-
Letra (d)
Estabilidade do Pessoal - Um agente precisa de tempo para iniciar-se em uma nova função e chegar a desempenhá-la bem. Se ele for deslocado assim que sua iniciação acabar ou antes que ela termine, não terá tido tempo de prestar serviço apreciável e, se a mesma coisa se repetir indefinidamente, a função jamais será bem desempenhada.
Este princípio visa evitar um fator muito indesejável na administração de recursos humanos: a rotatividade, que é uma troca entre o número de pessoas admitidas e pessoas demitidas pela organização num determinado período de tempo. Este fator deve ser evitado pelas organizações, pois ele reflete um número elevado de demissões e admissões constantes que podem causar danos à imagem da empresa, pela perda de identidade humana e cultural. Além desta desvantagem, a alta rotatividade gera um custo elevadíssimo à organização, formado por custos de recrutamento e seleção, custo de integração, custo de desligamento, de perda na produção, entre outros.
-
Principios:
1. Divisão do Trabalho: As pessoas mais especializados, mais eficiente executar seu trabalho. Este princípio é muito claro na linha de montagem moderna.
2. Autoridade: Os gestores precisam de dar ordens para fazer as coisas. Enquanto a autoridade formal dá-lhes o direito de governar, os gestores nem sempre consegue a obediência, a menos que tenham autoridade pessoal (liderança).
3. Disciplina: Os membros de uma organização deve seguir as regras e convenções que governam a sociedade. Este será o resultado de uma boa liderança em todos os níveis, modalidades de equidade (tais acordos para premiar o desempenho superior) e as sanções por infrações, aplicadas de forma justa.
4. Unidade de Gestão: As operações que têm o mesmo objetivo deve ser abordada por um único gestor de usar um único plano.
5. Unidade de Controlo: Cada funcionário deve ser instruído sobre uma determinada operação, apenas uma pessoa.
6. Subordinação dos interesses individuais ao bem comum: No interesse de todos os funcionários da empresa não deve prevalecer sobre os interesses da organização como um todo.
7. Remuneração: Remuneração de trabalho deve ser justa para ambos os empregados e empregadores.
8. Centralidade: Fayol acreditava que os gerentes devem manter a responsabilidade final, mas eles também precisam de dar autoridade a seus subordinados que eles possam realizar seu trabalho adequadamente. O problema é encontrar o melhor grau de centralização em cada caso.
9. Hierarquia: O online e autoridade em uma organização hoje geralmente representadas por caixas e linhas e linhas de uma organização está acontecendo na ordem de classificação da gestão de topo para os níveis inferiores da empresa.
10. Ordem: Os materiais e as pessoas devem estar no lugar certo na hora certa. Em particular, cada um deve assumir o cargo ou a posição adequada para ele.
11. Equidade: Os gestores devem ser amigável e justo com seus subordinados.
12. Estabilidade: A alta taxa de rotatividade de pessoal não é adequado para o funcionamento eficiente de uma organização.
13. Iniciativa: os subordinados devem ter liberdade para planejar e executar seus planos, mesmo se às vezes comete erros.
14. Espírito: Promover o espírito de equipa vai dar à organização um senso de unidade. Recomendado por exemplo, o uso da comunicação verbal e não comunicação formal por escrito, sempre que possível.
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/14-principios-de-gestao-de-fayol/84919/
-
Henry Fayol estabeleceu os 14 Princípios da Administração, são eles:
1° Divisão do Trabalho: Consiste em dividir o trabalho em tarefas especializadas, destinando-se responsabilidade a individuos específicos.
2° Delegação de Autoridade
3° Disciplina: é necessário tornar as expectativas claras e punir violações
4° Unidade de Comando: Cada subordinado deve se reportar a apenas um superior
5° Unidade de Direção: os esforços organizacionais dos funcionários devem se concentrar em atingir determinados objetivos
6° Interesse geral deve predominar sobre o interesse individual
7° Remuneração: a remuneração deve ser justa, na medida do possível a funcionário e empresa.
8° Centralização: A responsabilidade na tomada de decisão aos gerentes e diretores.
9° Hierarquia: é a cadeia de comando e autoridade
10° Ordem: cada recurso em seu lugar, cada lugar para seu recurso
11° Equidade: Regras organizacionais razoáveis que possam ser aplicadas de forma consistente aos empregados
12° Estabilidade e manutenção do pessoal: Pessoal bem qualificado é fundamental para o sucesso da organização
13° Iniciativa: é importante auxiliar os empregados a terem iniciativa e auxiliarem a direção
14° Espirito de equipe: manter boas relações entre o time
-
LETRA D
-
Gabarito D - Princípio da Estabilidade do Pessoal - A rotatividade do pessoal (giro de funcionários ou turn over) é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa ficar no cargo, melhor será a satisfação dos empregados com a empresa e melhor para manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento.
Bons estudos!