- ID
- 1531792
- Banca
- VUNESP
- Órgão
- Prefeitura de Suzano - SP
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
          O Tribunal de Apelações do Estado de Nova York está  estudando um caso peculiar: o apelo pela libertação de um  chimpanzé. Tommy, o símio em questão, não sofre maus-tratos. Mas é obrigado a viver sozinho numa jaula.
          “O que tem isso de ilegal?" - perguntou a juíza responsável pelo caso, numa primeira audiência. Steve Wise,  o responsável pelo pedido de libertação, rebateu: “Manter  uma pessoa em confinamento solitário é contra a lei, sim",  ele disse à juíza.
           O tribunal não chegou ainda a um veredito. Caso a decisão seja favorável ao chimpanzé, será uma revolução: pela  primeira vez um animal será solto por ser considerado uma  “pessoa". Teremos estendido o conceito de “humanidade" a  outra espécie além do Homo sapiens.
           Faz mais sentido do que parece. Se você voltar 7 milhões  de anos no tempo e procurar bem, vai encontrar indivíduos  amacacados que são ancestrais tanto do Homo sapiens como  dos chimpanzés modernos. Ou seja: você e eles compartilham  um mesmo tatata(…)tataravô, que viveu há 70 séculos. Até  por isso, um humano é geneticamente mais próximo de um  chimpanzé que um chimpanzé é de um gorila. Jared Diamond,  um cientista multidisciplinar, resumiu tudo isso com uma frase  certeira: “Não é que eles sejam humanos. Nós é que somos  mais uma espécie de chimpanzé."
           Steve Wise, o advogado que move o pedido pela libertação do chimpanzé nova-iorquino, diz que, se ganhar o caso,  vai lutar para que a noção de direitos humanos seja aplicada a qualquer ser vivo com cérebro relativamente complexo  - gorilas, orangotangos, elefantes, golfinhos. A lógica é a  mesma.
                                                                                  (Superinteressante,novembro de 2014. Adaptado)
Considere o trecho – Caso a decisão seja favorável ao chimpanzé, será uma revolução: pela primeira vez um  animal será solto por ser considerado uma “pessoa”. – para responder às questões de números 05 e 06.
Eliminando-se os dois-pontos, o trecho assume versão  correta em: