-
1) GC = peso específico in situ / peso específico max lab
2) O contrário
3) Correto, quanto maior a umidade maior o grau de compactaçao até um certo limite (umidade ótima)
4) Errado, se a camada é maior logo haverá mais solo para dissipar a energia logo a energia de compactaçao transmitida será menor diminuindo o efeito da compactaçao
-
A energia de compactação (E) é dada em função de:
E = f x [ (P x N) / (v x e) ]
Sendo (P) o peso próprio do equipamento (pressão estática); (N) o número de vezes de passadas do rolo; (v) a velocidade do rolo compactador e (e) a espessura da camada compactada.
1 º - VERDADEIRO – “A energia de compactação aplicada ao solo aumenta à medida que aumenta a quantidade de passadas do rolo compactador.”
2 º - FALSO – “A energia de compactação aumenta à medida que diminui a velocidade do rolo sobre o solo.”
3 º - VERDADEIRO – Quanto maior a umidade maior o grau de compactação até um certo limite (umidade ótima)
4 º - FALSO – A espessura da camada compactada é inversamente proporcional à energia de compactação. Logo, o aumento da espessura da camada a ser compactada diminui a energia de compactação.
-
A assertiva 3 possui um daqueles problemas clássicos de interpretação de texto!
Quando o examinador diz: "...influencia diretamente...", se ele está querendo transmitir a ideia de que a umidade tem influência direta sobre o grau de compactação, ok, ela está correta!
Porém, analisando criteriosamente a frase, ela contém um erro, porque ao dizer que influencia diretamente, deixa-se de levar em consideração que após a umidade ótima, a influência da umidade na compactação passa a ser "indireta" (ou seja, ultrapassando a umidade ótima, ao se aumentar ainda mais a umidade do solo, ter-se-á um grau menor de compactação).