplicar isto ao seu próprio desenvolvimento profissional como professor, bem como a alguma coisa em relação ao conteúdo que você apresenta aos
    seus alunos. (grifos da pesquisadora).

    Fonte : ROGERS, Jenny. Aprendizagem de Adultos: fundamentos para educação corporativa. 5ª.
    Edição. Porto Alegre: ARTMED, 2013.

  • São níveis de aprendizagem que começam com o total desconhecimento do aprendiz,sobre algum tema, até o reconhecimento da sua habilidade.A Escada de Competência tem 05 (cinco) níveis, segundo Rogers (2013, p. 28-31):

    Nível 01: Incompetência inconsciente: O aluno não faz a menor ideia daquilo que não sabe e pode negar que precise aprendê-lo [...] pode acreditar que já tem toda habilidade e o conhecimento que precisa, sem perceber que se desatualizou.

    Nível 02: Incompetência consciente: O aluno já se defrontou com sua falta de habilidade. [...] A tarefa da aprendizagem parece ser gigantesca que jamais será capaz de escalar. Nesta etapa o papel é renovar a confiança e lembrar as pessoas queé melhor saber o que você não sabe do que viver na abominável ignorância do nível 01.

    Nível 03: Competência Consciente: A chave do sucesso é encarar essa fase com firmeza, conhecer cada etapa do que quer que seja e ser paciente em relação aos lapsos, porque eles são inevitáveis. A observação criteriosa do feedback oferecido é a chave para ir adiante.

    Quando o aprendiz diz: "Se eu experimentar fazer isso, os meus colegas vão dizer: ela andou fazendo curso”. 

    Nível 04: Competência Inconsciente: Este é o objetivo de toda aprendizagem.Você internalizou o aprendizado e apropriou-se dele. Adaptou os protocolos, os roteiros e as orientações ao seu próprio estilo peculiar. Você pode e realmente experimenta. Criou a sua própria versão do que quer que tenha sido ensinado e sente certo prazer nisso.

    Nível 05: Competência Refletida: Você tem consciência que a sua competência corre o risco de ficar desatualizada. Está consciente do perigo onipresente da complacência. Elemento fundamental para manter a sua habilidade atualizada e relevante. Este é o motivo pelo qual a Formação Profissional Contínua é um requisito essencial na maior parte das profissões. [...] Você pode precisar refletir sobre como aplicar isto ao seu próprio desenvolvimento profissional como professor, bem como a alguma coisa em relação ao conteúdo que você apresenta aos seus alunos. (grifos da pesquisadora).

    Fonte : ROGERS, Jenny. Aprendizagem de Adultos: fundamentos para educação corporativa. 5ª.

    Edição. Porto Alegre: ARTMED, 2013.