SóProvas


ID
1533349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação ao orçamento público e à atuação do Estado, julgue o seguinte item.

Ao assumir a condição de produtor de determinados bens e serviços, dado o vulto e risco de certas iniciativas, o Estado reconhece que o fornecimento desses produtos deve levar em conta o estágio da distribuição de renda da população.

Alternativas
Comentários
  • Função alocativa do orçamento, que tem o propósito de fornecer bens e serviços que não são interessantes de serem fornecidos pela iniciativa privada, diferente da função distribuitiva que tem o proposito de distribuir renda à população com o propósito de reduzir desigualdades sociais...

  • Minha dúvida: deve levar em conta é diferente do conceito de Função Alocativa.  Eu entendi o item como correto. 

  • Minha dúvida: deve levar em conta é diferente do conceito de Função Alocativa.  Eu entendi o item como correto. 

  • Misturou função alocativa com distributiva, marquei errado de tão esquisita que ficou a questão.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Ao assumir a condição de produtor de determinados bens e serviços, dado o vulto e risco de certas iniciativas, o Estado reconhece que o fornecimento desses produtos deve levar em conta serem bens e serviços necessários e desejados pela sociedade, porém que não serão providos pela iniciativa privada. É a função alocativa.

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • Função alocativa: visa promover ajustamentos na alocação dos recursos de maneira que o Estado oferece determinados bens e serviços necessários e desejados pela sociedade em virtude do não provimento dos mesmos pela iniciativa privada.

  • Ao assumir a condição de produtor de determinados bens e serviços, dado o
    vulto e risco de certas iniciativas, o Estado reconhece que o fornecimento
    desses produtos deve levar em conta serem bens e serviços necessários e
    desejados pela sociedade, porém que não serão providos pela
    iniciativa privada. É a função alocativa.
    RespErrada
    Prof. Sérgio Mendes
     

  • Errada!

    Ao assumir a condição de produtor de determinados bens e serviços, dado o vulto e risco de certas iniciativas, o Estado reconhece que o fornecimento desses produtos deve levar em conta o estágio da distribuição de renda da população.

    Na questão em tela, ele misturou os conceitos de alocativa com distributiva. Veja bem, pois é na função distributiva que se deve considerar a renda da população, já que não faz sentido uma pessoa que tem a renda alta utilizar das políticas distributivas.

    Consegue perceber?

    A questão correta ficaria dessa forma: Ao assumir a condição de produtor de determinados bens e serviços, dado o vulto e risco de certas iniciativas, o Estado reconhece que o fornecimento desses produtos deve levar em conta a produção de bens e serviços necessários, que não são ofertados pela iniciativa privada.

  • Função alocativa 

  • O estado, ao por em prática o monopólio natural, não é visando evitar o aumento exagerado dos preços desses serviços? logo, leva em conta o estágio da distribuição de renda da população?

    Marquei certa, não entendi esta questão, se alguem puder esclarecer

  • Quando o estado se torna produtor de determinado bem, (função alocativa) diminuir desigualdades função redistributiva....

  • Quando o estado se torna produtor de determinado bem, (função alocativa) diminuir desigualdades função redistributiva....

  • Uma mistura de conceitos com as funções Alocativa e Distributiva.

  • Ao assumir a condição de produtor de determinados bens e serviços, dado o vulto e risco de certas iniciativas, o Estado reconhece que o fornecimento desses produtos deve levar em conta o estágio da distribuição de renda da população. Resposta: Errado.

    Pessoal, vamos tomar cuidado com os conceitos! O examinador aponta que o produtor deve observar a distribuição de renda (FUNÇÃO DISTRIBUTIVA), quando na verdade ele deve observar a FUNÇÃO ESTABILIZADORA.

    Função Alocativa: bens e serviços públicos são promovidos para correção de imperfeições no sistema de mercado.

    Função Distributiva: a redistribuição de rendas realiza-se através de transferências de impostos e subsídios com o fim de reduzir desigualdades.

    Função Estabilizadora: tem por objetivo manter um equilibrado nível de emprego, estabilidade dos preços, equilíbrio da balança de pagamentos e razoável crescimento econômico.

  • Basicamente, o que a questão está dizendo é: toda vez que o Estado exerce função alocativa, ele está fazendo isso porque a iniciativa privada desconsiderou preocupações com distribuição de renda ao ofertar o bem.

    Mas esse NÃO é o pressuposto da função alocativa. O pressuposto é: a iniciativa privada não tem interesse e/ou não tem capacidade para fornecer, em nível adequado, um bem necessário e demandado pela sociedade.

    Basta imaginar os serviços das companhias aéreas: são necessários e desejados pela sociedade, mas o Estado só terá uma companhia aérea estatal se ele entender que as companhias aéreas privadas não têm capacidade adequada para suprir essa demanda necessária.

    Inclusive, é totalmente possível que o serviço privado desconsidere mecanismos de distribuição de renda (ex.: as companhias aéreas poderiam cobrar mais caro de passageiros com maior renda para viabilizar tarifas menores para pessoas com menor renda) sem que o Estado decida exercer a função alocativa e criar uma companhia aérea estatal.