SóProvas


ID
153088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ainda com relação a características, funções, algoritmos e
componentes de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

O arranjo redundante de discos independentes RAID 0 (redundant array of independent disks 0) adota um modo de gravação de faixas consecutivas nos discos em alternância circular (round robin), o que permite leituras em paralelo.

Alternativas
Comentários
  •  O RAID 0 não possui nenhuma redundância de discos. Ele divide o arquivo em trilhas que são distristribuídas circularmente entre os discos disponíveis do RAID 0. Como consequência disso, ele permite a leitura em paralelo, dando maior agilidade na recuperação das informações. Porém o tempo de gravação é maior. 

  • Só um detalhe: no RAID-0 a escrita também é paralelizada, logo o tempo de escrita é menor (melhor).
  • Este RAID é conhecido como “Fracionamento”. Os dados contidos nele são divididos em pequenos segmentos e assim, distribuídos entre os discos. Neste RAID não há tolerância a falhas, pois não há redundância. Assim, caso haja alguma falha, pode sim, haver perda de informações. O RAID 0 é muito usado para melhorar a performance. Ele contribui para o aumento da velocidade na gravação e leitura de informações. Neste nível de RAID, os dados são gravados ao mesmo tempo (paralelismo).
  • Como pode esta questão ser correta? O RAID 0 não aceita redundância.
  • Marcelo,
    A questão não fala nada sobre ter ou não redundância. 
    A frase  "..arranjo redundante de discos independentes" é a tradução dada pelo CESP para a sigla RAID.
    " .....""