Gab. A
I. CORRETO - A escolha do método de arquivamento deve ser determinada pela natureza dos documentos e a estrutura da entidade, embora, de modo geral, qualquer sistema possa apresentar resultados satisfatórios se for adequadamente aplicado.
O Prof. Rodrigo O. Barbati - CERS, diz que Apesar de existirem várias formas de se organizar documentos, não é possível identificar determinado sistema como sendo o mais adequado, sem antes conhecer a documentação a ser tratada.
O melhor método de arquivamento dependerá exclusivamente das características dos documentos em questão.
Podendo a instituição adotar quantos métodos forem necessários para bem organizar seus documentos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
II. ERRADO - Em comparação aos demais, o método alfabético é o mais simples, rápido e barato, além de dificilmente gerar erros de arquivamento, mesmo quando o volume de documentos é grande.
Segundo Renato Valentini, o método de arquivamento alfabético é o mais simples e prático, desde que o elemento principal considerado seja o nome (arquivamento de nomes = onomástico). As fichas ou pastas são colocadas em ordem alfabética, seguindo as “regras de alfabetação”.
Vantagens: Agilidade na recuperação da informação, custo baixo, sistema direto e de fácil implantação.
Desvantagem: Erros mais constantes de arquivamento.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
III. ERRADO - Podem-se dividir os métodos de arquivamento em duas grandes classes, a dos alfabéticos e a dos numéricos; cada uma delas, por sua vez, dividi-se em diversas subclasses.
Podem-se dividir os métodos de arquivamento em dois grandes sistemas/classes ou grupos: direto e indireto.