-
Reação aguda ao estresse também conhecida como Choque psíquico, Estado de crise, Fadiga de combate
ou mais popularmente conhecido como "estado de choque" refere-se a uma
resposta não adaptativa a uma situação de risco de vida ou perigo de
entes queridos. É um transtorno transitório que ocorre após eventos de
extremo estresse físico e/ou psíquico e geralmente desaparece em algumas
horas ou em alguns dias.
A ocorrência e a gravidade de uma reação aguda ao estresse são influenciadas por fatores de vulnerabilidade individuais e pela capacidade do sujeito de enfrentamento.
Assim, a mesma catástrofe costuma ser muito mais graves para aqueles
que possuem menos habilidades físicas, experiência, maturidade,
conhecimentos técnicos adequados e preparação psicológica para lidar com
esta situação estressante.
-
CID - 10 - P.144
Deve haver uma conexão temporal imediata e clara entre o impacto de um estressor excepcional e o início dos sintomas; o início é usualmente dentro de poucos minutos, se não imediato.
FCC ainda tem vestígios da Fundação Copiou Colou, kkk
Alternativa correta D
-
Gabarito D
A- Transtorno de ansiedade constante:não existe esta nomenclatura nos manuais diagnósticos, mas pode se referir ao Transtorno de ansiedade generalizada para referir-se à ansiedade constante que está presente na TAG.
B-No Transtorno de Estresse pós-traumático os sintomas começam mais tardiamente.Os sintomas podem manifestar-se em qualquer faixa de idade e levar meses ou anos para aparecer.
C- No TAG não há uma relação direta a um estressor, que possa ser correlacionado(identificado), pois não depende do contexto e é desproporcional aos fatos.
D- Correta.
E-Não existe essa nomenclatura, o que existe é o Transtorno de Ajustamento, que seria um "subtipo" do transtorno de estresse pós-traumático para eventos de menor gravidade.
-
Deve haver uma conexão temporal imediata e clara entre o impacto de um estressor excepcional e o início dos sintomas; o início é usualmente dentro de poucos minutos, se não imediato. Essa diretriz diagnóstica que consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 se refere à reação aguda a estresse.
Cid 10- F43.1: Reação aguda ao Estresse